Delegação de Belarus visita a RPDC
Pyongyang, 24 de julho (ACNC) — A convite do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, chegou no dia 23 à capital o Ministro das Relações Exteriores da República da Belarus, Maxim Vladimirovich Ruzenkov, para realizar uma visita oficial à RPDC.
As bandeiras nacionais dos dois países flamejavam no Aeroporto Internacional de Pyongyang.
O hóspede e sua comitiva foram recebidos cordialmente pelo vice-Ministro das Relações Exteriores coreano Kim Jong Gyu e pelos funcionários interessados.
À noite, o MRE da RPDC ofereceu no Hotel Coryo de Pyongyang um banquete em honra ao Ministro belarusso.
Para a recepção foi convidada a comitiva do Ministro belarusso.
Distinguiam-se a Ministra Choe son Hui e outros funcionários da chancelaria coreana.
Ao fazer uso da palavra, Choe Son Hui disse que o governo da RPDC tem a firme posição de forjar nova década de desenvolvimento de relações bilaterais ao ampliar e consolidar em sentido geral os vínculos com a República de Belarus aspirantes ao ideal e objetivo comuns.
Seu homólogo bielorrusso expôs a posição de aprofundar e desenvolver sobre a base da confiança, respeito e entendimento mútuos as relações entre ambos os países sob a atenção profunda do Presidente da República de Belarus, Aleksandr Lukashenko, e o Máximo Dirigente da RPDC, Kim Jong Un.
O banquete ocorreu num ambiente amigável.
No dia 24, no Palácio dos Congressos Mansudae, tiveram lugar as conversações entre a Ministra Choe Son Hui e seu homólogo Maxim Vladimirovich Ruzenkov.
Na ocasião estiveram presentes o vice-Ministro Kim Jong Gyu e outros funcionários do MRE, pela parte coreana, e pela belarusso, os acompanhantes do Ministro.
Houve uma profunda troca de opiniões sobre os problemas para fortalecer e desenvolver ainda mais as tradicionais relações de amizade e cooperação entre os dois países e os acontecimentos regionais e internacionais de interesse mútuo.
No mesmo dia, foram realizadas as conversações entre o Ministro das Relações Econômicas com o Estrangeiro da RPDC, Yun Jong Ho, e o Ministro belarusso e as entrevistas dos especialistas por setores para cumprir os projetos de cooperação entre os dois países.
No dia 25, Kim Tok Hun, membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia e Primeiro-Ministro da RPDC, reuniu-se e teve uma conversa com o Ministro belarusso, no Palácio dos Congressos Mansudae.
Estiveram presentes funcionários do MRE, do Comitê de Agricultura, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde Pública da RPDC e da comitiva do Ministro de Relações Exteriores de Belarus.
A conversa prosseguiu num ambiente amigável.
Maxim Vladimirovich Ryzhenkov e sua comitiva visitaram a Torre da ideia Juche.
Ouviram a explicação no grande monumento mostrando as façanhas ideológicas e teóricas do Presidente Kim Il Sung e subiram ao mirante da Torre para obter uma visão panorâmica de Pyongyang.
Os convidados também visitaram o Arco do Triunfo, a Universidade Kim Il Sung, o Colégio de Formação de Professores de Pyongyang e outros e colocaram uma coroa de flores diante da Torre da Libertação.
Após cumprir com sucesso o programa de sua visita oficial à RPDC a convite de seu MRE, a delegação partiu no dia 26 despedindo-se do vice-Ministro das Relações Exteriores coreano Kim Jong Gyu e demais funcionários interessados.