Coreia do NorteDiplomacia

Ministra das Relações Exteriores Choe Son Hui se reúne com ministro Lavrov e Putin

Pyongyang, 17 de janeiro (ACNC) — Tiveram lugar no dia 16 as conversas entre a Ministra das Relações Exteriores e chefe da delegação governamental da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui, de visita oficial à Federação Russa, e seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

Na ocasião, participaram do lado coreano o vice-Ministro das Relações Exteriores Im Chon Il e outros membros da delegação coreana e o embaixador extraordinário e plenipotenciário coreano na Rússia, Sin Hong Chol, e, do lado russo, o vice-Ministro das Relações Exterior Andrei Ludenko, funcionários do Ministério das Relações Exteriores, bem como o embaixador extraordinário e plenipotenciário russo na Coreia, Alexandr Matsegora.

Na ocasião, discutiram-se em detalhes os problemas para desenvolver as relações de amizade Coreia-Rússia em etapa superior, com base nos acordos da histórica cúpula bilateral realizada em setembro de 2023, e para potencializar a cooperação estratégica e tática entre os órgãos de política externa dos dois países na promoção do intercâmbio e cooperação bilaterais em todas as esferas, como economia e cultura, neste ano em que se comemora o 75º aniversário da assinatura do acordo sobre a cooperação econômica e cultural Coreia-Rússia.

Ambas as partes chegaram a um consenso após trocarem opiniões profundas para intensificar a ação conjunta nos problemas de várias regiões e internacionais, inclusive a situação da Península Coreana e do Nordeste Asiático.

O diálogo ocorreu em um ambiente cordial e camaradesco.


No mesmo dia, a Ministra fez uma visita de cortesia ao Presidente russo, Vladimir Vladimirovich Putin.

O diálogo ocorreu em uma atmosfera amigável e agradável.

Estiveram presentes os membros da delegação governamental da RPDC, o embaixador extraordinário e plenipotenciário coreano na Rússia, o Ministro das Relações Exteriores russo, o assistente do presidente, Yuri Ushakov, e outros membros interessados.

Na ocasião, Choe transmitiu cortesmente a saudação cordial enviada pelo estimado camarada Kim Jong Un ao líder russo e este incumbiu-a de estender sua saudação de Ano Novo ao Presidente dos Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong Un.

O líder russo voltou a expressar profundo agradecimento pelo convite do Presidente dos Assuntos Estatais, Kim Jong Un, para visitar Pyongyang no momento que lhe convier, e afirmou sua vontade de visitar a RPDC num futuro próximo.

Ambas as partes discutiram o tema de continuar tomando medidas de ação para executar total e perfeitamente os acordos da histórica Cúpula bilateral realizada em setembro de 2023 e o de ativar a troca e cooperação bilaterais em todas as esferas este ano do 75º aniversário da assinatura do acordo sobre a cooperação econômica e cultural Coreia-Rússia com o objetivo de preparar novo período de florescimento da amizade bilateral.

Chegaram à identidade de critérios após trocar opiniões estratégicas profundas sobre os problemas de várias regiões, inclusive a Península Coreana e o Nordeste Asiático, e os internacionais e expressaram a forte vontade de potenciar a cooperação estratégica e tática na defesa dos interesses centrais de ambos os países e estabelecer nova ordem internacional multipolar que se baseia na independência e na justiça.

Reconheceram que os vínculos de amizade e cooperação entre a RPDC e a FR, Estados soberanos e independentes, servem de baluarte estratégico e locomotiva na defesa da paz e segurança internacionais e impulsionam a construção de um mundo multipolar. Além disso, alcançaram o consentimento e o acordo complacente na discussão de assuntos práticos para colocar as relações bilaterais em nova base legal de acordo com o rumo de desenvolvimento estratégico e ampliá-las em todos os aspectos.

A parte da RPDC apreciou altamente a missão e papel importantíssimos, que assume a poderosa FR na manutenção da estabilidade e equilíbrio estratégicos do mundo, e expressou a esperança de que no futuro também, a FR faça grande contribuição para a preservação da paz e segurança internacionais e ao estabelecimento de uma ordem internacional igualitária e imparcial, ao continuar mantendo sua política e linha independentes em todas as esferas.

A parte da FR expressou profundo agradecimento pelo apoio total e solidariedade da RPDC à posição do governo e povo russos sobre a operação militar especial na Ucrânia.

Ambas as partes expressaram séria preocupação pela influência negativa que dão à paz e estabilidade da região e do resto do mundo as provocações irresponsáveis e injustas dos EUA e seus aliados que ameaçam gravemente o ambiente de segurança da região da Península Coreana, em particular, os direitos soberanos e interesses de segurança da RPDC. Além disso, concordaram em controlar a situação regional em estrito apego ao espírito da Carta da ONU e outras leis internacionais e por meio da cooperação estreita e ação conjunta dos órgãos de política externa dos dois países.

A visita bem-sucedida da Ministra coreana à FR, realizada como parte da implementação prática dos acordos da histórica Cúpula bilateral de setembro de 2023, constitui um passo importante para impulsionar o desenvolvimento confiável das relações Coreia-Rússia de caráter estratégico e aspirante ao futuro.

O governo da RPDC dá cordial boas-vindas à visita do Presidente russo Putin e está pronto para acolher com toda sinceridade o amigo mais íntimo do povo coreano.

As tradicionais relações bilaterais, consolidadas em meio às dificuldades e provas da história, se desenvolverão incessantemente como as inquebrantáveis entre camaradas de armas e as estratégicas de eterna duração graças à amizade profunda e atenção especial do Presidente dos Assuntos Estatais da RPDC, Kim Jong Un, e do Presidente da FR, Vladimir Putin.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *