Coreia do NorteDesenvolvimentoDiplomaciaEconomiaEducaçãoExércitoRelações Intercoreanas

Ata da reunião ampliada da Ⅷ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC

Pyongyang, 19 de junho (ACNC) — Graças à direção e prática científicas e enérgicas do invencível Partido do Trabalho da Coreia, manifesta-se plenamente a todo o mundo o caráter invencível e perseverante de nossa causa e se aprofunda a luta de todo o povo para abrir nova era de ascensão da construção socialista.

Em tal circunstância, o Bureau Político do Comitê Central do PTC convocou uma sessão plenária para promover o alcance perfeito e substancial das metas ambiciosas para a prosperidade do Estado.

A reunião ampliada da Ⅷ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC teve lugar do dia 16 ao 18 de junho de 112 da era Juche (2023) na sede do CC do PTC, supremo Estado-Maior da revolução coreana, elevando o ímpeto combativo de todo o Partido e povo por consolidar com o avanço e salto contínuos as vitórias preciosas alcançadas superando com coragem todas as provas sob a orientação do grande CC do Partido e a dignidade e posição de nosso Estado.

A sessão plenária fez um balanço intermediário do Estado de cumprimento das importantes políticas deste ano para defender com firmeza os interesses e o ambiente de segurança do Estado segundo a meta de avanço e princípios estratégicos e táticos, apresentados pelas Ⅵ e Ⅶ Sessões Plenárias do Ⅷ Período do CC do PTC, e dar nova ascensão à conjuntura de desenvolvimento integral do socialismo ao estilo coreano e discutiu os importantes assuntos políticos a serem remediados sem falta e impulsionados ainda mais no trajeto de avanço do segundo semestre do ano.

Na ocasião estiveram presentes os membros do Presidium do BP do CC do PTC e os integrantes e outros suplentes do BP do CC do PTC e do CC do PTC e participaram na qualidade de observador os funcionários dos departamentos correspondentes do CC do PTC e do Conselho de Ministros, os presidentes dos comitês populares de província, cidade e condado e dos comitês provinciais da economia rural e os dirigentes dos Ministérios, órgãos centrais e fábricas e empresas importantes.

Participou da sessão plenária o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC.

Foi composta a presidência com os membros do BP do CC do PTC.

Foram propostos os seguintes como itens da pauta:

1º – Para impulsionar com mais vigor a luta pela implementação das principais políticas deste ano;
2º – Sobre as medidas transcendentais para desenvolver o trabalho docente;
3º – Para melhorar decisivamente o papel dos funcionários dos comitês populares de todos os níveis;
4º – Sobre os problemas pendentes na consolidação do poder popular;
5º – Sobre as medidas importantes para aprofundar a construção da disciplina partidária;
6º – A questão organizacional.

O encontro aprovou por unanimidade estes itens.

Debateu-se o primeiro item “para impulsionar com mais vigor a luta pela implementação das principais políticas deste ano”.

Os participantes ouviram o relatório.

O relatório fez um balanço dos notáveis êxitos alcançados pelo nosso Partido e povo na luta árdua e intensa da primeira metade do ano.

As aventuras militares e a ofensiva reacionária do imperialismo norte-americano e dos fantoches sul-coreanos, que se tornam mais imprudentes do que nunca, ameaçaram gravemente o ambiente de segurança e os interesses de desenvolvimento do Estado, dificultando seriamente o nosso avanço.

Apesar das desfavoráveis circunstâncias subjetivas e objetivas, nosso Partido e povo obtiveram êxitos estimulantes, progressivos e orgulhosos em todas as esferas como a construção partidária, a defesa dos interesses estatais, a construção econômica e a civilizacional superando as adversidades com a luta principal e enérgica sob a direção extraordinária e provada do estimado camarada Kim Jong Un.

O relatório se referiu à organização e orientação sensatas sobre a luta de todo o povo para alcançar êxitos substanciais no desenvolvimento da economia nacional e preparar a garantia decisiva de cumprimento do Plano Quinquenal.

Ao apresentar como assunto chave o auto-abastecimento alimentar mediante o incremento da produtividade agrícola do país, abriram-se as perspectivas transcendentais para o fornecimento de materiais agrícolas e a consolidação da base material e técnica do campo e tomaram-se em todos os aspectos as medidas para alcançar com êxito a meta de produção de grãos deste ano.

Em virtude das medidas importantes para levar adiante a indústria carbonífera, a mecânica, a silvicultura, o transporte ferroviário e outros domínios chaves da economia nacional e as outras decisivas para dar rigor à disciplina de planejamento da mesma, foram superadas consideravelmente as flutuações observadas no início do ano em distintos setores e se eleva visivelmente a taxa de aumento de produção em todos os domínios da construção econômica.

O relatório enumerou os sucessos alcançados na luta para conquistar as 12 metas importantes para o desenvolvimento da economia nacional.

Cumpriu-se no principal a meta de construção para a irrigação deste ano, apresentada pela Ⅶ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC.

Quando alcança todos os setores e entidades ao longo do país a onda do movimento patriótico socialista pelo aumento da produção de carvão, iniciado na mina de carvão da província de Phyong-an do Sul, marcham à frente com notável alta produtiva a indústria metalúrgica e a química, consideradas pilares gêmeos do desenvolvimento econômico, superando o plano elevado com mostras de tenacidade na superação de dificuldades e obstáculos.

No domínio de construção, foram inauguradas com sucesso as habitações para 10.000 núcleos familiares de primeira etapa da zona de Hwasong.

Completaram-se seguidamente a edificação adicional de 2.000 habitações e a obra do distrito residencial para 1.400 núcleos familiares na zona de Taephyong, além do levantamento contínuo de novos povoados rurais, o que inspira prazer e confiança aos habitantes de todo o país.

Atualmente, marcha a bom ritmo a construção de moradias para 10.000 núcleos familiares de segunda etapa na zona de Hwasong, nova avenida da zona de Sopho, a Fazenda Estufa de Kangdong e as moradias na zona de Komdok.

Na luta para implementar as resoluções das sessões plenárias do CC do PTC, todo o povo redobrou a convicção de que a direção desta organização é ciência e vitória e chegou a ter como ideia comum a vontade de abrir a via de prosperidade com as forças próprias fazendo uso de sua fidelidade e patriotismo. Este é um grande sucesso mais valioso do que qualquer tipo de crescimento econômico.

O relatório se referiu ao resultado de análise do BP do CC do PTC sobre uma série de defeitos e deficiências relatados na luta para implementar no primeiro semestre do ano a política econômica do Estado e os meios para corrigi-los.

O BP do CC do Partido deu ênfase às tarefas reais a serem cumpridas urgentemente para o desenvolvimento sustentável e perspectivo da agricultura.

O relatório analisou seriamente os defeitos de não ter estabelecido uma disciplina rigorosa de cumprimento incondicional do plano da economia nacional no trabalho econômico do primeiro semestre do ano, nem realizado substancialmente a consolidação da base independente da economia.

As altas metas de luta para este ano e a realidade de avanço para o desenvolvimento integral exigem aos principais setores industriais, pilares da economia nacional, que superem o desequilíbrio na produção, mantenham o nível de crescimento já alcançado e conduzam com a luta mais impetuosa o novo auge da economia em seu conjunto.

A intenção do BP do CC do PTC reside em acelerar a inauguração das obras de reajuste e reforço e as de remodelação que estão em curso em todos os setores, inclusive as indústrias chaves, e conseguir no segundo semestre os significativos e sucessivos êxitos de conclusão que potenciarão essencialmente a economia independente.

O BP do CC do Partido enfatizou que neste ano de maior volume de construção na história do país, os comandantes de construção de todos os níveis devem tomar as medidas de abastecimento de materiais de construção de acordo com o elevado ânimo de luta dos construtores e cumprir sem falta a agenda de obra assegurando perfeitamente a qualidade dos projetos e execução da obra e travando uma ofensiva tenaz.

Em particular, em cumprimento ao nobre propósito do CC do PTC que confiou à juventude a construção total da nova avenida da zona de Sopho nesta capital, todos os setores e entidades devem realizar com responsabilidade os trabalhos para estimular e ajudar no aspecto ideológico-espiritual e técnico-material para que o elevado entusiasmo patriótico dos jovens se estenda à criação de méritos e milagres fulminantes.

No relatório, o BP do CC do Partido fixou-se na execução das tarefas políticas a que o Partido atribui importância no tempo atual.

Acima de tudo, analisou e fez um balanço detalhado da implementação da nova política de criação de crianças, apresentada na Ⅲ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC.

No último biênio, as províncias, cidades e condados fizeram muitos esforços para aumentar a produção de leite e dispor dos equipamentos de produção de artigos e estabeleceram o sistema e disciplina ordenados para fornecer e alimentar diariamente os produtos lácteos a todas as crianças em idade de creche e jardim de infância. Esta é uma das mudanças mais notáveis ocorridas na vida do povo coreano no Ⅷ período do CC do PTC.
https://blog.portalrpdc.com/2022-ano-de-nobre-amor-as-geracoes-vindouras/

O BP do CC do Partido ressaltou a necessidade de balancear por unidades e conteúdos o estado de cumprimento da política partidária sobre a criação buscando corretamente os méritos e defeitos e tomar as providências substanciais para o incremento da produção de artigos lácteos e impulsionar constantemente o cumprimento delas.

No relatório foram abordados outros assuntos como impulsionar com vistas ao futuro e aspirações ao desenvolvimento a administração do território nacional e a proteção do ecossistema, aprofundar de maneira científica o trabalho para garantir no financeiro e monetário o desenvolvimento econômico e o melhoramento da vida populacional e que o Conselho de Ministros estabeleça o sistema de comando unificado e o ordenado de controle e informação sobre os assuntos econômicos, em conformidade com sua missão de comando da economia nacional.

O relatório apontou que a fim de abrir seguramente o caminho de prosperidade nacional com as forças próprias, todos os setores e domínios devem canalizar a maior parte de suas forças ao desenvolvimento das ciências e tecnologias tomando-o como estratégia chave.

O BP do CC do Partido apresentou os meios para preparar firmemente os cientistas e técnicos, exploradores e força principal do desenvolvimento técnico-científico do país, como os revolucionários e patrióticos e mobilizar e usar de maneira unificada e eficiente os talentos técnico-científicos, assim como os objetivos e tarefas importantes da época atual para o respeito.

O relatório afirmou que se apresenta como tarefa premente impulsionar com energia como assunto estatal a ampliação e desenvolvimento da indústria espacial.

O BP do CC do Partido propôs uma medida estrutural indispensável a submeter à consideração da Assembleia Popular Suprema, a partir do critério de que é preciso mobilizar todas as potencialidades das ciências e tecnologias espaciais do Estado para converter o país em uma potência espacial de classe mundial e pavimentar com vistas ao futuro o caminho da indústria espacial ao ampliar e incrementar constantemente os êxitos obtidos inicialmente neste ramo.

O BP do CC do Partido ressaltou a importante missão dos órgãos de segurança estatal e pública de garantir com seu trabalho em sentido legal a implementação das políticas do Partido e do governo e instou os setores correspondentes a dinamizar de uma maneira mais ousada e tática os trabalhos para defender resolutamente a unidade monolítica, poder irresistível de nosso Estado.

O relatório mencionou o resultado de análise e avaliação do BP do CC do Partido sobre a necessidade de canalizar hoje em dia maior força ao incremento da capacidade de autodefesa, de acordo com o mudado ambiente de segurança do Estado e de renovar sem parar os armamentos de que dispõem as forças armadas da RPDC.

O ambiente de segurança da Península Coreana, que se torna tão complexo e sério e que não pode ser reparado, exige que nosso Estado dê mais incentivo à renovação contínua da potencialidade militar e ao aumento do potencial de autodefesa.

As ações, que concretizaram em fatos exitosos as tarefas centrais para o fortalecimento da capacidade de defesa nacional, apresentadas pelo Congresso do Partido, segundo a solene declaração do PTC de responder às armas nucleares com as armas nucleares e ao confronto direto com o confronto direito, demonstraram a velocidade vertiginosa da construção de nossas forças armadas estratégicas e o grande poder técnico militar, que crescem cada dia mais, e expuseram os imperialistas norte-americanos e os fantoches sul-coreanos a uma insuperável crise de segurança.

O BP do CC do Partido fez um balanço rigoroso dos defeitos inevitáveis surgidos em alguns aspectos, depois de apreciar os êxitos encorajadores que permitiram às forças armadas estratégicas da RPDC conseguir um avanço reconhecido dentro e fora do país, tanto no alto potencial técnico militar como na velocidade de desenvolvimento de sistemas de armamento e desenvolvê-lo como poderoso ente material.

O erro mais grave é o fracasso de 31 de maio no lançamento do satélite de reconhecimento militar, importante projeto estratégico no ramo de desenvolvimento espacial.
https://blog.portalrpdc.com/acnc-informa-sobre-acidente-no-lancamento-do-satelite-de-reconhecimento-militar/

São importantes todas as 5 metas principais para o desenvolvimento da capacidade de defesa nacional, indicadas pelo Ⅷ Congresso do Partido. Entre elas, o desenvolvimento de satélites de reconhecimento militar reveste-se de grande importância tendo em vista as perspectivas de desenvolvimento das nossas forças armadas e a preparação perfeita para o combate.

Depois de criticar amargamente a irresponsabilidade dos funcionários encarregados dos preparativos de lançamento do satélite, o relatório atribuiu aos dirigentes e cientistas do ramo correspondente a tarefa combativa de melhorar a capacidade de reconhecimento e inteligência do Exército Popular e preparar o atalho de maior salto no setor de desenvolvimento espacial, ao disparar com êxito num futuro próximo o satélite de exploração militar, bem conscientes de sua missão importantíssima, com base na análise consequente das causas e lições do fracasso referido.

Todos os êxitos alcançados no setor de desenvolvimento dos sistemas de armamento de diferentes missões, incluídas as armas nucleares e mísseis, constituem um grande passo magnífico que se deu em um ponto chave para o fortalecimento do dissuasivo de guerra nuclear do país — afirmou o BP e acrescentou que o ramo de defesa nacional deve defender com firmeza a sagrada causa revolucionária do Juche com o aumento da produção de armas nucleares potentes, atendo-se como sempre ao rumo de desenvolvimento destes artefatos e a linha de aumento das forças nucleares apresentados pelo CC do Partido.

O relatório analisou e avaliou com seriedade o agravamento extremo do ambiente de segurança da Península Coreana, devido às ações imprudentes em busca de guerra das forças hostis que desprezam nossa paciência e advertência. E deu ênfase na prioridade de reagir com delicadeza e celeridade ao respeito no aspecto técnico-militar e no político-diplomático.

Ao reconhecer a necessidade de manter firmemente o princípio de ação vs. ação e colocar em prática imediatamente as contramedidas sempre esmagadoras e ofensivas diante da exacerbação intencional e aberta da tensão militar por parte dos inimigos, o BP aprovou por unanimidade os projetos concretos e os modos de reação a esse respeito.

Frente à situação político-militar internacional em brusca mudança, apresentou as tarefas importantes para desenvolver de maneira dinâmica e independente as atividades externas no princípio de defesa da soberania e interesses do Estado, inclusive o fomento da solidariedade com os Estados que se opõem à estratégia bandida de hegemonia mundial dos EUA.

O relatório se referiu aos assuntos indispensáveis para elevar consideravelmente a liderança e a combatividade do Partido segundo as enormes tarefas revolucionárias que nos incumbem hoje e as demandas prementes do ambiente subjetivo e objetivo.

O BP analisou e fez balanço dos êxitos alcançados no primeiro semestre no empenho por promover a consolidação qualitativa do Partido e elevar a combatividade e atividade das organizações partidárias, e os defeitos a serem corrigidos com pressa no trabalho do Partido.

Foram enumeradas novas medidas partidárias para garantir o saudável terreno político do Partido e seu desenvolvimento mediante uma campanha enérgica pela materialização da linha de 5 pontos para a construção do Partido na nova época, e assinalado o rumo do trabalho a que devem prestar maior atenção as sucursais do Partido de todos os níveis para o cumprimento das metas de luta deste ano e as tarefas estratégicas.

Manifestando a segurança de que a revolução coreana passará sem falta à nova conjuntura de desenvolvimento, graças ao crescente empenho de todo o Partido e povo, unidos como um só homem, apesar das piores dificuldades, o BP exortou todos os setores e entidades a que trabalhem com mais afã para alcançar com êxito as metas de luta deste ano e cumprir perfeitamente com coragem sua missão e responsabilidade importantes.

Todos os participantes expressaram com efusivos aplausos o apoio total ao relatório do BP do CC do Partido que indica as estratégias capazes de conduzir à órbita de ascensão segura a construção socialista ao estilo coreano segundo seu próprio cronograma.

As intervenções sobre o primeiro item da pauta estiveram a cargo do premier Kim Tok Hun e dos secretários do CC do PTC, Ri Il Hwan e Jon Hyon Chol.

Eles expressaram a decisão de impulsionar energicamente a implementação das resoluções partidárias, tendo sempre em mente a sua importante responsabilidade de encarregado dos assuntos relacionados diretamente com a dignidade e prestígio do Partido e do Estado no momento mais crucial e responsável na história de fortalecimento da RPDC.

E submeteram à consideração da Sessão Plenária os problemas a serem remediados para melhorar o desempenho das organizações partidárias e alcançar as 12 metas importantes para o desenvolvimento da economia nacional.

A Sessão Plenária discutiu o segundo item “Sobre as medidas transcendentais para desenvolver o trabalho docente”.

O secretário do CC do PTC, Pak Thae Song, informou o resultado da pesquisa feita pelo setor correspondente, em acato à orientação do Partido de renovar a estrutura da educação do país para poder dar um ensino avançado e melhorar os conteúdos e métodos didáticos de acordo com a tendência mundial de desenvolvimento deste ramo, e submeteu-o à deliberação da sessão plenária.

No debate sobre o terceiro ponto “Para melhorar decisivamente o papel dos funcionários dos comitês populares de todos os níveis”, o secretário do CC do PTC, Jo Yong Won, disse que o Partido deposita grande confiança e esperança nos presidentes dos comitês populares de província, cidade e condado, que desempenham o papel de motor de desenvolvimento de suas localidades e se responsabilizam pela vida populacional.

Na ocasião foi dada ênfase nos problemas de princípios para pôr em pleno jogo a iniciativa, a criatividade e a atividade dos presidentes dos comitês populares desde a firme posição e ponto de vista de se responsabilizar totalmente de suas localidades perante o Partido e o Estado.

E foram informados os dados de alguns presidentes de comitês populares que não trabalham devidamente, cativados pelo derrotismo.

No debate do quarto item “Sobre os problemas pendentes na consolidação do poder popular”, fez uso da palavra o presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, Choe Ryong Hae.

Ele destacou a importância de melhorar o método de eleição de deputados para fazer com que esses representantes do povo e autores das políticas do Estado manifestem plenamente sua elevada consciência política e capacidade criadora, conscientes de sua posição sagrada e responsável, que lhes foram concedidas pelo Estado e pelo povo.

Houve a explicação sobre o novo método eleitoral de deputados, estudado na direção de permitir às massas trabalhadoras exercer plenamente sua responsabilidade e direitos como autênticos donos do Estado e da sociedade, conforme o caráter popular de nosso poder estatal, e consolidar e desenvolver ainda mais o sistema eleitoral democrático, baseado no centralismo.

Choe submeteu à consideração da sessão plenária o projeto de estudo sobre o novo método eleitoral.

A reunião abordou o quinto item “Sobre as medidas importantes para aprofundar a construção da disciplina partidária”

O secretário de organização do CC do PTC, Jo Yong Won, mencionou que o estimado camarada Kim Jong Un apresentou a original ideia em matéria da construção partidária, segundo a qual o PTC deve tomar a implantação da disciplina como a tarefa e linha importante e primordial de sua construção e atividades para demonstrar sem reservas seu poderio como agrupamento revolucionário e combativo.

E enfatizou o significado e a importância do estabelecimento estrito da disciplina partidária no tempo atual em que avançam em direção ao grande objetivo de desenvolvimento e prosperidade gerais da construção socialista.

Informou sobre o estudo dos meios para o melhoramento do sistema estrutural e de trabalho do ramo de inspeção da disciplina, atendo-se à teoria de construção do Partido na nova época.

Foi submetida à deliberação o projeto de medidas de valor prático para garantir com uma disciplina férrea a direção única do CC do Partido e as amplas atividades políticas do PTC e reforçar os aparatos institucionais necessários para manter invariavelmente o puro estilo político da organização mediante a intensificação da construção de disciplina partidária na nova altura.

Realizaram-se as sessões de estudo e consulta por comissões para propor as medidas dinâmicas e detalhadas para o cumprimento cabal das tarefas de trabalho do segundo semestre de 2023 e recolher e examinar geralmente os problemas surgidos no debate da pauta.

Os quadros do Partido e do governo dirigiram essas reuniões em que se apresentaram as medidas construtivas, com base no estudo sincero e mobilizador das tarefas assinaladas nos projetos de resolução, e foram deliberados os planos cuja cientificidade e possibilidade de cumprimento foram examinadas com rigor.

O BP submeteu à aprovação da sessão plenária os projetos de resolução determinados definitivamente.

A reunião aprovou por unanimidade as resoluções correspondentes.

Como sexto item, a Sessão Plenária discutiu a questão organizacional.

Houve destituições e foram eleitos os seguintes:

Membros do CC do Partido: Choe Hui Thae, Kim Son Uk, Kim Yong Chol e Kim Yong Gyu;

Membros suplentes do CC do Partido: Hong Pyong Chol, O Yong Jae e Kim Pong Chol;

Membros do BP do CC do Partido: Kang Sun Nam e O Su Yong;

Membro suplente do BP do CC do Partido: Kim Yong Chol;

Secretário do CC do Partido eleito na reunião: O Su Yong;

Chefe de departamento do CC do Partido nomeado na ocasião: O Su Yong;

Membro da Comissão Revisora Central do Partido eleito de forma suplementar: Choe Kun Yong.

Na presente reunião ampliada discutiram-se seriamente e decidiram-se num ambiente marcado pela alta consciência política e entusiasmo dos participantes os importantes assuntos políticos de caráter detalhado, especializado e inovador.

A reunião concluiu seu trabalho com a convicção de que serão alcançadas perfeitamente as enormes metas de luta que incumbem este ano, graças à grande fidelidade de todo o povo ao Comitê Central do PTC, encabeçado pelo Secretário-Geral Kim Jong Un.

Todos os participantes juraram cumprir sua importante missão assumida para promover com maior escrupulosidade o desenvolvimento e prosperidade integrais travando uma luta tenaz com o poder da unidade monolítica e redobrando a confiança em si mesmos para que nosso nobre ideal e sagrada causa cheguem o mais rápido possível ao auge de sucesso e vitória.

A reunião ampliada da Ⅷ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC torna-se uma importante oportunidade política que manifestou uma vez mais o entusiasmo e o ímpeto de avanço de todo o Partido para aumentar por todos os meios seu poderio combativo apoiando com toda fidelidade a ideia e direção do Secretário-Geral e acelerar vigorosamente a marcha geral pelo cumprimento de ambiciosas metas de luta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *