Coreia do NorteHistória

Raiz do Partido do Trabalho da Coreia

O PTC, força orientadora da sociedade coreana, tem sua origem na União para Derrotar o Imperialismo (UDI), primeira organização revolucionária fundada por Kim Il Sung (1912-1994).

Em meados do século ⅩⅩ, quando a Coreia se encontrava sob o domínio militar (1905-1945) do imperialismo japonês, Huadian, da região nordeste da China, era um dos centros do movimento de independência da Coreia.

Ali havia a escola Hwasong, a militar e política de curso de dois anos, estabelecida pelos independentistas coreanos para formar quadros do exército independentista, onde Kim Il Sung, de pouco mais de 10 anos, cursou o estudo.

O caminho a seguir pela revolução coreana — pensou ele — é derrotar, sob a bandeira da ideologia avançada, o imperialismo japonês, alcançar a libertação do país e construir uma nova sociedade onde os operários, camponeses e outros setores do povo trabalhador vivam bem; com vistas a fazer com êxito a revolução coreana é indispensável pensar e julgar tudo com nossa própria cabeça e solucionar com nossa própria força; para isso, é preciso adentrar no meio das massas populares, conscientizá-las, agrupá-las e mobilizá-las na luta. E, assim, desenvolveu atividades dinâmicas.

Um dia, em outubro de 1926, para realizar seu projeto sobre a fundação da organização, Kim Il Sung convocou uma reunião preliminar com a presença de comunistas da nova geração que compartilhavam o mesmo propósito que ele. Kim Il Sung falou da necessidade de criar a organização revolucionária e de sua missão, nome, caráter, programa de luta e normas de atividades, o que foi totalmente apoiado e aprovado pelos participantes.

Uma semana depois, no dia 17 do mesmo mês, foi fundada a UDI.

Nesse dia, Kim Il Sung apresentou o programa UDI, no qual esclareceu a tarefa imediata e o objetivo final da revolução coreana.

A tarefa imediata da UDI era derrotar o imperialismo japonês e alcançar a libertação e independência da Coreia, e seu objetivo final – construir o socialismo e o comunismo na Coreia e, a longo prazo, derrotar todos os imperialismos e construir o comunismo no mundo.

O programa da UDI, organismo político de novo tipo que teve como seu objetivo alcançar a emancipação nacional e a classista sob o ideal do anti-imperialismo, a independência e a soberania, foi o revolucionário que iluminou o caminho próprio da revolução coreana, e uma bandeira combativa que convocou com força o povo coreano à autêntica luta revolucionária, a sagrada pela libertação nacional e a classista.

Com a fundação da UDI, a revolução coreana entrou na nova fase de seu desenvolvimento.

O programa da UDI, baseado no ideal do anti-imperialismo e da independência, serviu de fundamento para o Partido do Trabalho da Coreia fundado quase 20 anos depois, em 10 de outubro de 1945, e o princípio da independência estabelecido pela mesma, de guia diretriz do PTC para sua construção e suas atividades.

Em 3 de julho de 1930, Kim Il Sung constituiu a Associação de Camaradas Konsol, primeira organização partidária.

Realmente — disse ele recordando com profunda emoção aquele dia histórico — estávamos tão alegres que queríamos disparar salvas não com pistolas, mas com canhões, em homenagem à constituição da primeira organização partidária. De fato, não encontrávamos palavras para expressar nossa alegria e dignidade por termos jurado com solenidade diante da época e da história consagrar todo o nosso ser à revolução, como militantes do partido da Coreia.

Desde então, a luta dos revolucionários coreanos pela fundação de seu próprio partido foi acompanhada pela grande guerra anti-japonesa.

A história de 70 anos do PTC foi precisamente o curso da realização do objetivo final da UDI. Em outras palavras, o da luta para construir na Coreia o socialismo centrado nas massas populares e realizar a independência do mundo na vanguarda da luta anti-imperialista.

Deixe um comentário