Delegação do partido e governo chineses chega a Pyongyang e se reúne com autoridades
Pyongyang, 12 de abril (ACNC) — Chegou no dia 11 à capital a delegação do Partido e do governo da República Popular da China, encabeçada por Zhao Leji, membro do Comitê Permanente do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da RPC, para realizar uma visita oficial e de amizade à República Popular Democrática da Coreia em cumprimento ao convite do CC do Partido do Trabalho da Coreia e do governo da RPDC.
Os membros da delegação chinesa são Liu Jianchao, chefe do Departamento de Ligação Internacional do CC do PCCh, Liu Qi, secretário-geral do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, Sun Yeli, Ministro da Cultura e Turismo, Ma Zhaoxu, vice-Ministro das Relações Exteriores, Li Fei, vice-Ministro do Comércio, Zhang Baoqun, subdiretor do Escritório de Cooperação Militar Internacional da Comissão Militar Central, Yang Weiqun, subchefe do Escritório Estatal de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e outros acompanhantes.
Reinava no Aeroporto Internacional de Pyongyang o clima de boas-vindas aos enviados de amizade da China.
A Guarda de Honra do Exército Popular da Coreia estava alinhada na área de estacionamento em frente ao terminal aéreo onde as bandeiras nacionais da RPDC e da RPC tremulavam.
Choe Ryong Hae, membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, primeiro vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, acolheu cordialmente a delegação chinesa.
Também receberam a delegação o secretário do Presidium da APS da RPDC, Ko Kil Son, o Ministro da Cultura, Sung Jong Gyu, o subchefe de departamento do CC do PTC, Mun Song Hyok, o vice-Ministro das Relações Exteriores Pak Myong Ho e a vice-Ministra de Relações Econômicas com o Exterior, Ryu Un Hae, bem como o embaixador extraordinário e plenipotenciário, Wang Yajun, e outros membros da embaixada chinesa na Coreia.
Uma trabalhadora entregou um buquê de flores a Zhao Leji.
A multidão deu uma calorosa boas-vindas aos amigos chineses agitando as bandeirinhas nacionais de ambos os países e os ramos de flores.
O vice-Ministro das Relações Exteriores coreano e os funcionários da Casa de Hóspedes do Estado Paekhwawon acolheram com prazer a delegação chinesa que vai se hospedar aqui.
A visita à Coreia da delegação chinesa marca um marco significativo para celebrar como o de amizade Coreia-China este ano do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, consolidar ainda mais nas alturas da nova era os laços de amizade e cooperação, fundamentados no socialismo, e intensificar a colaboração estratégica e tática para defender os interesses medulares comuns, de acordo com o nobre propósito dos líderes máximos de ambos os partidos e países.
O Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e o governo da República Popular Democrática da Coreia ofereceram na noite do mesmo dia no Palácio dos Congressos Mansudae um banquete em honra da delegação do partido e do governo da República Popular da China que realiza uma visita oficial e de amizade à Coreia.
Na ocasião foram convidados os membros da delegação chinesa, o embaixador extraordinário e plenipotenciário Wang Yajun e outros membros da embaixada da RPC na Coreia.
Estavam presentes Choe Ryong Hae, Ko Kil Son, Mun Song Hyok, Pak Myong Ho, Ryu Un Hae, e os funcionários interessados.
Choe Ryong Hae fez o primeiro discurso.
Ele disse que a visita à Coreia da delegação chinesa tem grande importância para coroar a abertura do “Ano de Amizade Coreia-China”, cujo início já foi declarado no início de janeiro pelos líderes máximos de ambos os partidos e países por meio da troca de mensagens de felicitações, e abrir uma nova página na história da amizade bilateral neste ano em que se completam 75 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
Apontando que não tem precedentes o caráter inabalável e invariável da amizade Coreia-China de longa história e tradição que foi estabelecida e consolidada com sangue na longa luta conjunta pela independência anti-imperialista e pelo socialismo, expressou a convicção de que ambas as partes fornecerão nova energia para levá-la ao estágio superior, ao intensificar substancialmente a troca e a cooperação em todas as esferas como política, economia e cultura neste ano significativo.
Zhao Leji foi o próximo a falar.
Ele adiantou que, por encargo do Secretário-Geral Xi Jinping e do CC do PCCh, realiza uma visita oficial e de amizade à Coreia e participará na cerimônia de abertura do “Ano de Amizade China-Coreia” liderando a delegação do partido e do governo da China.
Continuou que a amizade China-Coreia foi consolidada geração após geração, preparada e desenvolvida pessoalmente pelos líderes de geração veterana de ambos os partidos e países na luta revolucionária socialista e no processo de construção durante 75 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas.
Formulando votos por novos e maiores sucessos do povo coreano em todos os domínios da construção estatal, apontou que, juntamente com a parte coreana, a chinesa concederá muito mais bem-estar aos povos de ambos os países e contribuirá para a paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade da região, ao dar continuidade à amizade tradicional e aprofundar a cooperação de benefício mútuo tomando como guia os consensos importantes dos líderes máximos dos dois partidos e países.
Os participantes brindaram à saúde do estimado camarada Kim Jong Un e do respeitado camarada Xi Jinping e pelo desenvolvimento contínuo das relações entre ambos os países.
A recepção ocorreu em uma atmosfera camaradesca e amigável.
No mesmo dia, ocorreram as conversas entre Choe Ryong Hae e Zhao Leji.
Na ocasião estavam presentes o chefe do Departamento Internacional do CC do PTC, Kim Song Nam, e os funcionários interessados e Liu Jianchao, e outros membros da delegação do partido e do governo da China, e o embaixador Wang Yajun.
Os problemas para desenvolver ainda mais as tradicionais relações de amizade Coreia-China foram discutidos, ao dar um forte impulso à troca e cooperação em todas as esferas, como a política, economia e cultura, em acato ao nobre propósito dos líderes máximos de ambos os partidos e países que declararam como “Ano de Amizade Coreia-China” este ano significativo em que se acolhe o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
Além disso, opiniões sobre questões regionais e internacionais de interesse mútuo foram trocadas.
Em seguida, foi realizada a cerimônia de assinatura dos acordos entre os governos e órgãos da RPDC e da RPCh.