Mensagem de Kim Jong Un aos participantes do Ⅸ Congresso da União de Crianças da Coreia
Pyongyang, 28 de dezembro (ACNC) — O Marechal Kim Jong Un enviou no dia 27 uma mensagem intitulada “Avancemos para o futuro da potência com a bandeira da União de Crianças no alto” aos participantes do Ⅸ Congresso da UCC.
O texto completo segue:
A União de Crianças da Coreia (UCC), prestigiosa e inigualável agrupação de crianças revolucionárias, celebra solenemente seu nono congresso.
Estendo, antes de tudo, minhas mais vivas felicitações aos que participam neste evento significativo como representantes de uma organização que se orgulha de seu nome, história e tradição, em meio à atenção especial e sincera bênção de todo o povo.
Meus sentimentos mais sinceros aos seus membros em todo o país, espiritualmente ligados ao encontro e cheios de grande esperança e nova determinação.
Igualmente agradeço aos instrutores da União a nível de escola e classe que guiam com a mão do Partido e cuidam com todo carinho de nossos filhos herdeiros da revolução, assim como envio minhas saudações de encorajamento a seus pais e aos funcionários do setor do trabalho de educação de jovens e crianças que não poupam esforços para formar os genuínos filhos e filhas da pátria.
Quase cem anos já se passaram desde que a União de Crianças Saenal nasceu no alvorecer da revolução coreana e mais de setenta desde a fundação da UCC nos primeiros dias da construção do Estado, mas seu caráter e natureza intrínseca como organização jucheana e revolucionária de crianças não sofreram nenhuma mudança.
No mundo não são poucas as organizações infantis que levam uma história orgulhosa erguendo slogans revolucionários, mas somente a UCC segue ostentando sua gloriosa história e tradição, mantendo viva sua linhagem vermelha.
Nenhuma tempestade na história foi capaz de dispersar as fileiras de crianças revolucionárias coreanas que crescem sob os cuidados do Partido e avançam unicamente pelo caminho apontado por ele, o que é a honra dos membros da UCC e, ao mesmo tempo, o orgulho de nosso Partido, Estado e povo.
Ainda é recente a lembrança do Congresso anterior, em que as crianças procedentes de todas as latitudes do país expunham os fatos louváveis realizados por suas escolas, compartilhavam as experiências de sua vida orgânica e com grande vigor renovavam suas determinações. Eles cresceram como membros da União da Juventude e hoje vocês ocupam seu lugar.
Em nosso país, todos os alunos passam pelo período da UCC, mas participar de seu grande evento que ocorre a cada vários anos é uma sorte de poucos.
Cada um de vocês deu exemplos excepcionais no estudo e na vida orgânica, motivo pelo qual foram eleitos como delegados pela aprovação unânime de seus colegas de classe e pela recomendação encarecida da organização.
Ser eleito como exemplar de milhões de crianças e ter voto sobre assuntos importantes para o fortalecimento da organização é um fato louvável digno de ser lembrado por toda a vida.
Isto é o que me agrada antes de tudo e gostaria de enaltecer os dignos e vigorosos delegados para que todos o invejem e que todo o país os tenha em alta estima.
Satisfeito por acolher o ano novo depois de ter concluído vitoriosamente um ano de avanços nada fáceis e escutando com prazer as risadas e canções de nossas amadas crianças, o povo felicita calorosamente seu congresso.
A maior tarefa de um partido revolucionário é edificar um país prestigioso e poderoso em que as gerações vindouras levem uma vida digna, sem se humilhar diante de ninguém, ainda que passem cinquenta ou quinhentos anos.
Nosso povo defende com firmeza a bandeira vermelha do socialismo, fabrica armas mais poerosas do mundo vencendo duras provas e não deixa de erguer usinas elétricas, fábricas, conjuntos habitacionais e vilarejos, precisamente com o objetivo de dar o riso e a alegria às gerações futuras e legar-lhes uma potência eternamente próspera.
Tal potência socialista se aproxima diante dos olhos dos companheiros da UCC.
Nosso Partido e povo se esforçarão com mais obstinação e construirão infalivelmente um mundo em que vocês possam viver sem nenhuma sombra nem dificuldade, com alegria, vigor e felicidade e em abundância.
Os donos desse país poderoso e próspero serão precisamente vocês, nossos filhos.
A vocês cabe se preparar constantemente como trabalhadores que defendam firmemente a valiosa potência socialista e cuidem de seu futuro.
A infância é a fase mais preciosa da vida.
Com um bom começo, podemos seguir em frente por toda a vida.
Portanto, pode-se tornar um homem excelente se, na infância, conceber belos sonhos e começar a ter um conceito correto do mundo.
Assim que se ingressa na União de Crianças com o lenço vermelho no pescoço, dá início à vida sócio-política, assimila um a um os conhecimentos e quanto necessita para seu crescimento e vai adquirindo o aspecto de um verdadeiro homem.
Seus pais também são patriotas que sustentam o país com suor e esforços sinceros, vivendo invariavelmente com honestidade, fiéis ao juramento feito diante da bandeira da UCC.
Erguendo o slogan “Preparemo-nos em todo momento pela pátria socialista!”, devem aprender com aplicação e esforçar-se com vigor em seus preciosos anos que jamais voltarão, formando-se como sucessores da revolução e construtores da potência excelentes em todos os aspectos.
Nosso Partido deseja que sejam crianças revolucionárias e patriotas que desenvolvam sua disposição e capacidade de amar e engrandecer mais do que tudo a pátria socialista que lhes deu o peito e o colo.
Muitos de vocês estão conscientes de que sua esperança, talento e felicidade são inconcebíveis à margem do seio da Pátria socialista e seguem à risca a instrução do Partido de que sonhem em glorificar a Coreia e adquiram conhecimentos úteis que tornem o país maior.
Vocês se prepararam como filhos leais ao Partido, empenhando-se prematuramente em conhecer o verdadeiro valor do líder, da revolução e da pátria e visitando por sua própria vontade os lugares históricos e os antigos campos de batalha da revolução para aprender do espírito sublime dos mártires. Seu nobre mundo espiritual é a prova eloquente de que prossegue com certeza a tradição de lealdade estabelecida pela primeira geração de crianças revolucionárias.
A todos você compete amar apaixonadamente e seguir até o fim o Partido e preparar-se como relevos fidedignos e comunistas de reserva capazes de receber o bastão da revolução coreana.
Não devem esquecer nem por um instante que os ianques e seus lacaios ficam à espreita esperando a oportunidade para pisar em seu ninho e arrebatar sua esperança.
Neste exato momento, os soldados do Exército Popular em seus postos de defesa e os inimigos apontam seus fuzis diretamente um para o outro.
Incumbe a vocês sentir ódio infinito do inimigo, ser os primeiros a ajudar o Exército Popular com o sentimento de que enfrentam o inimigo, enviar-lhe tanques e canhões da marca Sonyon e, no caso de uma invasão inimiga, lutar com coragem como os da Guarda Infantil da última guerra e mostrar do que são capazes os três milhões de membros da UCC.
A alta classificação é um índice da criança revolucionária e patriota.
Somente com conhecimentos multifacetados podem e poderão ser fiéis ao Partido, fazer grandes contribuições ao país e vencer o inimigo.
Repetindo todo dia e todo instante o slogan “Vamos aprender pela Coreia!” e estudando com afã, assimilarão qualidades e conhecimentos realmente úteis.
Cabe a todos serem destacados ao dar ouvidos ao professor nas aulas, tentar conhecer mais e aprender assiduamente, aproveitando ao máximo o tempo, e de todas as escolas devem sair inventores e médicos renomados.
Desde pequenos, devem amar a leitura e gostar da fantasia e ser bons em compor obras literárias, expor impressões, recitar poemas, cantar, praticar esportes e tocar instrumentos musicais.
O lenço vermelho em seu peito é como um manto com que o Partido ampara com amor a cada um de vocês, e a vida na União de Crianças, por sua vez, é como o centro da educação revolucionária e o forno da forja revolucionária que os guiam passo a passo até se tornarem genuínos filhos do Partido.
Devem assumir como dever sagrado levar a vida orgânica de forma voluntária e honrada, valorizando a honra de serem membros da UCC, que constitui sua primeira vida política.
Através dessa vida, devem assimilar o grande propósito do Partido, conscientizar-se de seu dever de classe e adquirir excelentes traços ideológicos e espirituais como o coletivismo e o amor ao trabalho.
Qualquer pessoa que seja membro da União deve viver em qualquer momento e lugar de acordo com seus estatutos, sempre evocando o juramento de ingresso.
Devem considerá-la como abraço mais benevolente e companhia mais valiosa, amá-la e se acostumarem a observar rigorosamente suas disciplinas e a se apoiar firmemente nela.
Quem detesta sua direção e controle e se afasta dela, já perdeu as qualidades como seu membro e se desviou do caminho reto da vida.
Devem ser ativos na vida orgânica, cumprindo a tempo as tarefas e apresentando sugestões criativas, e forjar-se aceitando de bom grado as críticas e levando à prática as resoluções da organização.
Nesse processo de formação e forjamento se tornarão membros exemplares da União da Juventude que pensam e agem segundo o propósito do Partido e que dedicam seu talento e paixão à pátria e terão a honra de ser militantes do Partido do Trabalho da Coreia.
Para os membros da União de Crianças, os traços morais são tão importantes quanto o nível acadêmico.
Uma pessoa sem moral e de conduta pobre, mesmo que tenha talento, acabará sendo abandonada como ser inútil.
Devem respeitar os pais, professores e outros mais velhos, amar os companheiros e cultivar diligentemente qualidades como se encarregar das tarefas difíceis e deixar a melhor parte para os outros.
Devem se habituar a observar a ética na fala cotidiana, se arrumar com nobreza, observar voluntariamente a ordem e a ética públicas e apreciar e cuidar bem dos bens do país e da sociedade.
O nível acadêmico e os traços morais são pilares gêmeos da personalidade que não podem ser inclinados para nenhum dos lados.
Mesmo que seja pequena a “caixa que transmite o belo coração” das crianças, eu a aprecio mais do que qualquer riqueza do mundo.
Cada uma das histórias contidas nessa caixa – o ato louvável de quem se lançou sem hesitação nas águas furiosas para salvar os irmãos, a gentileza com que alguém ajudou seu companheiro a melhorar no estudo entregando-lhe seu próprio lápis, o belo gesto de quem fez com amor os envelopes de remédios para enviá-los às farmácias ocupadas pelo trabalho antiepidêmico – é realmente emocionante. É, ademais, inestimável a sincera disposição de dar a conhecer à organização a bela conduta do seu companheiro.
Espero que nossos membros da União cultivem assim seus nobres traços, ajudando e conduzindo uns aos outros.
Devem realizar trabalhos voluntários que contribuam para a economia do país e, como propagandistas e ativistas políticos, devem encorajar os pais na construção de uma potência socialista.
Estou convencido de que todos estudarão com aplicação, intensificarão a vida orgânica e serão filhos genuínos da Pátria socialista dotados de nobres traços morais, correspondendo, assim, à confiança e amor do Partido e à expectativa dos pais e professores.
Para este evento foram convidados numerosos funcionários da União da Juventude, os do setor relacionado com a educação juvenil e infantil e instrutores da União a nível de escola e de classe.
A responsabilidade e o papel de vocês, guias de cada uma das fases de sua formação, estão ligados diretamente com o futuro do nosso Partido e revolução e da Pátria.
Apesar de quão bem façamos a revolução, se não educarmos bem os jovens e as crianças, a linhagem da revolução será cortada e se tornarão inúteis as valiosas conquistas alcançadas com sangue e suor.
Vocês, primeiros professores e defensores políticos das novas gerações, carregam em seus ombros a educação juvenil e infantil que nosso Partido apresenta como política suprema e tarefa estratégica de suma importância.
Aprecio altamente o trabalho de vocês que, ocupando invariavelmente cargos importantes designados pelo Partido, contribuem como adubo para o crescimento correto dos membros da União. Aproveitando esta ocasião, gostaria de sublinhar algumas questões relativas à sua melhor formação.
As novas gerações, que percebem muitas coisas novas em seu crescimento, são diferentes das anteriores no modo de pensar e também há grande diferença de nível de acordo com a idade.
O método de educação das crianças deve variar no momento da entrada em sua organização e na véspera de sua incorporação à União da Juventude, na escola primária e na secundária básica, e também em cada uma das regiões.
Pode-se dizer que a educação juvenil e infantil é uma especialidade importante.
No entanto, em vez de estudar a maneira da educação científica e de acordo com a lei do desenvolvimento cognitivo e as características concretas de cada um, apegam-se a velhos esquemas e estilos e, como resultado, não realizam uma educação no sentido mais estrito da palavra.
É necessário encontrar novos métodos adequados ao nível de consciência, à psicologia e às condições reais de nossos estudantes, superando a tendência a educá-los com formalismo, de maneira descuidada e valendo-se de métodos uniformes.
Para este efeito, é preciso acondicionar primeiro uma base de estudo da educação estudantil de maneira que produza efeitos reais, e ativar seu funcionamento.
Nossos filhos são de pouca idade, mas não de poucos sentimentos.
Na sua educação, devemos manter à distância os métodos forçosos e recorrer aos indutivos.
Em vez de tentar ensiná-los irrefletidamente, devem desenvolvê-los para que possam discernir por si mesmos o bem do mal e formular suficientemente suas opiniões, exaltar seus aspectos positivos e fazer com que se arrependam sinceramente de seus erros, de maneira que nesse processo assimilem como suas todas estas formas de educação.
Seria lógico começar pela educação na moral e no coletivismo, acessível também para os estudantes de baixo nível de consciência, para passar paulatinamente à educação na fidelidade, no patriotismo e nas classes.
Naqueles que desde a infância fazem seus o apreço aos companheiros e ao coletivo e as sãs qualidades morais, crescem a fidelidade e o patriotismo e se eleva a consciência de classe.
Nestes anos em que as condições e o ambiente de educação foram melhorados graças à revolução neste ramo, obteríamos maiores efeitos se produzíssemos mais multimídia e aplicássemos mais os meios modernos e a informática tendo em conta que as crianças preferem ver a escutar.
Assim como no solo fértil se dão frutos íntegros, para criar seus membros frutiferamente, a UCC deve ser forte.
A chave para o seu fortalecimento é elevar o nível e o senso de responsabilidade dos instrutores da organização no nível da escola, que são designers, estrategistas e executores do trabalho da União.
O Partido os coloca acima dos professores e espera muito de seu desempenho.
É um ofício recomendável para qualquer jovem.
Embora possam passar muitas dificuldades e sofrer em silêncio, devem conduzir suas agrupações e membros, decididos a desempenhar suas funções com grande responsabilidade.
Os protetores das crianças são os pais em casa, mas os instrutores no centro de ensino.
Se todos vocês ocuparem com responsabilidade seus cargos importantes, nosso Partido não terá o que se preocupar com a preparação ideológica e espiritual dos alunos.
Ao fortalecer a agrupação a nível de sala de aula, fortalecemos a UCC.
A primeira é a base das atividades da segunda e a unidade básica em que suas resoluções são executadas.
Aos instrutores a nível de sala de aula cabe mostrar e ensinar apenas as coisas corretas aos alunos, em sua qualidade de professores e pais genuínos, elevar o papel dos ativistas das organizações de base e alcançar o devido funcionamento das unidades inferiores.
Se todas as agrupações de base competirem pelo título de Classe Bandeira Vermelha de Honra, seus membros se prepararão como pilares do país, dotados de ricos conhecimentos, nobres virtudes e força física, e na mesma medida se consolidarão toda a organização.
Para fortalecer a UCC, é necessário melhorar de forma decisiva o papel da União da Juventude.
O Partido encarregou inteiramente a esta última a direção sobre aquela organização.
No entanto, a União menospreza esse trabalho e, por conseguinte, algumas agrupações infantis não funcionam adequadamente.
Para a União da Juventude, a direção sobre a UCC é um trabalho destinado a formar seus relevos e preparar seus futuros integrantes.
O trabalho da UCC é precisamente o da União da Juventude.
Esta, em vez de desempenhar o papel de transmitir mecanicamente as ideias e orientações do Partido as agrupações infantis, devem informá-los das tarefas de educação e averiguar o seu cumprimento, deve dirigi-las de maneira substanciosa para que dê resultados positivos.
Devem ajudar os instrutores da UCC a elevar seus níveis, melhorar as condições de trabalho para que possam ter o melhor desempenho e organizar trabalhos destinados a criar e generalizar continuamente novas normas e modelos em diferentes escolas e regiões, de maneira que as agrupações infantis funcionem de forma independente e criativa e com maior dinamismo.
Especificamente, devem prestar atenção primordial e profunda a encontrar problemas pendentes no trabalho da UCC e tomar as medidas pertinentes.
Na atualidade, não são poucos os problemas que esperam uma solução urgente para colocar em pleno funcionamento os grupos de crianças e melhorar suas atividades conforme as mudanças e as demandas reais da época.
Será possível fortalecê-los como genuínas organizações políticas ao resolver-lhes os problemas referentes a consolidar o sistema de direção sobre a UCC, formar bem as fileiras de instrutores e elevar-lhes o orgulho de sua profissão, fornecer a tempo e em quantidade satisfatória as publicações e os dados educativos à UCC, organizar de forma substancial as atividades sócio-políticas, os trabalhos úteis, o campismo, as visitas, etc.
O Comitê Central da União da Juventude, longe de se empenhar em manter o status quo inclinando-se apenas à direção da educação extraescolar e outros afazeres que já tenham estabelecido um sistema ordenado, deve desdobrar trabalhos com audácia e ânimo renovador e, quanto aos problemas difíceis de resolver com sua autoridade, informá-los até o Comitê Central do Partido para encontrar sua solução.
O Departamento de Organizações de Trabalhadores do Comitê Central do Partido deve aprofundar a direção sobre a educação dos jovens e crianças, de modo que não haja vazio e desvio no trabalho da UCC. Por sua vez, os demais Departamentos, como o de Organização e Direção, o de Agitação e Propaganda e o de Ciências e Educação, devem tratar como se fosse seu esse trabalho relacionado com o futuro da revolução e lhe prestar atenção intenciosamente.
A educação dos jovens e crianças pode ser mais eficiente quando combinada de perto com o trabalho do ensino.
Alguns funcionários do setor docente tendem a menosprezar essa educação, limitando-se apenas à instrução, o que não pode ser de maneira alguma a atitude de um pedagogo verdadeiro que cultiva o futuro da pátria.
Ao apartar o ensino da educação, fazemos incompletos os estudantes.
Na formação das jovens gerações é inconcebível o ensino apartado da educação e vice-versa. O talento revolucionário exigido pelo nosso Partido deve preparar-se antes de tudo no aspecto político-ideológico e moral.
Qualquer um que se dedica ao ensino deve tomar a educação como sua ocupação principal e ser fiel ao seu dever de educador, independentemente do cargo que ocupa ou do que ensina.
É importante fomentar a consulta de 3 partes entre o diretor, o secretário do Partido e o instrutor da UCC da escola, combinar harmoniosamente os trabalhos do ensino e as agrupações da UCC, assim como encontrar e aplicar conforme a situação real os métodos destinados a orientar para a educação todas as atividades escolares, entre elas a ida e a vinda da escola, as aulas e as atividades extraescolares.
Ninguém pode fazer o papel dos pais na educação dos alunos.
Só porque passaram seu sangue para seus filhos não significa que o tenham passado para a próxima geração, e não se pode dizer que cumpriram sua responsabilidade parental para com a sociedade e para as gerações futuras apenas porque são responsáveis e sinceros em seus ofícios.
Os pais, por mais ocupados que estejam, devem manter relações com os pedagogos e colocar muito empenho na educação familiar, inculcando nos filhos para que e como devem viver, de modo que se assegure a continuidade da estirpe da revolução, a de patriotismo.
Todo o país deve cuidar da educação dos alunos.
As organizações partidárias e de trabalhadores nas fábricas, empresas e fazendas devem atribuir importância, assumir a responsabilidade e continuar a prestar atenção à educação dos filhos de seus empregados. Em particular, as organizações da União de Mulheres devem incentivar seus membros a cumprir seus deveres como primeiras educadoras dos filhos.
Devem produzir com todo o amor cada um dos uniformes e materiais escolares para cultivar nas crianças o amor e a predileção pelos nossos produtos. Na hora de produzir e projetar uma multimídia, devem reparar primeiro na influência que possa exercer sobre a formação espiritual das crianças. Ninguém deve fazer vista grossa para seus erros, mas corrigi-los com paciência.
É necessário estabelecer como tarefa do Partido, Estado e sociedade a prioridade do trabalho da UCC, assim como o amor e a atenção esmerada de seus membros.
Nossos filhos estão na frente e no meio do povo, que nosso Partido considera como o céu.
Os colossais esforços para que as jovens gerações cresçam com maior ânimo e vigor não são nenhum sofrimento, mas felicidade e glória.
A primeira de todas as políticas de nosso Partido e Estado sempre foi para as gerações crescentes, e este será um princípio invariável do Partido do Trabalho da Coreia e uma eterna política estatal.
Ver o aspecto jovial e valente dos membros da UCC me redobra o orgulho de fazer a revolução e ganho força ao escutá-los cantar a “Marcha da União de Crianças”
Nosso Estado é poderoso não só porque possui armas nucleares.
É porque os relevos e reservas como vocês crescem como pessoas retas e leais e infundem sempre vivacidade e vigor às fileiras de revolucionários.
Hoje, vocês são membros da União de Crianças com o lenço vermelho no pescoço, mas no futuro serão pilares do Estado poderoso com medalhas de Herói e Doutor no peito. Nesse futuro em que forem protagonistas do país, este exibirá perante todo o mundo a sua beleza e poderio.
A glória eterna do nosso grande Estado chama os membros da UCC.
Os passos firmes dos três milhões de membros da UCC tornam mais imponente o aspecto da Coreia socialista que avança sem cessar e alcança consecutivas vitórias.
Será luminoso o futuro da Coreia que vocês engrandecerão com maior ambição, ideal, firmeza e inteligência.
Avancemos vigorosamente para o amanhã luminoso hasteando a bandeira da União de Crianças.