𝐊𝐢𝐦 𝐉𝐨𝐧𝐠 𝐔𝐧 se reúne com Putin no Cosmódromo Vostochny
Acontecimento de grande relevância que prepara novo marco de desenvolvimento dos vínculos Coreia-Rússia
Encontro histórico do estimado camarada 𝐊𝐢𝐦 𝐉𝐨𝐧𝐠 𝐔𝐧 com o Presidente russo Putin no Cosmódromo Vostochny
Pyongyang, 14 de setembro (ACNC) – O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente dos Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, teve, no dia 13, um encontro histórico com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Vladimirovich Putin, no Cosmódromo Vostochny, localizado na região de Amur do Extremo Oriente.
A tradicional amizade entre a RPDC e a FR, consolidada de geração em geração e século após século passando pelas provas da história, desenvolve-se ainda mais como vínculos inquebrantáveis de camaradas de armas e os estratégicos de eterna duração graças à amizade íntima e especial entre os dignitários de ambos os países.
Estava imerso em um ambiente de cordial boas-vindas o Cosmódromo Vostochny ao estimado camarada Kim Jong Un, que realiza uma visita oficial e de amizade à FR para ampliar e desenvolver novamente as relações de amizade e cooperação entre a Coreia e a Rússia que ostentam sua magnífica história e tradição.
Às 13 horas locais, chegou ao local o seu trem.
Quando saiu, foi recebido com máximo respeito pela guarda de honra das forças terrestres, navais e aéreas da FR.
Ele trocou cumprimentos com o Ministro de Recursos Naturais e Ecologia, Alexandr Kozlov, e outros quadros russos de recepção e se dirigiu ao local de entrevista com o camarada Putin.
Ele foi acompanhado pela Ministra das Relações Exteriores da RPDC, Choe Son Hui, os marechais do Exército Popular da Coreia, Ri Byong Chol e Pak Jong Chon, o Ministro da Defesa Nacional da RPDC, Kang Sun Nam, os secretários do Comitê Central do PTC, O Su Yong e Pak Thae Song, e outros quadros do Partido, do governo e do círculo militar e os membros da comitiva.
Tremulavam diante do edifício do complexo de montagem e teste do foguete transportador onde se realizará a cúpula bilateral as bandeiras nacionais da RPDC e da FR.
Quando chegou o estimado camarada Kim Jong Un, ele foi recebido cordialmente pelo Presidente da FR, Vladimir Vladimirovich Putin.
Ambos os dignitários se encontraram com muito prazer trocando saudações carinhosas.
O Presidente Putin deu cordial boas-vindas ao estimado camarada Kim Jong Un por sua nova visita à FR em um período significativo e importante para o desenvolvimento dos laços bilaterais.
Expressando agradecimento ao mandatário russo que lhe enviou um convite cordial e lhe homenageia apesar de estar muito ocupado dirigindo os assuntos estatais em geral, o estimado camarada Kim Jong Un disse que se alegra com a realização deste encontro em um ambiente muito especial e peculiar.
Ele visitou junto com o dignitário anfitrião o Cosmódromo Vostochny.
Foram guiados pelo diretor-geral da corporação estatal russa Roscosmos, Yuri Borisov, e pelo diretor-geral do Centro de Pperação da Infraestrutura Espacial na Superfície Terrestre, Nikolai Nestechuk.
O Cosmódromo Vostochny é uma base astronáutica integral da Rússia que contribui para o crescimento notável desta área ao garantir com sucesso os lançamentos de aparelhos cósmicos e satélites de diferentes usos e desempenha papel importante em promover o desenvolvimento socioeconômico da região de Amur e do Extremo Oriente.
O estimado camarada Kim Jong Un percorreu com o Presidente Putin o complexo de montagem e teste do foguete transportador ouvindo explicações sobre as especificações técnicas dos foguetes transportadores como Soyuz-2 e Angara e o processo de sua montagem e lançamento.
Durante o passeio pelo campo de construção dos complexos de lançamento de Soyuz-2 e Angara, ele ouviu sobre o estado de sua operação e construção, os sucessos e experiências criados pela Rússia no setor de indústria cósmica e as perspectivas de seu desenvolvimento.
Apreciou muito os sucessos valiosos que o Cosmódromo Vostochny alcança, construído magnificamente de acordo com o projeto estratégico do Presidente russo sobre o desenvolvimento espacial, e formulou votos sinceros pela continuação excelente do nobre espírito e tradição da poderosa Rússia que explorou o caminho de saída ao cosmos.
Expressou profundo agradecimento pelo fato de o Presidente Putin ter organizado pessoalmente e acompanhado com sinceridade esta visita à importante base de lançamento espacial.
O dignitário russo mostrou seu carro particular ao estimado camarada Kim Jong Un e teve uma conversa amigável com ele.
Em lembrança da visita ao Cosmódromo Vostochny, o estimado camarada Kim Jong Un escreveu no livro de visitas: “Será eterna a glória da Rússia que deu a luz aos primeiros conquistadores do cosmos. Kim Jong Un, 13 de setembro de 2023”.