Ata da reunião ampliada da Ⅵ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC
Pyongyang, 1º de janeiro (ACNC) — Graças à orientação do Partido do Trabalho da Coreia que apresenta em cada período e etapa a científica rota de avanço e a correta estratégia de implementação e conduz energicamente seu cumprimento cabal e perfeito, são garantidos a ascensão e desenvolvimento da sagrada revolução coreana que iniciou e avança com a missão mais justa e ideal ambicioso.
Sob a bandeira combativa do invencível PTC, os militantes desta organização, os trabalhadores e os oficiais e soldados do Exército Popular resistiram honrosamente a todos os desafios e ameaças inauditas do ano 2022 fazendo uso do espírito inabalável e luta perseverante característicos do grande povo coreano.
Agora recordam com grande orgulho aqueles dias em que superaram tenaz e engenhosamente a situação mais difícil na trajetória para o desenvolvimento integral da construção socialista.
Mediante a luta heroica para defender a justeza de sua causa e sua dignidade e honra, o Partido e povo coreanos demonstraram em 2022, cheio de provas, o poder e o espírito da Coreia e a firmeza da revolução coreana.
No curso de dar um avanço evidente e significativo, redobraram a confiança na própria força, buscaram com maior acerto os elos centrais de mudança e desenharam melhor a rota de desenvolvimento integral.
Sob a situação atual em que se aspira a novo avanço e salto passando com êxito as dificuldades perigosíssimas e prementes que decidiam a existência ou a ruína do Estado, a revolução coreana enfrenta ainda os obstáculos que não se pode esquivar nem contornar mas serão vencidos apenas com a luta unida, tenaz e valente do povo coreano que conta com a guia acertada e provada do PTC.
Teve lugar do dia 26 a 31 de dezembro de 111 da era Juche (2022) a reunião ampliada da Ⅵ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC na sede desta instância partidária, Estado-Maior da revolução, com o objetivo de determinar e expor o dinâmico e científico rumo político para conduzir o socialismo ao estilo coreano a nova mudança e desenvolvimento ao implementar cabalmente as ideias da independência, autossustento e autodefesa que constituem a orientação invariável da revolução coreana.
O Secretário-Geral do PTC, Kim Jong Un, participou da ocasião.
Quando ele saiu à tribuna, estrondosas vivas irromperam da audiência, onde os participantes renderam a máxima glória ao estimado camarada Kim Jong Un, grande líder do PTC e da revolução coreana e bandeira de todas as honras e vitórias do Estado e povo que conduz seguramente a causa socialista ao desenvolvimento integral tomando o timão da revolução do Juche e propiciando a era de esplendor do fortalecimento de todo o Partido com sua convicção independente e extraordinária liderança.
Estiveram presentes na reunião os membros do Presidium do Bureau Político do CC do PTC, os membros e outros suplentes do BP do CC do PTC e os integrantes e outros suplentes do CC do PTC.
Participaram na qualidade de observador os funcionários dos departamentos do CC do PTC e os quadros responsáveis dos Ministérios, órgãos centrais, instituições diretivas de nível de província, cidade e condado e das fábricas e empresas importantes.
A presidência foi composta com os membros do BP do CC do Partido.
O BP encarregou o estimado camarada Kim Jong Un de presidir a reunião.
Após a celebração do Ⅷ Congresso, o PTC impulsionou de maneira mais enérgica e ampla a construção socialista elevando o ânimo de luta de todo o Partido e povo e resistindo às dificuldades e contratempos equivalentes a 10 anos de luta — avaliou e prosseguiu que nesse curso, ficaram comprovados os princípios e métodos de luta e o rumo de avanço com base na compreensão correta do caráter especial das circunstâncias internas e externas que cercam a revolução coreana, o que constitui a experiência mais valiosa.
Sublinhou que se baseando nas experiências, lições e avanço substancial obtidos na luta perseverante de 2022, a presente sessão plenária deverá ser uma oportunidade para esclarecer a via de novo salto e estabelecer a estratégia mais acertada e eficiente, de modo que se pavimente a via de desenvolvimento do Estado e se sintam mais confiantes e otimistas os habitantes.
Para esse fim, os membros do órgão de direção central do Partido terão que trabalhar com maior senso de responsabilidade e atividade — instruiu e declarou a abertura da sessão plenária.
Foram propostos os seguintes como pontos da agenda:
Sobre o balanço do estado de execução das principais políticas do Partido e do Estado para o ano 2022 e o plano de trabalho para 2023;
O tema da organização;
Sobre o estado de execução dos orçamentos estatais para 2022 e os mesmos para 2023;
Para intensificar a direção do Partido sobre as escolas revolucionárias;
Sobre a linha de 5 pontos da construção do Partido na nova era.
A reunião aprovou por unanimidade a agenda proposta.
O estimado camarada Kim Jong Un apresentou o relatório sobre o primeiro ponto.
Em primeiro lugar, ele avaliou os êxitos deste ano em que o Partido e o povo coreanos travaram juntos uma luta difícil e árdua e alcançaram um desenvolvimento contínuo e dinâmico.
O relatório fez referência aos sucessos e avanços consideráveis observados nas atividades do PTC e seu fortalecimento, e continuou:
Ao orientar o rumo geral das atividades do Partido ao cumprimento perfeito das resoluções das Ⅳ e Ⅴ sessões plenárias do Ⅷ período do CC do Partido, este guiou todo o Partido e povo ao avanço e desenvolvimento contínuos com sua liderança protagonista e hábil, apesar das mudanças bruscas e sérias da situação interna e externa. Além disso, tornou-se mais provada a sua liderança e se elevou ao plano muito alto a força unida das fileiras da revolução, ao manter seu estilo de liderança caracterizado pelo enfrentamento audaz e célere.
Foram postas em prática em todo o Partido as medidas substanciais para reforçar os elos chaves de aprofundamento do trabalho partidário e formulou-se a teoria de construção do Partido na nova época que garante o futuro eterno desta organização, fato que preparou a ferramenta poderosa para desenvolvê-la com vistas ao futuro.
No tempo mais apropriado e importante, foi cumprida a tarefa histórica de preparar a garantia eterna de segurança e deixar claro aos olhos do mundo a posição estratégica da RPDC, formulando oficialmente em uma lei a política das forças armadas nucleares da RPDC.
Este fato é uma manifestação da firme posição independente e da ideia de autodefesa do PTC e o evento mais transcendental que qualquer acontecimento político, tanto em vista de protagonizar a mudança da estrutura política mundial como à luz de situar na nova altura a órbita de desenvolvimento do Estado.
Mudanças drásticas foram produzidas na tarefa de aumentar o potencial defensivo e na luta contra o inimigo.
Através da luta tenaz pelo aumento do potencial defensivo, tornou-se mais segura a superioridade de nosso país e se prepararam a força militar sem rival, fato que deixa muito orgulhosos o PTC, o governo da RPDC e o povo coreano.
Cumpriu-se magnificamente o princípio fundamental do PTC sobre a defesa dos interesses estatais e a elevação do prestígio nacional, apesar da corrente da situação política internacional em vaivéns e brusca mudança, o que significou grande golpe à política de despotismo e arbitrariedades do imperialismo norte-americano e sobre a Coreia, segundo a intenção estratégica e decisão resoluta do PTC.
Sucessos notáveis foram alcançados na construção econômica e cultural.
Conquistas icônicas da luta de 2022 foram obtidas nas obras da área de Hwasong e Ryonpho e foram inaugurados os estabelecimentos importantes para o crescimento econômico e a melhoria da vida da população.
Deu um bom começo à luta por pôr em prática o novo programa da revolução rural, levantaram-se nas cidades e condados de todo o país as habitações exemplares que representam a nova era de desenvolvimento rural, produziu-se melhora na administração da economia, assim como se impulsionou energicamente a campanha para elevar a capacidade do Estado de enfrentamento a crises e o nível de civilização do país.
O ano de 2022 não foi de forma algum um tempo ocioso, mas um de avanço evidente — disse o Secretário-Geral e declarou que os êxitos seguros alcançados nos trabalhos gerais do Partido e do Estado são a vitória valiosa que só o grande povo coreano, que deu provas de seu espírito de autoconfiança e perseverança e criatividade resistindo firmemente às dificuldades extremadas, pode conquistar e a façanha a ser registrada para sempre nos anais da Pátria.
Em representação do CC do Partido, agradeceu cordialmente aos militantes do Partido e habitantes de todo o país que, ao defender e materializar resolutamente as políticas do Partido mediante a luta mais perseverante e valente da história, demonstraram a todo o mundo a honra, a dignidade e o prestígio do Estado e coroaram 2022 como o marco importante para forjar nova conjuntura da revolução coreana.
2023 será um marco importante no trajeto de desenvolvimento do socialismo coreano e da história da RPDC porque se cumprirão as tarefas do terceiro ano de significado chave para a execução do Plano Quinquenal apresentado pelo Ⅷ Congresso do Partido e se comemorarão o 70º aniversário da vitória na Guerra de Libertação da Pátria e o 75º da fundação da RPDC — apontou.
Ao ampliar e desenvolver a luta de todo o povo por abrir nova conjuntura de virada da construção socialista, há que preparar a garantia decisiva de cumprimento do Plano Quinquenal – eis o rumo geral do trabalho do ano novo — precisou.
É preciso mobilizar-se geralmente para alcançar as metas do próximo ano e cumprir as novas tarefas perspectivas redobrando o ânimo de luta deste ano, de modo que 2023 seja um ano de grande virada e mudança a ser registrado com letras maiúsculas na trajetória de desenvolvimento da RPDC — ressaltou.
Apresentou as tarefas chaves para assegurar o desenvolvimento estável da economia nacional e trazer mudanças reais na melhoria da vida populacional.
O ano de 2023, em que se apresentam as metas mais elevadas e ambiciosas tarefas orientadas a completar o Plano Quinquenal para o desenvolvimento da economia nacional, é o ano de grande passo adiante desta e de alcance dos objetivos chaves para o crescimento da produção, o cumprimento da estratégia de reajuste e reforço e o melhoramento de vida do povo — definiu e apresentou como tarefa central do trabalho econômico completar no principal o plano de reajuste e reforço, determinado pelo Congresso partidário, reativando a produção em todos os domínios e entidades.
Em todo o trajeto da construção socialista desde a fundação do Estado, travou-se uma enérgica luta para materializar cabalmente a ideia de autossustento, apresentada pelo Presidente Kim Il Sung, e erradicar o derrotismo e o misticismo técnico, porém estas tendências persistem em formas disfarçadas como mal crônico e endêmico em alguns funcionários do setor econômico — criticou duramente o Secretário-Geral.
A Sessão Plenária reconheceu que um golpe retumbante e forte foi infligido na ideia caduca de barganhar o princípio de se apoiar nas próprias forças sem abandonar ainda a postura de depender das tecnologias alheias e que é preciso continuar a luta para acabar com todos os resíduos ideológicos errôneos que obstruem o nosso trabalho usando como pretexto as circunstâncias objetivas.
O Secretário-Geral exortou de maneira encarecida e combativa os operários, cientistas e técnicos dos domínios chaves para o desenvolvimento exitoso da economia nacional a vencer com as próprias forças as dificuldades da revolução reproduzindo o espírito e a bandeira de luta das décadas de 1960 e 1970.
O relatório definiu os índices econômicos e as 12 metas importantes a serem alcançados no ano novo por distintos setores da economia nacional e detalhou os meios para o respeito e ressaltou a importância de projetar e dirigir as gestões econômicas dando enfoque a estender o cumprimento do plano do próximo ano ao da estratégia de desenvolvimento econômico de médio e longo alcance.
Tomando como primeira tarefa política a construção de moradias, que é uma revolução de mudanças seculares e trabalho mais querido pelo povo, deve ser impulsionada com maior ousadia a construção da capital no terceiro ano da obra de 50.000 moradias na cidade de Pyongyang com o objetivo de formar uma nova avenida para 3.700 núcleos familiares, ao paralelo da segunda etapa do projeto da zona de Hwasong, e colocado mais empenho na construção rural aproveitando as experiências acumuladas este ano.
Definiu o registro de mudanças substanciais na vida populacional como tarefa política que o PTC aprecia mais do que tudo e vai cumprindo com muito trabalho, e especificou as tarefas e meios a serem priorizados no setor agrícola.
Compete aos setores vinculados diretivamente com a vida populacional, inclusive a indústria leve e a local, serviços públicos, pescaria e urbanismo, buscar e implementar incondicionalmente um sistema e método de trabalho realista e racional para que os benefícios das políticas do Partido e do Estado cheguem a todos os habitantes.
É preciso compreender bem a importância das ciências e tecnologias, que desempenham o papel de locomotiva no desenvolvimento da economia nacional e na melhoria da vida populacional, e manter firmemente o princípio do Partido de apreciá-las e priorizá-las.
Indicou-se no relatório o rumo de inovação para situar na nova etapa elevada o nível técnico-científico do país.
O relatório tratou dos princípios e meios para ampliar os sucessos e experiências alcançados durante a luta de 2022 na educação, na saúde pública e em outros domínios da construção da cultura socialista e superar os desvios.
O Secretário-Geral insistiu em organizar com dinamismo e conduzir bem os movimentos patrióticos socialistas, ou seja, os massivos de caráter revolucionário, que servem de poderosa força motriz para o desenvolvimento e prosperidade do Estado.
Devemos levar adiante a revolução com o grande poderio da fidelidade e do patriotismo prestando atenção primordial a manter com firmeza e continuar tal tradição típica da revolução coreana e do Estado — disse e esclareceu os problemas de princípio para dinamizar os movimentos patrióticos massivos de fidelidade nas organizações partidárias e nas entidades de massas.
Com base na análise sobre a situação atual das relações entre ambas as partes coreanas e dos desafios externos que ameaçam gravemente a paz e a segurança da região, o relatório expôs a importante decisão política de aumentar a capacidade de autodefesa nacional.
Ainda que estejam assustados e inquietos após receber um golpe demolidor ante o desenvolvimento vertiginoso da capacidade militar da RPDC e a promulgação da lei nuclear, a única do mundo, e ver a vontade dela de responder com total intransigência, os EUA e outras forças hostis recorrem à extremada campanha de isolamento e esmagamento anti-RPDC sem precedentes em sua brutalidade.
Em 2022, os EUA aumentaram ao máximo a pressão militar sobre a RPDC, implantando frequentemente com um caráter quase permanente no solo sul-coreano os meios de ataque nuclear de diferentes tipos e, ao mesmo tempo, estão empenhados em fabricar um novo bloco militar como a “OTAN asiática” sob o rótulo de “fortalecimento da aliança” fomentando a colaboração tripartite com o Japão e a Coreia do sul.
Entretanto, a Coreia do sul recorre freneticamente ao perigoso e imprudente aumento de gastos militares sob pretexto de fazer frente à suposta “ameaça” e desafiam com atitude conflituosa dando auge às ações militares de caráter hostil.
A situação exige duplicar os esforços para aumentar o poder militar esmagador, capaz de garantir a soberania, a segurança e os interesses fundamentais da RPDC frente ao movimento militar muito preocupante dos EUA e outras forças hostis que miram contra a RPDC.
Ao ressaltar a importância de potencializar as forças nucleares, o relatório esclareceu que estas tomam como sua primeira missão dissuadir a guerra e defender a paz e estabilidade, mas no caso de fracassar a intenção de dissuadir, cumprirão também a segunda que não é a defesa.
Foi apresentada a tarefa de desenvolver outro sistema de ICBM com a missão principal de desferir um rápido contra-ataque nuclear, de acordo com a estratégia de fortalecimento das forças nucleares do PTC e do governo da RPDC e sua intenção de defender firmemente a dignidade absoluta, soberania e direito à existência da RPDC.
A situação atual em que se tornaram indubitavelmente nosso inimigo os fantoches sul-coreanos que definiram a RPDC como “inimiga principal” e discutem abertamente sobre os “preparativos de guerra”, põe em relevo a importância e a necessidade da produção em massa de artefatos nucleares táticos e exige aumentar exponencialmente a quantidade de bombas atômicas do país, e foi proposta a estratégia inovadora de desenvolvimento das forças armadas nucleares e da defesa nacional para 2023, orientada principalmente para o aumento de tais bombas.
A Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial deve conduzir perfeitamente os preparativos para o lançamento do satélite de reconhecimento e o meio de seu transporte em estágio final e lançar no menor tempo possível o primeiro satélite militar da RPDC.
O relatório apresentou como tarefa importante o aumento do poderio político-ideológico e técnico-militar do Exército Popular, componente principal da capacidade de defesa nacional.
Atendo-se ao rumo da construção militar indicado no Ⅷ Congresso do Partido e outras importantes reuniões partidárias, há que fazer de 2023, em que se completarão o 70º aniversário da grande vitória na Guerra de Libertação da Pátria e o 60º da apresentação do slogan “Um contra 100”, o ano de aumento do poder ideológico e político das forças armadas da RPDC e o de virada nos preparativos de mobilização para a guerra e o aumento da capacidade de combate real.
O relatório avaliou altamente os esforços abnegados e méritos dos operários, cientistas e funcionários da indústria bélica, que cumpriram excelentemente com sua campanha produtiva e pesquisa científica supertensas as principais tarefas políticas da defesa nacional, apresentadas pelo Partido, e indicou as metas de desenvolvimento e fabricação de armamentos a serem alcançadas no ano novo.
Em seguida, listou as principais tarefas dos setores de trabalho com a Coreia do sul e o exterior, com base na análise do ambiente externo da revolução coreana.
Deu ênfase aos princípios a serem mantidos estritamente pelo PTC e o governo da RPDC no trabalho com o estrangeiro em prol da elevação do prestígio nacional e da defesa da soberania e interesses estatais e pela paz e segurança da região, posto que a estrutura das relações internacionais se converteu numa de “nova guerra fria” e se acelera a corrente de multipolarização.
Em particular, detalhou o rumo de resposta aos EUA e outros inimigos, consistente em passar à ação para tornar mais confiável e segura a nossa força física no princípio de responder à intransigência com a intransigência e alcançar a vitória no confronto frontal e advertiu aos países que procederam às manobras para ultrajar a sagrada dignidade e soberania de nosso Estado em adesão à estratégia de aliança dos EUA.
O Secretário-Geral mencionou no relatório os importantes problemas para consolidar o regime estatal e social do país e colocar em pleno jogo a sua superioridade e poderio.
Com a melhoria e fortalecimento do regime jurídico socialista, podemos manter a natureza de nosso regime como verdadeiro país popular onde a lei defende o povo e este a observa, executar corretamente as políticas partidárias e estatais, defender a pureza das fileiras revolucionárias e conseguir o desenvolvimento do socialismo ao estilo coreano — enfatizou.
No relatório estão indicados os princípios para reparar eficientemente o sistema de aparatos da administração estatal conforme o ambiente em mudança e desenvolvimento e o aprofundamento da construção socialista e renovar a atitude e maneira de trabalho dos funcionários.
Ensinou os pontos importantes, o rumo de melhoria e os princípios para manter e consolidar o estilo político típico do PTC e garantir substancialmente seu desenvolvimento perspectivo mediante o aumento da combatividade das organizações partidárias de todos os níveis e a melhoria radical do trabalho partidário e do com os quadros.
Há que registrar uma virada no trabalho de todas as organizações e funcionários partidários, em particular, no dos comitês partidários provinciais, Estado-Maior político das respectivas regiões, e seus secretários responsáveis — asseverou.
O Secretário-Geral concluiu o relatório de três dias exortando fervorosamente que os quadros diretivos encarregados dos trabalhos de diferentes domínios da revolução e do desenlace das políticas partidárias registrem uma melhoria decisiva no exercício de seus cargos para responder com grande fidelidade e serviço abnegado à confiança e esperança do Partido e do povo no tempo mais importante e responsável na história do fortalecimento da RPDC, de maneira que todo o mundo veja claramente como o PTC, responsável pelo destino da pátria e povo, supera as dificuldades e marcha rumo à maior vitória.
Todos os participantes expressaram com aplausos entusiasmados o unânime apoio ao relatório do Secretário-Geral que faz um balanço orgulhoso da luta de todo o povo em 2022 em que se alcançou um avanço notável com o espírito de perseverança, e elucidou a rota de avanço e os meios para conseguir saltos frente à mudança da situação da revolução.
O relatório apaixonado do Secretário-Geral, cheio da segurança da forja do futuro da construção socialista à maneira coreana e por conta própria, serve de imortal bandeira combativa que permite alcançar incessantemente o desenvolvimento e mudança substanciais orientados à prosperidade estatal com a luta audaciosa e cautelosa e com o poderio absoluto da unidade monolítica do Partido e povo.
Os participantes escutaram a proposta do premier Kim Tok Hun sobre as providências para melhorar a economia nacional e outros assuntos estatais em seu conjunto e houve intervenções e outros escritos dos quadros diretivos de vários setores.
Realizaram-se durante dois dias as reuniões de estudo e consulta por comissões para traçar de maneira científica e detalhada o plano de execução estrita e correta das enormes tarefas de luta do ano novo, em virtude da ideia e espírito do relatório programático do Secretário-Geral.
Os quadros do Partido e governo dirigiram as reuniões de estudo e consulta.
O Bureau Político finalmente deliberou as opiniões sintetizadas sobre o projeto de resolução, examinou o estado de consideração do de orçamentos estatais para o ano novo e discutiu a questão de tomar as medidas importantes para o desenvolvimento dos principais setores da economia nacional.
A sessão plenária aprovou por unanimidade a resolução sobre o primeiro ponto da agenda.
Em seguida, abordou o tema da organização como segundo ponto.
Membros e outros suplentes do Comitê Central do PTC foram destituídos e eleitos.
Os membros suplentes do CC do Partido, Jon Sung Guk, Kim Tu Il, Song Yong Gon e Pak Song Chol foram eleitos suplementarmente como membros plenos; e foram eleitos diretamente como membros plenos Pang Tu Sop, Choe Chol Ung, Pak Myong Son, Ri Yong Sik, Paek Song Guk, Kim Yong Su, Kim Yong Hwan, Ri Ho Rim, Ho Chol Yong, Yu Jin, Sin Ki Chol, Kim Sang Gon e Ri Hye Jong.
Foram eleitos como membros suplentes do CC do Partido Kim Yong Sik, Thae Hyong Chol, Kim Chang Sok, Jo Sok Chol, Jong Yong Nam, Ri Song Bom, Kim Phyong Hyon, Won Kyong Mo, Sin Song Guk, An Sung Hak, Ho Chol Ho, Song Myong Hun, Pae Song Guk, Kim Kum Chol, O Chol Su, Choe Son Il, Kim Son Guk, Jang Se Il, Ri Kyong Il, Jon In Chol, Kim Tu Hong, Pak In Gi, Yu Chol U, Kim Song Chol, Choe Tu Yong e Ryang Kil Song.
Membros e suplentes do Bureau Político do CC do PTC foram substituidos.
Pak Su Il foi eleito como membro do Bureau Político do Partido CC e Ju Chang Il, Ri Hi Yong, Kim Su Gil, Kim Sang Gon e Kang Sun Nam – como membros suplentes do Bureau Político do CC do Partido.
Pak Jong Chon foi destituído dos cargos de secretário do Comitê Central e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido e estes foram assumidos por Ri Yong Gil.
Kim Sang Gon foi eleito ao cargo de vice-presidente da Comissão Revisora Central do Partido.
Chefes e o primeiro subchefe de departamento do CC do PTC foram eleitos.
O Il Jong, Kim Sang Gon, Kim Yong Su e Ri Hye Jong se tornaram chefes de departamento do CC do Partido e Kim Yong Sik – primeiro subchefe de departamento.
Kim Su Gil, Pak Thae Dok e Paek Song Guk foram eleitos secretários responsáveis dos comitês partidários na cidade de Pyongyang, na província de Hwanghae do Sul e na de Kangwon, respectivamente.
Quadros dos órgãos governamentais foram substituidos.
Kim Chol Ha assumiu o cargo de Ministro da Indústria Química; Kim Chang Sok – o de Ministro da Indústria Leve; Jo Sok Chol – o de presidente do Controle de Qualidade; e Ri Yong Sik – o de chefe da Direção Política do Conselho de Ministros e secretário responsável por seu comitê partidário.
Comandantes das instituições das forças armadas foram depostos e nomeados.
Pak Su Il, Kang Sun Nam e Ri Thae Sop tornaram-se o chefe do Estado-Maior-Geral do Exército Popular da Coreia, o Ministro da Defesa Nacional da RPDC e o Ministro da Segurança Pública, respectivamente.
No debate do segundo item da agenda, a sessão plenária finalmente deliberou sobre o estado de execução dos orçamentos estatais para 2021 e o projeto de orçamentos estatais para 2022, considerados e apresentados pela equipe de deliberação dos orçamentos estatais, e aprovou apresentá-los ao Ⅵ período de sessões da ⅩⅣ Legislatura da Assembleia Popular Suprema.
Foi abordado o quarto ponto “Para intensificar a direção do Partido sobre as escolas revolucionárias” e foi adotada por unanimidade a resolução correspondente.
A reunião discutiu o quinto ponto “Sobre a linha de 5 pontos da construção do Partido na nova era”.
O Secretário-Geral apresentou o relatório sobre este assunto.
Para o PTC, que leva quase 80 anos no poder assumindo a importante missão de se responsabilizar pelo destino e futuro do povo coreano, é um assunto de capital importância preparar a diretiva efetiva para manter com firmeza seu caráter e temperamento revolucionários e aumentar extraordinariamente seu papel diretivo e vanguardista com a correta visão sobre a mudança da época e com a análise rigorosa da situação interna.
A ideia e teoria originais do Secretário-Geral em matéria da construção do Partido na nova época implicam a essência revolucionária, os conteúdos e as nobres experiências da construção organizativa, da ideológica e a de arte de comando, acumuladas historicamente, e apresenta e esclarece cientificamente todos os problemas prementes no trabalho partidário, razão pela qual ganharam o consentimento total dos funcionários e militantes partidários em poucos meses depois de sua apresentação.
Desenvolveu-se o trabalho para compor novamente o sistema teórico sobre a construção do Partido como a política, a organizativa, a ideológica, a de disciplinas e a de estilo de trabalho e enriquecer e ordenar seus conteúdos.
Sobretudo, no processo da campanha para abrir nova era de ouro do fortalecimento de todo o Partido, reajustou-se global e detalhadamente a combatividade das organizações partidárias em todos os níveis, elevaram-se a consciência política e o papel dos funcionários e militantes partidários e preparou-se, assim, o firme fundamento para aprofundar de maneira sustentável e estável a construção do Partido.
As organizações partidárias e milhões de militantes estão unidos no aspecto organizativo-ideológico e moral em torno do Comitê Central do Partido e se esforçam por estabelecer o ambiente político são e limpo e dezenas de milhões de habitantes confiam e apoiam absolutamente o Partido considerando-o como orientador invicto e grande mãe, o que se torna o firme fundamento de fortalecimento do Partido.
Apresenta-se como um problema oportuno e maduro determinar como linha do Partido a orientação de 5 pontos da construção do Partido da nova época, posto que esta reflete a nova demanda da revolução em desenvolvimento, confirma sua continuidade no processo histórico e comprova no científico e objetivo a possibilidade de sua execução.
Convencido de que o PTC poderá cumprir sempre com sua sagrada missão e responsabilidade assumidas perante o povo mantendo seu caráter e natureza se se determinar como a linha de construção do PTC a orientação de 5 pontos baseada na teoria da construção do Partido na nova época, o Secretário-Geral propôs educadamente perante a sessão plenária definir oficialmente essa orientação que sintetiza a vontade de todo o Partido como linha sua.
A resolução correspondente foi aprovada por unanimidade em meio a fortes aplausos.
O Secretário-Geral proferiu as palavras de encerramento.
Nossa luta não se limita a nos manter resistindo às dificuldades enfrentadas, mas resulta um grande empreendimento para a nova mudança e progresso e o desenvolvimento integral da construção socialista — disse ele.
No ano novo também — prosseguiu — nossa luta acompanhará muitas provações e dificuldades, mas devemos marchar vigorosamente rumo ao novo horizonte do desenvolvimento do Estado com a firme fé na nossa causa e a confiança em nossas próprias forças.
Afirmou que superarão os desafios e dificuldades não com sorte ou ajuda externa, mas com as próprias forças e acelerarão a marcha para a nova época de acordo com o projeto, decisão e cronograma próprios.
O Secretário-Geral declarou o encerramento do evento expressando a segurança de que as resoluções da ocasião serão bem implementadas e estendidas à mudança real graças ao alto partidarismo, disposição revolucionária e abnegação de todos os participantes para trazer o novo tempo de prosperidade no curso de desenvolvimento do Partido e da revolução.
Aclamações entusiásticas irromperam ao Secretário-Geral do digno PTC que, com sua extraordinária perspicácia ideológica, provada liderança e incansáveis esforços, indica o caminho de fortalecimento do Partido e da prosperidade estatal e conduz energicamente a luta para tanto.
Todos os participantes fizeram o juramento de fidelidade de apoiar invariavelmente o Comitê Central do Partido, redobrando a convicção e a vontade de superar com coragem as severas provações do futuro pelo grande Estado e povo.
A Ⅵ Sessão Plenária do Ⅷ Período do Comitê Central do PTC manifestou plenamente a liderança comprovada desta agrupação política que conduz com segurança a causa socialista ao estilo coreano e deu novo ânimo e coragem ao avanço vigoroso do Estado que marcha sem vacilação nem estagnação pelo caminho escolhido por si mesmo e ao ímpeto de luta indomável do povo coreano.
Este evento será registrada na história da sagrada revolução do Juche como oportunidade significativa que marcou um importante ponto de virada no trajeto vitorioso da revolução coreana.