Recomendação de Livros

No ocidente, a produção de obras literárias sobre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) mais conhecida como “Coreia do Norte” é esmagadoramente de cunho difamatório e propagandista anti-RPDC. Por esse mesmo motivo a maioria das obras que dizem se propor a traçar uma suposta realidade do povo norte-coreano não vão de fato fazê-lo, uma vez que os governos desses países fazem de tudo para esconder qualquer informação da RPDC afim de ser o único detentor da narrativa, assim o pouco que temos acesso no ocidente, são muitas vezes obras baseadas no material que veio de organizações internacionais financiadas pela NED e consequentemente pelo governo dos EUA, que tem claros interesses ideológicos / económicos / militares na península Coreana.

Por esses fatores acima, aspectos importantes para a construção do que conhecemos como a “Coreia do Norte” o Socialismo Coreano e a Sociedade norte-coreana, bem como as conquistas e realizações do Socialismo na Coreia são completamente ignorados ou manipulados.

Abaixo são algumas obras que recomendamos para se entender da Revolução, historia, cultura e etc.


Patriots, Traitors and Empires: The Story of Korea’s Struggle for Freedom

Editora: Baraka Books

Resumo: Patriots, Traitors and Empires é um relato da história moderna da Coreia, escrito do ponto de vista daqueles que lutaram para libertar seu país da dominação de impérios estrangeiros. Ele traça a história da luta da Coreia pela liberdade da oposição ao colonialismo japonês, começando em 1905, até os esforços atuais da Coréia do Norte para deter a ameaça de invasão pelos Estados Unidos ou qualquer outra pessoa por possuir armas nucleares. Os coreanos lutam uma guerra civil desde 1932, quando Kim Il Sung, fundador da República Popular Democrática da Coréia, junto com outros patriotas coreanos, lançou uma guerra de guerrilha contra a dominação colonial japonesa. Outros coreanos, traidores da causa da liberdade da Coréia, incluindo um futuro presidente sul-coreano, juntaram-se ao lado do Império do Japão, tornar-se oficial do exército japonês ou alistar-se na odiada força policial colonial. Desde o início do século 20, quando o Japão incorporou a Coréia ao seu império emergente, os coreanos têm lutado contra a dominação estrangeira, primeiro pelo Japão e depois pelos Estados Unidos. Patriots, Traitors and Empires, A História da Luta pela Liberdade da Coreia é um antídoto muito necessário para o clamor chauvinista espalhado por todos os lados sempre que a Coreia é discutida.


KFA BRASIL – PARTIDO DO TRABALHO DA COREIA: O Guia sempre vitorioso das massas

Editora: Ciências Revolucionárias

Resumo: O presente livro que apresentamos possibilitará conhecer a história de direção do Partido do Trabalho da Coreia (PTC) sobre o socialismo na República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e como este se desenvolveu e se fortaleceu nacionalmente, tendo a ideia Juche como sua guia reitora. O PTC atravessou e superou os grandes reveses da história. Estudar a história do PTC constitui grande importância para todos os comunistas, marxista-leninistas, que aspiram ao socialismo e à revolução, pois carrega aportes e experiências de inestimável valor para a nossa época. Conheça a história do Partido do Trabalho da Coreia através de uma sucinta e completa resenha histórica de suas principais reuniões e eventos e duas obras importantes do Dirigente Kim Jong Il sobre a formação, desenvolvimento e papel do partido na luta revolucionária.


SOBRE A IDEIA JUCHE

Editora: Nova Cultura

Resumo: A obra “Sobre a Ideia Juche” do revolucionário coreano Kim Jong Il, publicada originalmente em 1982 trata-se de um texto fundamental para a compreensão do grandioso processo revolucionário desenvolvido na Península Coreana sob a liderança do camarada Kim Il Sung. Nesta obra, Kim Jong Il demonstra como a Ideia Juche se desenvolveu, a partir dos princípios do marxismo-leninismo aplicado à realidade coreana, e como pode elevar-se a um novo patamar, como a ideologia dirigente da Revolução Coreana. A publicação conjunta do selo Edições Nova Cultura e do Centro de Estudos da Ideia Juche – Brasil visa dar mais uma contribuição para a compreensão da valorosa experiência da República Popular Democrática da Coreia, que segue até hoje levantando a bandeira do socialismo e da autodeterminação dos povos na luta anti-imperialista.


O SOCIALISMO É UMA CIÊNCIA

fd6f54_a137610fb2934763a3ffa5873bc63b30-mv2

Editora: Nova Cultura

Resumo: Esta compilação do Dirigente da Coreia Popular, Kim Jong Il, reúne importantes trabalhos sobre o socialismo e a experiência da Revolução Coreana. O artigo que dá nome ao volume é uma obra fundamental escrita quando da campanha imperialista que decretava arrogantemente o “fim do socialismo” após a queda da URSS. Neste e em outros trabalhos, o autor demonstra o caráter científico do socialismo, sua superioridade e a inevitabilidade de sua vitória, e reafirma os grandes avanços produzidos pelo processo revolucionário inspirados na ideia Juche. Complementam esta edição os trabalhos escritos no mesmo momento de disputa ideológica contra os detratores do socialismo: “A difamação do Socialismo não será tolerada”, “Lições históricas da construção do Socialismo e a linha geral do nosso Partido” e “Nosso Socialismo centrado nas massas populares é invencível”.


HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO COREANA

fd6f54_d5a47fffe4e240ef82ea6935ffd27130_mv2

Editora: Nova Cultura

Resumo: Trabalho organizado pelo NOVACULTURA.info com a fundamental colaboração do Centro de Estudos da Ideia Juche e o Centro de Estudos da Política Songun com a história da luta do povo coreano por sua libertação nacional e pelo socialismo. O livro conta diversos aspectos da trajetória revolucionária do povo da Coreia, desde a sua formação, passando pela resistência contra o imperialismo japonês e estadunidense, a formação da República Popular Democrática da Coreia e a construção do socialismo, a sistematização da ideia Juche e a Política Songun, com destaque para o papel de Kim Il Sung e Kim Jong Il, até chegar os dias de hoje, com Kim Jong Un. (154 páginas)


RPDC E O SOCIALISMO JUCHE

fd6f54_6b50a93aff764dd8b3746e1a8912dffe_mv2

Editora: Nova Cultura

Resumo: Mais uma coletânea selo sobre a Revolução Coreana, “RPDC e o Socialismo Juche” é uma coletânea de discursos do Grande Líder Kim Il Sung acerca do desenvolvimento da construção socialista do povo coreano no final da década de 70 e início da década de 80. “Aceleremos a construção socialista erguendo a bandeira da Ideia Juche”, “Consolidemos o poder popular” e “O poder da República é um genuíno Poder Popular e bandeira de unidade e coesão das massas populares” expõem pontos fundamentais do socialismo na Coreia Popular como as Três Revoluções, o Poder Popular e a Reunificação da Pátria. (102 páginas)



MEMÓRIAS – NO TRANSCURSO DO SÉCULO (8 VOLUMES AO TOTAL)

591049

Editora: Alfa Ômega

Resumo: «Memórias – No Transcurso do Século» é uma obra dividida em 8 volumes dos quais até agora 5 deles já foram traduzidos e lançados no Brasil. Trata-se da autobiografia do Presidente Kim Il Sung, líder da Coreia de 1945 a 1994. O relato de suas experiências pessoais acaba se fundindo com a própria história da Revolução Coreana, na qual ele foi o principal dirigente. A tradução para o português foi feita por Rosanita Campos, presidente da Associação da Amizade Brasil – Coreia e diversas vezes condecorada pela RPD da Coreia, inclusive por seu trabalho com essa obra. Os livros contém diversas fotografias de época e mapas, além de ricos e detalhados relatos do Presidente Kim Il Sung em diversos momentos históricos da Coreia, que vão desde o início da guerra de guerrilha contra os colonizadores japoneses até os momentos de sua governança.


MUNDO SOCIALISTA – COREIA POPULAR

fd6f54_4da478a61bfa45a09c2e707bfb5659b7

Editora: Nova Cultura

Resumo: O primeiro volume da revista Mundo Socialista, publicação da Edições Nova Cultura, iniciativa tão necessária para a desmistificação da realidade dos países socialistas, completamente distorcida pela propaganda reacionária dos monopólios de imprensa estrangeiros e domésticos, trata do talvez país socialista mais difamado atualmente: a República Popular Democrática da Coreia. Este volume trata de alguns aspectos essenciais da história de luta do povo coreano contra os agressores estrangeiros japoneses – a luta armada contra o imperialismo dirigida pelo Presidente Kim Il Sung, os grandes levantamentos de operários e camponeses no país inteiro, etc. Traz também em suas páginas alguns artigos dos grandes líderes da Revolução Coreana – o Presidente Kim Il Sung e o Dirigente Kim Jong Il -, importantes para a compreensão da ideologia da RPDC e do Partido do Trabalho da Coreia, partido dirigente da revolução coreana, a Ideia Juche.


A REVOLUÇÃO COREANA – O DESCONHECIDO SOCIALISMO ZUCHE

capa

Editora: Unesp

Resumo: A Coreia do Norte é comumente retratada no Ocidente de forma caricatural. Difunde-se a imagem de um regime fechado, à beira do colapso, irracional, que oprime um povo faminto enquanto investe fortunas em um projeto nuclear megalomaníaco. Perdem-se, nessas representações caricatas e eivadas de objetivos políticos, tanto o contato com a real configuração do regime norte-coreano, de impressionantes conquistas socioeconômicas, quanto as complexidades que caracterizaram todo o processo revolucionário e continuam a tensionar o sudeste asiático.


Algumas outras obras recomendadas:

KIM IL SUNG – Derrubemos o imperialismo

KIM JONG IL – Sobre alguns problemas referentes à base ideológica do socialismo

KIM JONG IL – Sobre a ideia Juche KIM JONG IL – Para fazer uma acertada analise e balanço histórico da ideologia revolucionária precedente da classe trabalhadora

KIM JONG IL – A linha revolucionária do Songun é uma grande linha de nossa época e a bandeira sempre vitoriosa da nossa revolução

KIM JONG UN – Culminemos brilhantemente a causa revolucionária do Juche enaltecendo o grande camarada Kim Jong Il como eterno Secretário-Geral do nosso Partido

KIM JONG UN – Sobre a construção socialista e a política interna e externa da República na etapa atual

Tem tambem este site da RPDC (Coreia do Norte) que você pode encontrar inumeros artigos e livros:

http://www.korean-books.com.kp/

Portal RPDC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *