Pelo 105º aniversário de fundação da Associação Nacional Coreana
Pyongyang, 24 de março (ACNC) — Em 23 de março de 6 da era Juche (1917), o destacado dirigente do movimento de libertação nacional anti-japonês na Coreia, Kim Hyong Jik, estabeleceu no vale Hakdang da capital a Associação Nacional Coreano junto com os independentistas patriotas.
Sendo uma organização anti-japonesa clandestina de forte caráter revolucionário, a ANC visava alcançar a independência do país e construir um estado civilizado com as forças unidas da nação.
Ao contrário de outras entidades anti-japonesas, tinha raízes profundas nas amplas massas populares e era a maior e mais poderosa organização revolucionária clandestina no interior e no exterior.
A ANC contribuiu para preparar a base ideológico-espiritual para o desenvolvimento do movimento de libertação nacional anti-japonês, inspirando no povo coreano a firme convicção de forjar o caminho da nação com suas próprias forças e desenvolvendo dinamicamente as atividades para esclarecer as massas e armá-las com a consciência de independência nacional.
A formação da ANC foi um evento marcante que levou o movimento de libertação nacional coreano anti-japonês para o novo estágio de desenvolvimento unificado para realizar o nobre ideal de independência anti-imperialista e unidade nacional.