Coreia do Norte

Realizam-se funerais de Kim Ki Nam

Pyongyang, 10 de maio (ACNC) — Teve lugar no dia 9 na capital com honras do Estado os funerais do ex-secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Ki Nam, laureado com as Ordens Kim Il Sung e Kim Jong Il e de Herói do Trabalho.

Na Casa de Sojang, onde repousava o caixão do falecido, via-se a bandeira hasteada a meio mastro e estavam alinhados os guardas de honra do Exército Popular da Coreia.

A sede dos funerais estava imersa no clima de pesar pela perda do apreciado revolucionário veterano e importante funcionário do setor ideológico do partido que dedicou tudo de si para o fortalecimento e desenvolvimento do PTC e a prosperidade da digna e poderosa RPDC.

Chegou ao local o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente dos Assuntos Estatais da RPDC.

Estiveram presentes na ocasião os membros do Presidium do Bureau Político do CC do PTC e os outros e os suplentes do BP do CC do PTC e demais integrantes do comitê funerário estatal, os funcionários do CC do PTC, os comitês do PTC nas províncias e as instituições das forças armadas e os familiares do falecido.

Realizou-se a cerimônia de retirada do caixão para o enterro.

Enquanto tocava a música fúnebre, o presidente do comitê funerário estatal, Kim Jong Un, guardou um minuto de silêncio em memória do falecido com a tristeza por ter perdido o funcionário fiel ao PTC, revolucionário consequente e ilustre ativista político.

Foi retirado o caixão para o enterro.

Os guardas de honra o cobriram com uma bandeira vermelha recolhendo a homenagem dos militantes partidários, habitantes e oficiais e soldados do Exército Popular de todo o país.

O estimado camarada Kim Jong Un despediu-se do caixão expressando novamente o profundo pesar.

Ao passar o carro fúnebre pelas ruas da capital, numerosos cidadãos expressaram condolências muito doloridos por se despedirem de Kim Ki Nam que foi muito fiel à causa do Partido em toda a sua vida e deixou marcas notáveis e forte impressão na obra pela prosperidade da pátria e o crescimento espiritual e cultural do povo.

O carro atravessou o recinto da sede do CC do PTC, supremo Estado-Maior da revolução coreana, onde flamejava a vitoriosa e gloriosa bandeira do Partido.

Os funcionários do CC do PTC despediram-se do carro entristecidos por se separarem do veterano fiel do PTC que fez grande contribuição à histórica causa de identificação de todo o Partido e toda a sociedade com a ideia revolucionária do líder trabalhando mais de 60 anos nos cargos importantes do CC do PTC.

Teve lugar no Cemitério de Mártires Patrióticos na Comuna Sinmi a cerimônia de despedida do luto.

Esteva presente na ocasião o estimado camarada Kim Jong Un.

Estavam alinhados os guardas de honra do EPC para receber o caixão.

O Secretário-Geral o acolheu na entrada do cemitério junto com os membros do Presidium do BP do CC do PTC.

Atrás dos restos do falecido, ele subiu ao cemitério junto com os membros do comitê funerário estatal e os familiares do falecido.

Uma vez declarada a cerimônia, tocou-se o hino nacional da RPDC.

A despedida do luto ficou a cargo de Ri Il Hwan, membro do BP e secretário do CC do PTC.

Ri disse que é difícil encontrar um revolucionário veterano como Kim Ki Nam que defendeu a justeza de nossa ideia e causa com a postura sempre fiel que caracterizava o importante funcionário do setor ideológico do Partido que, durante mais de 60 anos, veio conservando a linhagem da revolução coreana e impulsionando seu cumprimento.

Crescido como intelectual da nova Coreia e importante funcionário do Partido sob os cuidados do Presidente Kim Il Sung, foi sempre fiel ao seu líder, o que é a impressão mais forte que nos deu sua vida — apontou e prosseguiu:

O falecido, que pôde receber e continuar apenas sob os cuidados do Partido e do líder sua vida política e física, dedicou tudo de si ao cumprimento da histórica causa para transformar todo o Partido e toda a sociedade segundo o Kimilsungismo-Kimjongilismo.

Tendo de nascimento a honestidade e fervor incomum, Kim pôde realizar méritos excepcionais com sua capacidade inigualável no setor ideológico que não pode ser ocupado por qualquer um.

Sua lealdade ilimitada à ideia e causa do Partido estava perfeitamente combinada com sua honestidade e retidão, o que transforma sua vida em um exemplo para as gerações futuras.

O estimado camarada Kim Jong Un subiu ao topo do monte Paektu junto com Kim Ki Nam na velhice para lhe dar ânimos mentais e enviou uma emocionante mensagem escrita por ocasião do 85º aniversário dele que trabalhou muito tempo no cargo responsável por gerir o trabalho ideológico de todo o Partido.

Na ocasião do 90º aniversário de seu aniversário, o Secretário-Geral concedeu-lhe o título de Herói do Trabalho, a maior honra para o cidadão da RPDC, levando sua vida ao auge da glória e felicidade.

Com o desejo de retribuir os favores do benfeitor da vida, Kim Ki Nam não parou de escrever, apesar de sua idade nonagenária, os livros para transmitir as verdades da história de que ele foi testemunha ocular.

Embora sofresse de uma doença muito grave, costumava pedir que apoiassem bem o estimado camarada Kim Jong Un, recolhendo sua vontade também.

Ao fim, Ri expôs a decisão de seguir fielmente a orientação do estimado camarada Kim Jong Un para a culminação da revolução de Juche à qual o falecido dedicou toda a sua força física e mental.

Nosso consolo para o falecido será precisamente o cumprimento fiel de nossa missão e dever que assumimos perante o Partido, a revolução, a pátria e a posteridade — concluiu.

Realizou-se a cerimônia de enterro dos restos.

Foram disparadas 180 salvas em honra ao ilustre ativista político que acumulou méritos excepcionais perante o Partido e a pátria.

O estimado camarada Kim Jong Un jogou terra sobre o caixão do falecido despedindo-se deste veterano apreciado do Partido e da revolução.

Fizeram-no também os membros do Presidium do BP do CC do PTC e os familiares.

O Secretário-Geral mostrou-se muito entristecido recordando a nobre vida do revolucionário veterano que defendeu com firmeza a justeza de nossa ideia e causa.

Enquanto ressoava a música da ocasião, foi depositada diante do túmulo a oferenda floral em nome do estimado camarada Kim Jong Un.

Além disso, foram colocadas as outras em nome do CC do PTC, do Presidium da Assembleia Popular Suprema e do Conselho de Ministros da RPDC.

O Secretário-Geral guardou um minuto de silêncio em memória de Kim Ki Nam junto com todos os participantes.

Disse com emoção que se pôde levar adiante a causa revolucionária do Juche mesmo em meio aos ventos e marés da história graças aos revolucionários veteranos como Kim Ki Nam que contribuiu muito para assentar a pedra angular de existência e desenvolvimento do Partido e do Estado e deu grande alento a todos com sua verdadeira vida revolucionária e méritos imperecíveis.

Suas nobres qualidades dão o exemplo da vida de fidelidade e patriotismo — apontou e continuou que seu espírito valioso será eterno junto com a causa do PTC e a história de fortalecimento e desenvolvimento vertiginosos do grande Estado.

Prestou homenagem a todos os mártires que coroaram as décadas de libertação, defesa e prosperidade da pátria com o sacrifício e abnegação patriótica no longo trajeto desde o início da revolução coreana até o presente.

Graças à nobre obrigação moral do grande Comitê Central do Partido que, partindo de seu caloroso amor e confiança, atende até o final e glorifica a vida dos soldados revolucionários, os méritos dos mártires ficarão para sempre na memória da pátria e do povo e se logrará sem falta a vitória da causa revolucionária do Juche, a comunista, que desejavam eles.

Em vídeo