Exercício de disparo do ICBM Hwasongpho-17
Pyongyang, 17 de março (ACNC) — Torna-se mais instável do que nunca o ambiente de segurança da Península Coreana devido aos provocativos e agressivos exercícios bélicos de grande envergadura realizados imprudentemente pelos EUA e os traidores fantoches sul-coreanos contra a República Popular Democrática da Coreia.

















Em tal situação grave, a Comissão Militar Central do Partido do Trabalho da Coreia realizou, no dia 16 de março, o exercício de lançamento do ICBM tipo Hwasongpho-17.
Nesta oportunidade, foi demonstrada com maior clareza a vontade de ação do Partido e do Governo da RPDC de enviar advertência mais forte aos inimigos que agravam intencionalmente a tensão da Península Coreana recorrendo frequentemente às ameaças militares irresponsáveis e imprudentes e desprezando nossa séria advertência, dar a conhecer o perigo de choque armado que se torna uma realidade ameaçadora, e responder-lhes sempre com as medidas de ofensiva esmagadora.
O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente dos Assuntos Estatais da RPDC, dirigiu em campo o exercício de lançamento da unidade do ICBM.
Acompanharam-no os quadros principais do CC do PTC e os comandantes da Direção-Geral de mísseis.
O exercício de disparo foi realizado com o objetivo de confirmar a mobilidade rápida e normal do dissuasivo de guerra nuclear da RPDC e sua confiabilidade.
O ICBM tipo Hwasongpho-17, lançado do Aeroporto Internacional de Pyongyang, voou uma distância de 1000.2㎞ em 4.151 segundos alcançando a altitude máxima de 6.045㎞ e caiu nas águas abertas do Mar Leste da Coreia estabelecidas como alvo.
O lançamento não causou nenhuma influência negativa na segurança dos países vizinhos.
Através do exercício, foram confirmadas a prontidão de guerra da unidade do ICBM e a combatividade extraordinária das forças armadas estratégicas da RPDC e verificada com rigor sua confiabilidade.
Depois de assisti-lo, o Secretário-Geral disse com muito prazer que foram comprovados mais uma vez a segurança e a garantia dos sistemas operacionais das forças armadas estratégicas da RPDC cujo nível está se tornando cada vez mais alto.
São invariáveis nosso rumo e linha de ação frente ao ambiente perspectivo de segurança estatal e à ameaça dos inimigos — destacou e acrescentou que com o aumento irreversível do dissuasivo de guerra nuclear, deve que dar medo aos inimigos, há que frear a guerra real e garantir com firmeza a vida pacífica do povo coreano e a construção socialista.
Seguiremos mostrando aos EUA e à Coreia do sul o caráter imprudente de seus exercícios bélicos de grande envergadura que realizam com frequência na Península Coreana hostilizando abertamente a RPDC — afirmou.
E expôs a orientação de enfrentamento com os inimigos ao especificar que os fará compreender por si mesmos que quanto mais perdurarem e se ampliarem seus movimentos militares anti-RPDC, tanto mais grave se tornará o nível de ameaça irremediável para eles mesmos.
Fazendo recordar mais uma vez a declaração solene do Partido e do governo da RPDC de responder da mesma maneira à arma nuclear e ao confronto frontal, ressaltou a necessidade de manter com firmeza a disposição de reação rápida das forças armadas estratégicas para poder fazer frente a qualquer choque armado e guerra.
As forças estratégicas nucleares da RPDC farão todo o possível nos preparativos para cumprir a qualquer momento sua importante missão.