Discurso de encerramento de Kim Jong Un na II Conferência dos Secretários de Comitê de Base do PTC

Pyongyang, 1º de março (ACNC) — O estimado camarada Kim Jong Un proferiu o discurso de encerramento na II Conferência dos Secretários de Comitê de Base do Partido do Trabalho da Coreia.

Seu texto completo segue:

Camaradas secretários de organizações primárias do Partido:

A II Conferência de Secretários de Organizações Primárias do Partido do Trabalho da Coreia, de grande importância em nosso empenho de impulsionar vigorosamente a materialização das resoluções do VIII Congresso do Partido, foi celebrada com todo êxito, despertando expectativas excepcionais de todos os militantes e em meio ao fervor político elevado de todos os participantes.

Constitui um novo marco no trabalho de revitalizar todo o Partido conscientizando, estimulando e rearmando com ideias, propósitos e orientações estratégicas do Comitê Central os secretários de organizações primárias que têm a seu cargo as organizações de base e unidades de combate, e de materializar a direção do Partido sobre a construção socialista em seu conjunto.

O evento analisou e avaliou os trabalhos efetuados no último quinquênio para fortalecer as organizações primárias do Partido, assim como apresentou as tarefas importantes e vias práticas que enfrentam hoje tais secretários para o cumprimento satisfatório da sagrada missão de nossa agrupação política que existe para o povo e está a seu serviço.

Através da seriedade adotada em todo o transcurso do encontro pelos participantes, envolvidos nos tópicos abordados, senti seu ardente desejo de operar melhorias revolucionárias reais ao assimilar todas as ideias do Comitê Central e aplicá-las em suas tarefas, o que me proporciona uma grande satisfação.

A conferência ficará registrada indelevelmente na história da construção partidária como um evento de grande transcendência que preparou um guia de ação concreto e uma arma prática destinadas a consolidar as organizações primárias de todo o Partido e que enriqueceu novamente nossas teorias da construção partidária em consonância com as demandas da revolução em desenvolvimento.

Camaradas:

Neste evento, o Comitê Central lançou a ideia importante de que todos vocês sejam genuínos funcionários políticos de um Partido que existe para o povo e que lhe serve.

As organizações primárias diferem na composição de seus membros, nas tarefas que assumem e no escopo do trabalho que realizam, mas as tarefas fundamentais enfrentadas por seus secretários são idênticas e claras.

Que eles devem enaltecer e consagrar-se ao povo como se fossem sua autêntica mãe e honrado servidor e materializar de forma incondicional a política do Partido a seu favor é o espírito e a ideia essenciais deste evento.

Por mais excelente que seja a política do Partido e claras as maneiras de sua implementação, se as organizações primárias não cumprirem com seus deveres, tal política não será executada como é devido e, na mesma medida, a construção socialista avançará com lentidão para o seu triunfo.

É por isso que chamamos órgão de desenho o Congresso do Partido e unidades executoras as organizações primárias e eis aqui a importância que atribuímos ao papel de seus secretários.

A estes incumbe coincidir e subordinar todos os seus pensamentos e ações aos projetos, intenções, estratégias e táticas do Comitê Central, pois somente dessa maneira as tarefas que propõe se tornarão realidade uma após a outra e o povo perceberá de forma tangível.

Para eles não será nada fácil levar a caminhos de efeito a missão que assumem nestes momentos de grande dificuldade.

Corresponde-lhes sobrepor-se ao peso que carregam nas costas, conscientes a toda hora do espírito e das tarefas apresentadas pela conferência e ostentando uma disposição extraordinária, entusiasmo fervoroso e tenacidade.

Os novatos começarão tudo com ousadia, enquanto os veteranos trabalharão com o espírito inovador, renovando suas decisões.

Serão os primeiros a versar-se nas linhas e políticas do Partido, examinar, diagnosticar e tratar todos os assuntos tomando-as como pautas, assim como garantirão o progresso das tarefas de suas unidades e a execução exitosa da política do Partido com o estudo constante, a organização meticulosa, o trabalho político dinâmico e o exemplo.

Na atualidade, seu espírito partidário e revolucionário se expressa de forma eloquente em seu serviço incondicional e abnegado ao povo.

Nosso povo venceu e continua vencendo com perseverança todas as provações e dificuldades, confiando invariavelmente no Partido.

Para dar a um povo tão louvável e grandioso uma vida e benefícios invejáveis, nosso Partido assumirá mais responsabilidades e acelerará mais o avanço da revolução e da construção.

Mesmo nas péssimas circunstâncias que outras nações não poderiam aguentar um só dia, não nos limitamos a nos manter de pé, mas projetamos as metas e o futuro com ambição e certeza e as levamos à prática com resolução, com o objetivo de realizar com antecedência o ideal e o sonho seculares do nosso povo. Igualmente, desenvolvemos com energia a revolução de quadros em todo o Partido, para que nessa tarefa histórica eles cumpram com sua responsabilidade e dever como autênticos servidores do povo.

Os secretários de organizações primárias não esquecerão nem por um instante que o povo é a razão de seu ser e o objeto de sua entrega total.

Quanto mais o povo entende as circunstâncias do país e quanto menos expressa suas queixas, mais profundamente deve ir ao meio dele, retribuir suas expectativas com afeição apaixonada e devoção ardente, e aprofundar seu apoio e confiança no Partido.

As massas perceberão a fragrância e a atenção esmerada do nosso Partido como organização do povo e seu servidor, sempre que souberem ler seus pensamentos mais íntimos, tornarem seus os problemas dele e se esforçarem com sinceridade para resolvê-los.

Vale ressaltar que vocês devem ter presente que as massas não abrem seus corações nem os seguem se não se comportarem bem com elas.

Antes de educá-las, olharão a si mesmos no espelho, reformarão a consciência, se precaverão contra as mais insignificantes manifestações de abuso de autoridade, burocratismo e outros atos ilícitos e corruptos, e cultivarão com honestidade os traços próprios de um genuíno funcionário político do Partido.

Camaradas:

Grande é o nosso ideal, imensas são as nossas tarefas de luta e nada fácil é superar os desafios e obstáculos que impedem o nosso avanço e desenvolvimento.

As tarefas da época, que nós mesmos nos propusemos e assumimos, devemos cumpri-las sem falta por conta própria, com um novo esforço que supere o que dedicamos até hoje.

São comunistas verdadeiros aqueles que sabem sentir o júbilo autêntico da vida e encontrar o orgulho de fazer a revolução no serviço ao povo, ainda que este seja um caminho tortuoso que não foi percorrido por ninguém.

Todos os funcionários partidários, incluindo os secretários de organizações primárias, redobrarão a decisão e vontade, lutarão com audácia e resolução contra elementos que não sejam revolucionários nem combativos e materializarão a cada ano os projetos e políticas populares do Partido, mostrando, assim, ao povo seu aspecto metamorfoseado.

Exortando de forma combativa e enérgica os participantes deste evento e demais secretários de organizações primárias de todo o Partido a trabalhar com afinco para merecer sua honrosa condição de funcionários políticos de um Partido do povo e que lhe serve e assumir com dignidade sua grande responsabilidade, assim como para antecipar o devir de um futuro luminoso em que nosso grande povo desfrute plenamente de uma vida civilizada e acomodada, declaro encerrada a II Conferência de Secretários de Organizações Primárias do Partido do trabalho da Coreia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.