Cerimônia de abertura do “Ano da Amizade Coreia-China”
Pyongyang, 13 de abril (ACNC) — No dia 12, no Grande Teatro de Pyongyang Leste, aconteceu a cerimônia de abertura do “Ano da Amizade Coreia-China”.
Na ocasião, estiveram presentes Choe Ryong Hae, membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Corea, primeiro vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, os funcionários do CC do PTC, ministérios, órgãos centrais e do ramo interessado, bem como os trabalhadores, jovens e estudantes da capital.
Também participaram os membros da delegação do partido e do governo da República Popular da China, encabeçada por Zhao Leji, membro do Comitê Permanente do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da RPC, os membros do conjunto artístico da China, o embaixador extraordinário e plenipotenciário Wang Yajun e outros membros da embaixada chinesa na Coreia e os hóspedes chineses que permanecem aqui.
Uma vez declarada a abertura, foram interpretados os hinos nacionais da RPDC e da RPC.
Choe Ryong Hae fez um discurso.
Em nome do CC do PTC, do governo da RPDC e do povo coreano, deu calorosa boas-vindas à delegação do partido e do governo da RPC, que realiza uma visita oficial e de amizade à RPDC para participar na cerimônia de abertura do “Ano da Amizade Coreia-China” de 2024, que escreverá outra página esplêndida na história das relações de amizade Coreia-China, e ao conjunto artístico da China.
O estimado camarada Kim Jong Un e o respeitado camarada Xi Jinping declararam como “Ano da Amizade Coreia-China” este ano em que se acolhe o 75º aniversário de estabelecimento de vínculos diplomáticos com a vontade de desenvolver ainda mais as tradicionais relações de amizade e cooperação, fundamentadas no socialismo — apontou.
Acrescentou que a amizade Coreia-China é o patrimônio comum e o vínculo inquebrantável que se estabeleceu e desenvolveu à custa de sangue no longo percurso de cumprimento da causa pela independência anti-imperialista, a paz e o socialismo.
Nas terras de ambos os países, está impregnado o sangue dos mártires revolucionários conhecidos e desconhecidos que ofereceram sem hesitação alguma a sua juventude e vida pela liberdade e libertação dos povos irmãos e a integridade territorial e foram registrados muitos episódios louváveis, feitos com a amizade combativa e a fraternidade — recordou.
Continuou que as relações Coreia-China são mais valiosas e nobres não pela proximidade geográfica, mas porque foram estabelecidas e consolidadas no processo da árdua luta pela causa comum.
Mencionou que hoje em dia, a amizade Coreia-China acolhe uma nova era de apogeu graças à sábia direção e atenção especial dos líderes máximos de ambos os partidos e países.
Estamos celebrando em grande estilo o “Ano da Amizade Coreia-China” quando se dá firme continuidade à tradição de relações bilaterais e se manifesta plenamente a sua vitalidade e este fato constitui uma grande força motriz que impulsiona o desenvolvimento vertiginoso da amizade Coreia-China e potencia a cooperação e o apoio mútuo à causa socialista — acrescentou.
Quanto mais avançarem ambos os países em direção ao novo horizonte de construção de uma potência sob a bandeira socialista, tanto mais brutais se tornarão as ações obstrutoras dos imperialistas — afirmou e continuou que isso exige colocar em pleno jogo a amizade combativa e o poder da unidade que consolidaram de século em século ambos os partidos e países.
Expos a firme posição e vontade do PTC e do governo da RPDC de continuar a desenvolver vigorosamente os vínculos bilaterais de amizade que mantiveram a sua natureza apesar de todos os desafios e vicissitudes da história.
Zhao Leji seguiu-o na palavra.
Expressando a satisfação por inaugurar o “Ano da Amizade China-Coreia” juntamente com os camaradas coreanos neste ano do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos os países, estendeu a saudação cordial e excelentes votos ao partido, governo e povo da Coreia, em representação dos seus pares da China.
China e Coreia são amistosas vizinhas socialistas, ligados pelas mesmas montanhas e rios — apontou e continuou que se olharmos para o passado, ambas as partes compartilharam o mesmo destino, estabeleceram com sangue a grande amizade combativa e vieram defendendo os interesses comuns e a justiça da sociedade internacional unindo-se firmemente com toda sinceridade.
Apesar de qualquer mudança na situação internacional — prosseguiu — a tradicional amizade China-Coreia, forjada e desenvolvida pessoalmente pelos líderes da geração veterana de ambos os partidos e países, tornou-se mais profunda e firme com o passar do tempo, tornando-se uma riqueza preciosa.
O camarada Secretário-Geral Xi Jinping e o camarada Secretário-Geral Kim Jong Un indicaram o rumo e abriram a perspectiva dando continuidade aos feitos do passado e prevendo o futuro, de maneira que se preparassem a orientação fundamental e a inesgotável força motriz para o desenvolvimento das relações bilaterais — assegurou.
A parte chinesa está de coração contente pelos excelentes sucessos no desenvolvimento dos vínculos China-Coreia, alcançados no novo período e sob a nova situação — disse e sublinhou que o partido e o governo da China mantêm invariavelmente a orientação estratégica de defender, consolidar e desenvolver magnificamente as tradicionais relações de amizade bilateral.
Zhao Leji manifestou a inalterável vontade do partido e do governo da China de abrir na época atual uma nova página de amizade China-Coreia, ao materializar plenamente o consenso importante dos líderes máximos de ambos os partidos e países, aprofundar a confiança estratégica mútua e fomentar o intercâmbio e colaboração, por ocasião do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e do “Ano de Amizade China-Coreia”.
A seguir, foi oferecida a função conjunta das prestigiosas entidades artísticas dos dois países.
Levaram ao palco as peças de diferentes gêneros que os artistas de ambos os países prepararam com muita sinceridade para coroar significativamente a inauguração do “Ano da Amizade Coreia-China”.
Os executantes mostraram com seus dotes artísticos e harmonia os belos costumes de ambos os países e o nobre patriotismo e ímpeto revolucionário que seus povos manifestaram plenamente nas décadas de luta, tomando como fé a justiça e veracidade da causa socialista.
As peças oferecidas por eles aqueceram o ambiente do local do espetáculo.
A canção chinesa “Flameja ao vento a bandeira vermelha” e as coreanas “Nossa bandeira nacional” e “Será eterna a amizade Coreia-China” levaram ao clímax a função, demonstrando o caráter inabalável e invariável da amizade e solidariedade entre a Coreia e a China.
Os artistas enfatizaram em suas peças que será firme década após década a amizade Coreia-China, que é a vontade, a história e o futuro dos partidos, governos e povos de ambos os países.
A função arrancou fortes aplausos dos espectadores.
Foram entregues aos executantes os cestos de flores.
Choe Ryong Hae e Zhao Leji parabenizaram no palco os artistas pela função bem-sucedida e tiraram fotos com eles.