Comunicado sobre o diálogo estratégico entre os Ministros das Relações Exteriores da RPDC e da FR
Pyongyang, 2 de novembro (ACNC) — Foi publicado no dia 1º o comunicado sobre o diálogo estratégico entre a Ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui, e seu homólogo da Federação Russa, S. V. Lavrov.
Seu texto segue:
Quando se desenvolvem cada dia mais na nova altura estratégica as relações entre Coreia e Rússia segundo o espírito do Tratado sobre a Parceria Estratégica Abrangente, assinado na histórica Cúpula bilateral de Pyongyang em junho de 2024, teve lugar no dia 1º em Moscou o diálogo estratégico entre a Ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui, e seu homólogo da Federação Russa, Serguei Viktorovich Lavrov.
Anteriormente, ambos ministros participaram da cerimônia realizada na Estação Ferroviária de Yaroslavl para inaugurar a placa memorial da primeira visita à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas do Premier do Conselho de Ministros da RPDC camarada Kim Il Sung, realizada em março de 1949.
No diálogo estratégico, foi realizada uma troca profunda de opiniões sobre os assuntos práticos para o desenvolvimento de relações bilaterais dando enfoque à implementação dos acordos da Cúpula Coreia-Rússia, alcançados durante a visita de Estado à RPDC do Presidente da FR, V. V. Putin, em junho passado.
Ambas as partes reafirmaram a firme vontade de executar exatamente os artigos do tratado mencionado que colocou em novo nível qualitativo as tradicionais relações de amizade Coreia-Rússia.
Na troca de opiniões sobre os principais assuntos internacionais, ficou confirmado que ambas as partes coincidem na avaliação da atual situação internacional.
Foi exposto o entendimento comum de que o agravamento da situação na Península Coreana, no Nordeste da Ásia e outras regiões se deve aos atos provocadores dos EUA e dos países satélites.
A parte russa expressou o apoio pleno às medidas que toma a Direção da RPDC para frear a política de caráter agressivo dos EUA e dos países aliados e preservar a paz e estabilidade da região.
O presente diálogo marca um marco importante que contribui de maneira substancial para ampliar e desenvolver globalmente os vínculos bilaterais de acordo com a Associação Estratégica Integral entre a RPDC e a FR.
Os chefes de diplomacia de ambas as partes acordaram continuar mantendo em distintos níveis os diálogos entre os órgãos de política exterior dos dois países, inclusive o estratégico ministerial.