Breve história do desenvolvimento aeroespacial da Coreia do norte
Pyongyang, 1º de abril (ACNC) — A Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial acolheu o 10º aniversário de sua fundação.
Esta instituição, fundada em 1º de abril de 102 da era Juche (2013), tem a missão de elaborar o programa de desenvolvimento espacial e dirigir e controlar de maneira unificada o seu cumprimento.
Exercendo dignamente o legítimo direito da RPDC ao desenvolvimento espacial na última década, conduziu a conquista do cosmos na primeira linha da construção de uma potência espacial e se fortaleceu como entidade prestigiosa que hoje representa o Estado neste domínio.
A ANDA é um produto da nobre fidelidade e do anseio e vontade patrióticos do estimado camarada Kim Jong Un de glorificar para sempre as proezas do Presidente Kim Il Sung e do Dirigente Kim Jong Il realizadas na construção de uma potência espacial e exaltar a todo o mundo a dignidade do país e da nação.
Não se pode pensar na orgulhosa história de desenvolvimento da ANDA sem a direção do Secretário-Geral do PTC, que realizou enormes esforços físicos e mentais para tornar realidade o sonho e a aspiração de converter nosso Estado em uma potência espacial.
Através dos lançamentos bem sucedidos de testes em 1998 e 2009, a RPDC ocupou dignamente a posição de país fabricador e lançador de satélite artificial da terra e, com base nas tecnologias e experiências acumuladas nesse processo, conseguiu colocar com sucesso na órbita o primeiro satélite de uso prático em 12 de dezembro de 2012.




Naquela época, tornou-se intensa em escala mundial a saída para o cosmos adquirindo diferentes estruturas.
Consciente das exigências da construção socialista e da corrente da época, o Secretário-Geral propôs instaurar um órgão competente do Estado para situar na nova etapa mais alta o desenvolvimento aeroespacial e conduziu sabiamente os afazeres para tal.
Em 1º de abril de 2013, foi promulgada a lei de desenvolvimento espacial da RPDC na Ⅶ sessão da ⅩⅡ legislatura da Assembleia Popular Suprema e aprovada a resolução sobre a fundação da ANDA.
Em seguida, o estimado camarada Kim Jong Un tomou a iniciativa de construir o Centro de Controle Geral de Satélites e escolheu pessoalmente seu local.
Sendo pessoalmente o responsável pela construção do centro, fez terminá-la em um curto prazo resolvendo todos os problemas pendentes.


Avaliando de muito importante a missão que a ANDA assume na implementação do projeto do PTC de construir uma potência espacial, apresentou o rumo e os para dar auge à pesquisa da ciência espacial e aos preparativos de lançamento de satélites.
Em janeiro de 2016, quando os cosmólogos preparavam o disparo do segundo satélite de uso prático, repetiu a visita ao Centro de Controle Geral de Satélites da ANDA.
Nessa ocasião, voltou a esclarecer o objetivo, significado e importância do lançamento de satélite instruindo que este não é um simples assunto científico e técnico, mas um trabalho muito importante e responsável que se realiza à vista do mundo inteiro pela dignidade do país e da nação.
Em 7 de fevereiro de 2016, ele foi ao campo de lançamento do satélite de observação da Terra “Kwangmyongsong-4” e levou-o ao sucesso completo dirigindo todo o processo.

No Ⅶ Congresso do PTC, apresentou a tarefa programática de fabricar e lançar muito mais satélites artificiais de uso prático, composto e cerne das tecnologias sofisticadas, ao desenvolver ainda mais a cosmologia.
Em particular, fez ativar o desenvolvimento de foguete transportador de satélite geoestacionário de novo tipo, ao apresentar o lançamento deste como uma meta imediata do desenvolvimento espacial.
Em setembro de 2016, dirigiu o primeiro teste estático da reação do motor de grande capacidade para o foguete transportador de satélite geoestacionário e reconheceu os méritos dos cientistas e técnicos que cumpriram em pouco tempo a tarefa atribuída pelo Partido.




Durante sua visita à ANDA em março de 2022, definiu o desenvolvimento do satélite de reconhecimento como tarefa revolucionária e assunto político e militar a que o Partido e o governo concedem maior prioridade e esclareceu os problemas pendentes em reforçar a base material e técnica do domínio de pesquisa espacial.
Assim, o Secretário-Geral esteve sempre junto com os exploradores do universo no árduo caminho de desenvolvimento e conquista do cosmos pelo estilo coreano.
Graças à sua orientação incansável e minuciosa, estabeleceu-se no país um ordenado sistema de direção e controle sobre o desenvolvimento espacial, marcharam com vistas ao futuro e de modo unificado todos os trabalhos vinculados com a exploração e uso do universo e logrou-se um avanço vertiginoso no desenho e na fabricação de satélites de uso prático e no desenvolvimento dos equipamentos de seu controle, etc.
Hoje em dia, a ANDA alcança grandes sucessos no projeto de tornar multipropósitos e muito eficientes os satélites artificiais e melhorar sua confiabilidade.
Além da solução de muitos problemas técnico-científicos surgidos no controle e na operação de satélites, está em andamento a bom ritmo o trabalho para introduzir as tecnologias de sua aplicação na construção econômica, na melhoria da vida populacional e no aumento do potencial defensivo do país.
Por outro lado, fomenta a confiança e cooperação internacionais no ramo observando as exigências dos tratados, convenções e acordos internacionais do cosmos.
Os funcionários e cosmólogos da ANDA procederam com grande fé e ânimo ao cumprimento das tarefas deste ano do novo plano quinquenal de desenvolvimento espacial do Estado.
Dão forte impulso aos preparativos para lançar e operar novos satélites de diferentes usos práticos com as forças e tecnologias próprias.
Também está em pleno andamento o projeto de aplicar em grande medida os sucessos da cosmologia já alcançados na agricultura, pescaria, observação meteorológica, vigilância de desastres naturais, prospecção de recursos e no desenvolvimento do sistema de comunicações pelo estilo coreano.