Coreia do NorteHeróis da CoreiaHistóriaJuche

Juche: Grande ideia seguida pela humanidade

Na história do pensamento humano houve não poucas ideologias progressistas que contribuíram para o desenvolvimento social. Mas, à exceção da ideia Juche, nenhuma delas era enciclopédico nem esclarecia de forma global as teorias, estratégias, táticas e métodos da revolução em todas as etapas e esferas.

Juche é, em uma palavra, a ideia de que o homem é dono de seu próprio destino e tem a vontade de forjá-lo por si mesmo. Em outras palavras, é a ideia de que as massas populares são protagonistas da revolução e da construção e têm também a força que as impulsiona.

O grande Líder Kim Il Sung, fundador da Coreia socialista, concebeu-a abrindo o novo caminho da revolução pelo qual as massas populares, feitas donas de seu destino, forjam seu próprio destino de maneira independente e criadora.

Olhando em retrospecto, elas estiveram amarradas durante longo tempo aos grilhões da ignorância, do obscurantismo, da exploração e da opressão. Esforçaram-se muito para se livrar de toda espécie de sujeição e amarração, mas viu ser violada sem piedade a sua independência, devido a não ter consciência do valor da própria existência.

Foi precisamente nesta momento que o grande Líder Kim Il Sung criou a ideia Juche.


Deste modo, deu-lhes a conhecer com clareza o valor da sua existência e de sua força inesgotável, apresentando-as como donas da época e da história.

Graças a esta doutrina que interpreta de modo mais correto a exigência da época e da revolução em desenvolvimento e a aspiração do povo e dá as mais perfeitas respostas a todos os problemas teóricos e práticos surgidos no processo revolucionário e construtivo, nossa revolução pôde avançar vigorosamente sem interrupção.

Sob esta doutrina, o povo coreano, subjugado no século passado sob a opressão da força estrangeira, pôde se apresentar dignamente na cena da história como dono de seu próprio destino, pôr fim à mais cruel dominação colonial de dezenas de anos e levantar o poderoso país independente, autossustentado e autodefensivo.

Nasceu nesta terra a nova era de autoestima e prosperidade, a de dar primazia ao nosso Estado e levar ao ápice a dignidade e posição de seu povo. Esta é a prova clara do poderio da verdade da grande ideia Juche.

A ideia Juche concebida pelo grande Líder Kim Il Sung foi sistematizada, desenvolvida e enriquecida de modo integral graças ao seu fiel sucessor, o grande Dirigente Kim Jong Il, e o estimado camarada Kim Jong Un formalizou a ideia revolucionária dos grandes Líderes como o Kimilsungismo-Kimjongilismo, e o definiu como o eterno guia norteador de nosso Partido e revolução.


A ideia Juche constitui hoje a poderosa arma ideológica que proporciona aos povos progressistas do mundo a força, o ânimo e a firme confiança, e a bandeira revolucionária da vitória certa.

No mundo existem numerosos defensores dessa ideologia. Embora tenham diferentes locais de residência, cor de pele e idiomas, estão convencidos de que ela é a grande ideia que os orienta a forjar de modo correto o destino da humanidade.

Durante dezenas de anos desde que, em abril de 1969, nasceu no Mali o primeiro grupo para seu estudo, constituíram-se em mais de 100 países mais de mil organizações similares e se estabeleceu um ordenado sistema de estudo e divulgação por continente, país e região.


Realizou-se em Roma, na Itália, em setembro do ano passado, o Seminário internacional “independência, soberania e desenvolvimento social”, sob os auspícios do Instituto Internacional da Ideia Juche.


No encontro, os participantes assinalaram que mesmo na complexa situação em que acontecem à torto e a direito a coação e a arbitrariedade imperialista, a Coreia logra assombrosos êxitos em todos os domínios ao materializar de modo invariável o princípio da independência, sob a direção do estimado camarada Kim Jong Un.

Além disso, sublinharam em uníssono que isso demonstra de modo confiável a imutável veracidade e vitalidade da ideia Juche e proporciona vigor e estímulo aos povos que avançam pela rota anti-imperialista para a independência.

Ressaltaram também que unicamente essa ideia conduz a corrente da realização da Independência no mundo e orienta a humanidade ao futuro socialista e comunista.

Até hoje, quase um século após a sua criação, a ideia Juche brilha como a bandeira da vida e luta das massas populares e representa o presente e o futuro da humanidade.

O estimado camarada Kim Jong Un leva à vitória a causa independente das massas populares, erguendo mais alto o Kimilsungismo-Kimjongilismo como bandeira da época.

Sob este estandarte, avançará com mais vigor a causa da realização da Independência no mundo.

Voz da Coreia