Coreia do NorteJustiçaPolítica

Constituição Socialista da RPDC

Pyongyang, 26 de dezembro (ACNC) — No primeiro período de sessões da Ⅴ Legislatura da Assembleia Popular Suprema, realizada em 27 de dezembro de 61 da era Juche (1972), foi adotada a Constituição Socialista da República Popular Democrática da Coreia, o que foi um evento transcendental para o fortalecimento do Estado e o cumprimento da causa revolucionária do Juche.

Na Constituição Socialista estão gravados os esforços abnegados dos grandes homens sem iguais que apresentaram a ideia jucheana em matéria da instituição de leis e dirigiram energicamente este trabalho.

O Presidente Kim Il Sung fez aprovar a Constituição da República na primeira sessão da APS, realizada em setembro de 1948, com base no “Programa de Dez Pontos da Associação para a Restauração da Pátria”, elaborado no período da luta revolucionária anti-japonesa, e nos êxitos e experiências da construção do Estado alcançados no Norte da Coreia após a libertação da pátria.

Na década de 1970, quando a elaboração de uma nova Constituição se apresentava como tarefa iminente da época para a consolidação e desenvolvimento do regime socialista, dedicou-se inteiramente à instituição de uma nova carta magna ao estilo coreano.

Prestou profunda atenção aos princípios e conteúdos de cada cláusula e parágrafo.

Graças à sua enérgica orientação, foi adotada a Constituição Socialista revolucionária e popular.

Após o falecimento do Presidente, Pai da nação coreana, o Dirigente Kim Jong Il escreveu pessoalmente o rascunho de prefácio da Constituição afirmando que a RPDC é o Estado do Presidente Kim Il Sung, impensável à margem de seu nome.

Graças à nobre obrigação moral do Dirigente, que exaltou o grande Líder como o eterno Presidente da RPDC, foi adotada a Constituição Kim Il Sung no primeiro período de sessões da Ⅹ Legislatura da APS, realizada em setembro de 1998.

Com este evento, a RPDC pôde exaltar a todo o mundo a sua dignidade como Estado socialista do Juche que incorpora a ideia e as façanhas do Presidente em todas as esferas da revolução e da construção.

Sob a incansável orientação do estimado camarada Kim Jong Un, que tem nobre fidelidade e obrigação moral, foi promulgada a nova Constituição Kim Il SungKim Jong Il como a da eternidade do líder e carta política do Juche, no Ⅴ período de sessões da ⅩⅡ Legislatura da APS, convocada no novo século Juche.

Deixe um comentário