Tem lugar com solenidade a cerimônia de despedida de Hyon Chol Hae
Pyongyang, 23 de maio (ACNC) — Teve lugar com solenidade na tarde do dia 22 no Cemitério de Mártires Patrióticos na Comuna de Sinmi a cerimônia de despedida de luto do assessor geral do Ministério da Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia e Marechal do Exército Popular da Coreia, Hyon Chol Hae.
Esteve presente na ocasião o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente dos Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia.
Participaram na ocasião Choe Ryong Hae, Jo Yong Won, Kim Tok Hun, Pak Jong Chon e Ri Byong Chol, membros do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do PTC, os membros e outros suplentes do BP do CC do PTC, os integrantes da Comissão Militar Central do Partido, os altos comandantes do Ministério da Defesa Nacional e outros membros do Comitê Funerário Estatal, os funcionários do CC do PTC, os oficiais e soldados do EPC, assim como os familiares do falecido.
Estava hasteada a meio mastro a bandeira no cemitério e encontravam-se em fileiras os estandartes e a Guarda de Honra do EPC.
O estimado camarada Kim Jong Un acolheu na entrada do cemitério o caixão de Hyon Chol Hae junto com os membros do Presidium do BP do CC do PTC.
Subiu ao cemitério seguindo o caixão do falecido junto com os membros do Comitê Funerário Estatal e os familiares.
Antes da cerimônia de despedida, rendeu homenagem aos mártires enterrados no cemitério.
Quando a despedida de luto foi declarada, o Hino Nacional da RPDC foi solenemente executado.
Pak Jong Chon, membro do Presidium do BP e secretário do CC do PTC, proferiu uma palavra na ocasião.
Seguiu-se a cerimônia de enterro dos restos mortais de Hyon.
Foram lançadas 180 salvas em honra do célebre ativista político e militar, que fez aporte imperecível ao Partido, à revolução, à pátria e ao povo, como mostra de grande dor por se separar dele no tempo histórico quando o povo coreano alcança grande vitória com a convicção e vigor.
O estimado camarada Kim Jong Un jogou a terra sobre o caixão, suportando a tristeza por se despedir do estimado veterano da revolução a quem respeitava sinceramente.
Seguiram-lhe em fazê-lo os membros do Presidium do BP do CC do Partido e os familiares do falecido.
O Secretário-Geral recordou com emoção a vida sincera e abnegada do revolucionário veterano que apoiou em toda a sua vida com fé, consciência e obrigação moral o Partido e o líder.
Enquanto a música correspondente ressoava, foi colocada diante do túmulo a coroa de flores em nome do Secretário-Geral.
Foram depositadas as outras em nome do CC do PTC, da Comissão Militar Central do PTC, do Presidium da Assembleia Popular Suprema e do Conselho de Ministros da RPDC.
O Secretário-Geral guardou junto com todos os participantes um minuto de silêncio em memória do falecido que foi a firme raiz de nosso grande Estado com sua vida revolucionária e proezas imortais.
Cada vez que penso no árduo trajeto do Songun percorrido pelo Dirigente Kim Jong Il, vem primeiro à minha mente a imagem do camarada Hyon Chol Hae que assessorou mais de perto e sempre com fidelidade a liderança do Dirigente sendo sua sombra e competente assessor político e militar — disse e acrescentou que a vida de soldado revolucionário, que brilha na sagrada história do líder, é o melhor exemplo de vida mais valiosa.
Ele ressaltou que, embora Hyon tenha falecido, seu nome será sempre lembrado junto com o nome respeitável do Dirigente e seu nobre espírito será eterno junto com a causa triunfante de nosso Partido e com o desenvolvimento deslumbrante de nosso Estado e das forças armadas da República.
Hyon, revolucionário constante que foi muito fiel à ideia e causa revolucionárias do CC do Partido até o último batimento de seu coração, estará sempre presente na memória do grande líder e no coração do povo coreano e dos oficiais e soldados do EPC que avançam a passos firmes para a vitória final da revolução do Juche.