IV Conferência de Chefes e Instrutores Políticos de Batalhão do EPC
Reunião histórica que preparou novo ponto de virada para converter em tropas de elite as forças armadas da RPDC
Realizada a IV Conferência de Chefes e Instrutores Políticos de Batalhão do EPC
Pyongyang, 18 de novembro (ACNC) — Teve lugar solenemente na capital a IV Conferência de Chefes e Instrutores Políticos de Batalhão do Exército Popular da Coreia no momento histórico em que este corpo armado ostenta sua honra e temperamento de luta como forças armadas do Partido do Trabalho da Coreia, guarda de defesa do poder da RPDC e verdadeiro exército do povo à frente do esforço pelo país próspero e o exército poderoso que dirige à vitória o grande Comitê Central do PTC.
Este evento, o quarto de seu tipo na história de construção do exército Jucheano, tem suma importância em impulsionar energicamente a conversão das forças armadas revolucionárias nas de elite, ao trazer melhoria substancial e radical no fortalecimento dos batalhões elevando ao máximo o papel dos comandantes desta unidade diretiva de base e a principal de combate do EPC, segundo o exigido pela prática do processo revolucionário que urge defender com firmeza a soberania, dignidade e honra da Pátria e do povo e acelerar o desenvolvimento integral pela prosperidade do Estado frustrando as ameaças e desafios de toda índole das forças hostis.
Todos os chefes e instrutores políticos de batalhão do EPC se reuniram em Pyongyang, onde está situado o CC do Partido, que tanto ansiavam nos dias de serviço militar coroados com fidelidade e méritos, e se encontra o querido Comandante Supremo a quem apoiam com consciência limpa e sinceridade no caminho de potencializar por todos os meios a pedra angular do potencial militar.
Quando os participantes passavam pelas ruas da capital, os moradores deram boas-vindas com mãos erguidas a eles que trabalharam com abnegação dedicando sua juventude valiosa na trincheira avançada em defesa da pátria e dos interesses do Estado e dos campos de grandes construções pela felicidade do povo.
A conferência teve lugar nos dias 14 e 15.
Este evento analisou e fez balanço geral dos êxitos e experiências obtidos na luta da década passada para materializar o espírito de sua edição anterior e discutiu as tarefas e vias para manter a perfeita capacidade de execução de guerra e a disposição completa para a batalha e fortalecer como coletivos superpoderosos todos os batalhões do EPC para que possam cumprir bem sua missão histórica que lhes foi atribuída pelo Partido e a revolução.
Participaram na ocasião os chefes e instrutores políticos de batalhão das forças armadas da RPDC e os comandantes de órgãos militares e políticos de diferentes níveis.
Tomaram assentos da tribuna o Ministro da Defesa Nacional da RPDC, No Kwang Chol; o chefe do Estado-Maior-Geral do EPC, Ri Yong Gil; o chefe da Direção Política Geral do EPC, Jong Kyong Thaek; e os altos comandantes dos órgãos militares e políticos de todos níveis e os comandantes e funcionários políticos que realizaram méritos no fortalecimento do batalhão.
Foi transmitida a mensagem da Comissão Militar Central do PTC enviada aos participantes intitulada “Asseguremos a causa da construção do exército poderoso com o avanço seguro no fortalecimento dos batalhões”.
Em sua carta, a CMC se referiu ao desempenho vanguardista e patriótico dos chefes e instrutores políticos de batalhão, registrado em cada passo por todas as vitórias das forças armadas Revolucionárias, que vieram defendendo firmemente a dignidade e tranquilidade da pátria e do povo enfrentando com iniciativa não só os desafios militares, que atentavam contra a soberania e segurança do Estado, mas também as crises inesperadas que ameaçavam a vida e bens do povo.
Graças a tais combatentes revolucionários tão excelentes que sustentam o fortalecimento do batalhão, é sólida a base de nossas forças armadas poderosas e invencíveis e estão garantidas a segurança do Estado e o avanço da revolução — avaliou.
Hoje em dia, em que se encara a nova etapa de construção de um exército poderoso, o PTC apresenta o fortalecimento de batalhão como chave da tarefa de potencializar todo o EPC, a partir da posição e papel dessa unidade que se tornam cada dia mais importantes na atualidade — apontou.
Esclareceu as tarefas importantes e medidas práticas que se apresentam nos trabalhos dos chefes e instrutores políticos para converter seus batalhões nos firmes na ideia e convicção, que apoiam com fidelidade absoluta e acatam incondicionalmente a direção do CC do Partido sobre o exército, e nas tropas de elite que têm o firme espírito de combate, a perfeita disposição para a guerra e a férrea disciplina.
O relatório da ocasião foi apresentado pelo Ministro da Defesa Nacional, No Kwang Chol.
Ao recordar os dias em que o EPC se fortaleceu como punho de aço da Coreia do Juche e ente de força absoluta apoiando à frente a grande causa do PTC pelo país próspero e exército poderoso, qualificou-o de um tempo orgulhoso que pôs de pleno manifesto a justeza e vigência da ideia do estimado camarada Kim Jong Un de dar importância ao batalhão e fortalecê-lo.
Desde o tempo inicial de sua orientação sobre o exército, o camarada Kim Jong Un atribuiu grande importância à posição e papel que os batalhões desempenham no trabalho de fortalecer o EPC — apontou e prosseguiu:
Apresentou um programa imperecível para incrementar por todos os meios o poderio político-militar do batalhão quando participou da III Conferência, efetuada há agora 10 anos, e dirigiu sabiamente a luta por garantir a superioridade político-militar do EPC, ao forjar os batalhões de todo o EPC como destacamentos de elite capazes de subjugar de maneira esmagadora a qualquer inimigo.
Em suas vivências da última década, os oficiais e soldados do EPC aprenderam a verdade de que graças ao grande comandante, continua com firmeza a história vitoriosa do poderoso exército revolucionário, imbuído de dignidade e fama, junto com o trajeto orgulhoso de fortalecimento de batalhã,o e se abre um horizonte promissor para as forças armadas revolucionárias do Juche.
Como resultado do elevado entusiasmo revolucionário e esforços abnegados dos chefes e instrutores políticos de batalhão que vieram apoiando com fidelidade a ideia do camarada Kim Jong Un de dar importância aos batalhões e fortalecê-los, obtiveram-se sucessos valiosos na luta para cumprir as tarefas importantes, apresentadas na edição anterior da mesma conferência.
Fez-se um temperamento ideológico-espiritual de todos os oficiais e soldados de batalhão a concepção sobre a revolução e a vida de que não há felicidade maior do que viver ansiando sempre pelo camarada Kim Jong Un e compartilhando com ele o mesmo propósito, e todos os batalhões se prepararam melhor como fileiras vanguardistas que apoiam fielmente e acatam incondicionalmente à ideia e direção do CC do Partido.
Ao colocar grande empenho no aumento da combatividade de seus batalhões com sua conduta exemplar, todos os seus chefes e instrutores políticos alcançaram um avanço notável nos preparativos para a guerra, orientados a adquirir a perfeita capacidade de combate com que podem cumprir rápida e exatamente qualquer missão no tempo de emergência.
Criaram-se também experiências excelentes nos trabalhos para converter os batalhões e companhias nas unidades cheias de fraternidade que os soldados tomam como seus povoados e casas natais.
Será impossível formar os batalhões como fileiras mais seletas que convenham à honra e prestígio do exército poderoso se seus comandantes trabalharem com o empenho extraordinário e combatividade tendo sempre presente a confiança e esperança que lhes deposita o Partido — assinalou o orador.
Analisou e fez balanço dos desvios que devem ser superados sem falta no caminho de fortalecimento do batalhão.
Chama aos chefes e instrutores políticos de batalhão a nova época da luta que acolheu a importante fase de virada na trajetória de desenvolvimento incessante das forças armadas revolucionárias — destacou e exortou-os a propiciar o novo tempo de auge e salto para o fortalecimento de batalhão e potencial militar na grande época de Kim Jong Un ao trabalhar com total entrega para cumprir suas responsabilidades mantendo o orgulho e honra de estar na vanguarda de cumprimento da causa do Partido para a construção do exército poderoso.
Em seguida, ocorreram intervenções.
Foram divulgados os sucessos e experiências adquiridos nos trabalhos para consolidar os batalhões como entidades ideológica e politicamente puras, que compartilham a mesma ideia, propósito e passos com o CC do Partido, e como fileiras vanguardistas que defendem intransigentemente esta instância partidária, e para preparar seus oficiais e soldados como combatentes valentes que possuem a coragem incomparável e a perfeita capacidade de combate, assim como nos dias de incansáveis esforços mentais e físicos para melhorar as condições de vida dos soldados com a mentalidade de servi-los com inteira disposição.
Houve a análise e balanço de uma série de desvios e lições relatadas pela falta da consciência de que a combatividade de batalhão se garante com a ideia, convicção e capacidade de seus chefes e instrutores políticos.
Dedicaremo-nos por inteiro ao melhoramento da consciência política e da capacidade de trabalho, tendo sempre presente que tanto a situação da guerra, que decide o destino da Pátria e a revolução, como o cumprimento ou não dos projetos ambiciosos para o desenvolvimento integral do Estado dependem inteiramente do grau de preparação de batalhões e do desempenho de seus comandantes — afirmaram e juraram preparar-se como comandantes aguerridos e competentes de campanha e ação, que chamará primeiro o Comandante Supremo para confiar a vanguarda de avanço, e dar um impulso forte ao incremento da combatividade do batalhão.
Em seguida, foi realizada a cerimônia de outorgamento de condecorações do Partido e do Estado aos chefes e instrutores políticos de batalhão que contribuíram para o fortalecimento de sua unidade.
O chefe da Direção Política Geral do EPC, Jong Kyong Thaek, leu o decreto do Presidium da Assembleia Popular Suprema da RPDC.
O diploma de honra do Secretário-Geral do PTC Kim Jong Un foi concedido a Pak Yong Nam, Jo Song Jin, Kim Song Jin e An Tong Hyok.
Foram conferidas a Ordem Bandeira Nacional de 1ª classe a 6; a Ordem do Trabalho a 2; a Ordem Bandeira Nacional de 2ª classe a 11; a de 3ª a 14; e a Medalha do Mérito Militar a 6.
A sede do outorgamento foi aquecida pela gratidão e juramento ao Secretário-Geral que fez outorgar condecorações estatais aos chefes e instrutores políticos comuns que não fizeram nada além de cumprir a missão sagrada e dever que correspondem a um comandante do exército revolucionário.
Na tarde do dia 15, o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente dos Assuntos estatais da RPDC, visitou a sede do evento.
Os oficiais do MD, os chefes das grandes unidades combinadas do EPC e outros altos comandantes militares e políticos receberam cortesmente o Comandante Supremo das Forças Armadas da RPDC que veio com grande afeto e confiança apreciando tanto este evento, embora estivesse muito ocupado por dirigir à frente a luta para defender a soberania nacional, alcançar a prosperidade estatal e fomentar o bem-estar do povo, assumindo todos os assuntos importantes da pátria e da revolução.
Quando ele saiu na tribuna ao som da música de boas-vindas, os participantes aplaudiram o grande defensor do Estado e invencível General de aço.
Kim Jong Un respondeu com uma saudação militante à aclamação dos reunidos que consolidam a pedra angular de fortalecimento do potencial militar dando provas de sua fidelidade, patriotismo, consciência limpa, abnegação e empenho nas unidades de base das forças armadas revolucionárias.
Em seguida, proferiu um discurso programático intitulado “Sobre a situação criada e as tarefas dos chefes e instrutores políticos de batalhão das Forças armadas da República”.
Ao avaliar o patriotismo e fidelidade dos participantes que guiam os soldados e trabalham com abnegação vivendo no grande mundo que formam o Partido, a revolução, a pátria e o socialismo, agradeceu reiteradamente a eles que constituem uma grande força e suporte para o Partido por sua luta audaciosa para preparar seus batalhões como tropas de elite, valentes e perfeitas no cumprimento de qualquer missão.
Revelou o caráter ameaçador do furor conflitivo militar anti-RPDC dos EUA, da República da Coreia fantoche e outras forças hostis que levaram à pior fase o estado de tensão da Península Coreana, zona mais quente do mundo, e apresentou às unidades de distintos níveis das forças armadas o slogan combativo que chama a concentrar todas as forças em completar os preparativos de guerra, de acordo com o exigido pela revolução e a situação atual.
Salientou a importância que reveste a tarefa de preparar bem os batalhões para acelerar, face à guerra, a ampliação da superioridade político-militar e a combatividade das forças armadas regulares e outras demais da RPDC, e esclareceu a posição e papel de batalhão e o dever principal de seus chefes e instrutores políticos.
Transformar todos os batalhões nos que sabem agir e combater assim que receberem uma ordem, em vez de falar e fazer juramento, e nos onipotentes capazes de cumprir perfeitamente qualquer missão – tal é o objetivo que devem alcançar todas essas unidades de nossas forças armadas e o espírito desta conferência — disse e exortou encarecidamente a todos a trabalhar com total dedicação para imprimir melhoramento substancial e radical no incremento da capacidade de combate real dos batalhões e para defender o Estado e o povo e adiantar a vitória orgulhosa na guerra valendo-se do formidável dissuasivo militar, preparado durante longo tempo, bem conscientes da nobre missão e dever atribuídos pelo Partido e pela revolução.
Terminado o discurso, todos os participantes voltaram a aclamar o grande comandante que lhes preparou o programa de execução infalível que ensina a via acertada de desenvolver todos os batalhões do EPC, de acordo com a exigência da construção de um exército poderoso na nova época, como fileiras combativas de flor e nata que armadas com a ideia e vontade revolucionárias do PTC, podem vencer de maneira esmagadora, tanto no ideológico e espiritual, a qualquer inimigo poderoso e encarnam a bravura peculiar do nosso exército valente e imponente com grande combatividade.
Reinavam na sede do evento a vontade extraordinária e fervor combativo de todos os reunidos de lutar em risco de vida pelo grande camarada Kim Jong Un, pela supremacia eterna de nosso Estado e pela tranquilidade e felicidade de nosso povo.
Foi ministrado nos dias 16 e 17 um cursilho para os participantes com o objetivo de fazê-los compreender a fundo a ideia principal e essência do discurso de Kim Jong Un.
Vários problemas importantes e prementes foram tratados, como defender e glorificar as façanhas indeléveis acumuladas por Kim Jong Un no fortalecimento do batalhão e canalizar todas as forças para a tarefa de completar os preparativos de guerra nos batalhões, conforme exigido pela situação dada e pela guerra moderna.
Através do cursilho, os participantes voltaram a se dar conta de quão importantes são a posição e tarefas de batalhão, órgão de comando de base que realiza a guia do Partido sobre o exército, no cumprimento da missão sagrada de nossas forças armadas revolucionárias de defender a soberania nacional e o povo, e aprenderam as vias concretas e métodos corretos com que poderão conseguir um avanço evidente no fortalecimento de batalhão.
Esta conferência se registrará em letras douradas na história de construção do exército jucheano como evento significativo que preparou novo ponto de virada para converter todos os batalhões do EPC em um baluarte inexpugnável que defende intransigentemente o CC do PTC, punho de aço que resguarda a soberania nacional e espada bem afiada que extermina o inimigo, e para desenvolver nossas forças armadas revolucionárias como as mais poderosas com perfeita capacidade de cumprir a guerra e como vanguarda invencível que forja a nova época de prosperidade do Estado.