Coreia do NorteDiplomacia

Cerimônia de recepção a Putin em Pyongyang

Cena histórica que comprova a amizade e a unidade dos povos da Coreia e da Rússia e suas relações de camaradas de armas
Tem lugar com solenidade a cerimônia de boas-vindas ao Presidente da Federação Russa
Centenas de milhares de cidadãos de Pyongyang o recebem como hóspede do Estado mais distinto


Pyongyang, 20 de junho (ACNC) — Na cidade de Pyongyang, que acolheu como hóspede do Estado mais distinto o Presidente russo, mensageiro da amizade do fraterno povo russo, reinava o ambiente de boas-vindas.

Nos arranha-céus e edifícios altos da capital estavam penduradas as grandes bandeiras da República Popular Democrática da Coreia e da Federação Russa e grandes retratos do Presidente russo Vladimir Vladimirovich Putin.

Foram instalados em todos os lugares os cartazes e letreiros que liam: “Boas vindas ao camarada Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa!”, “Bem-vindo, Putin!”, “Viva a inqubrantável amizade e unidade Coreia-Rússia!”, “Será eterna a amizade Coreia-Rússia!”, etc.

Uma multidão de diferentes setores foi às ruas de dezenas de ris de comprimento (10 ris equivalem a 4kms), decoradas com canteiros de flores bonitas, bandeiras e bandeirihas multicoloridas, para acolher o amigo mais apreciado do país vizinho.

Quando o carro do Presidente russo saiu de seu local de estadia, a Casa de Hóspedes do Estado Kumsusan, sob a escolta de motocicletas, os cidadãos da capital deram calorosa recepção em sua passagem pelas avenidas.

Agitaram apaixonadamente as bandeiras dos dois países e os buquês de flores gritando as palavras de boas-vindas em expressão de seu apreço pelos estreitos laços de amizade entre a Coreia e a Rússia que abrem um novo horizonte nas relações de amizade e cooperação por meio do apoio pleno e da solidariedade desinteressada pela causa comum, acima da distância geográfica.

Ao longo das ruas das avenidas Ryomyong e Kaeson, ao pé da colina Moran, onde se encontra o Monumento à Libertação, símbolo da amizade combativa dos dois povos, e outras por onde passava a carreatada, os moradores expressaram seu respeito e confiança excepcionais ao dignitário russo.

No dia 19, teve lugar na Praça Kim Il Sung a cerimônia de boas-vindas ao Presidente russo.

Na sede decorada especialmente para a ocasião, flamejavam as bandeiras dos dois países e estavam em formação a guarda de honra e a cavalaria de Honra do Exército Popular da Coreia e a banda militar central do Ministério da Defesa Nacional.

Participaram do evento Kim Tok Hun, vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e primeiro-ministro da RPDC, Choe Ryong Hae, primeiro vice-presidente da CAE e presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema da RPDC, Choe Son Hui, Ministra das Relações Exteriores da RPDC, os secretários do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e outros quadros do Partido e do governo.

Além disso, estavam presentes o Ministro Kang Sun Nam e outros altos comandantes do Ministério da Defesa Nacional da RPDC.

Encontravam-se também os moradores, os oficiais e soldados do EPC, os jovens e estudantes e as crianças carregando nas mãos as bandeiras nacionais dos dois países e as flores.

Compareceu ao local o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente dos Assuntos Estatais da RPDC.

Às 12 horas em ponto, o carro do presidente russo chegou à Praça Kim Il Sung.

Enquanto a música da ocasião era tocada, Kim Jong Un recebeu cordialmente Putin e o apresentou aos quadros do Partido, do governo e do exército.

Trocou saudações com o Ministro das Relações Exteriores Serguei Lavrov; o primeiro vice-premier do governo, Denis Mantrov; o vice-premier do governo, Alexandr Nobak; o subchefe da administração presidencial e Secretário de Imprensa do presidente, Dmitri Peskov; o assessor do presidente para a política externa, Yuri Ushakov; o Ministro da Defesa, Andrei Beloussov; o Ministro dos Recursos Naturais e Ecologia e presidente do lado russo da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Comercial, Econômica e técnico-científica entre a FR e a RPDC, Alexandr Kozlov; o Ministro da Saúde Pública, Mikhail Murashuko; o Ministro dos Transportes, Roman Starovoyt, e outros membros da comitiva russa.

Iniciada a cerimônia, os dois dignitários subiram à tribuna e se dispararam 21 salvas em meio à interpretação solene dos hinos nacionais de ambos os países.

O chefe da Guarda de honra deu o relatório de recepção a Putin.

Guiado por Kim Jong Un, o presidente russo passou em revista da Guarda de honra do EPC que desfilou diante da tribuna.

Uma vez terminada a cerimônia, ressoaram as aclamações da multidão e foram lançados ao céu de junho inúmeros balões que o adornavam de diferentes cores.

Um esquadrão de aviação do EPC sobrevoou a Praça desenhando estelas de três cores da bandeira russa.

Putin agradeceu de todo o coração a Kim Jong Un por sua cuidadosa atenção e tratamento hospitaleiros.

Ambos subiram em um carro conversível enquanto na praça um mar de pessoas agitava flores e dançava.

O público aclamou a toda voz a eles que consolidam a perpétua e autêntica amizade de longa história e tradição e o conduz com segurança ao desenvolvimento pleno e estratégico conforme as demandas da nova época.

Passando pela multidão, os dois dignitários responderam cordialmente às suas aclamações.

Esta cerimônia ficou registrada na história como testemunho da amizade, unidade e relações de camaradagem entre os dois povos.

Em vídeo