Coreia do NorteDiplomacia

Embaixador russo na Coreia oferece um banquete

Pyongyang, 11 de dezembro (ACNC) — Com motivo da ratificação do Tratado sobre a Cooperação Estratégica Abrangente entre a RPDC e a FR, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação Russa na República Popular Democrática da Coreia, Alexandr Matsegora, ofereceu, no dia 10, um banquete.

Ao evento, foram convidados Choe Ryong Hae, membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema da RPDC, o secretário do CC do PTC, Ri Il Hwan, a Ministra de Relações Exteriores da RPDC, Choe Son Hui, o chefe da Direção Política Geral do Exército Popular da Coreia, Jong Kyong Thaek, a subchefe de departamento do CC do PTC, Kim Yo Jong, bem como os funcionários interessados.

Estiveram presentes os membros da embaixada russa na Coreia.

Em seu discurso, o diplomata russo disse que se reuniram para celebrar o evento importante que desempenhará um papel histórico nas relações Rússia-Coreia.

Referiu-se que o pacto entrou em vigor desde o dia 4 de dezembro quando se trocaram as atas de ratificação deste tratado.

A Coreia e Rússia vêm se esforçando para colocar seus vínculos amistosos no nível de aliança perfeita partindo do interesse principal de ambos os países e povos, a preservação da paz e segurança do continente euroasiático e a necessidade de estabelecer uma nova ordem global, baseada na justiça e igualdade de todos os países — recordou e apontou a necessidade de apoio mútuo e realização de cooperações benéficas para ambas as partes em todas as esferas como política, economia, cultura e assuntos militares, de acordo com o novo tratado.

Em particular, as Cúpulas em Vladivostok, o Cosmódromo Vostochny e Pyongyang estreitaram a amizade e confiança mútua dos líderes de dois países e aprofundaram a fraternidade autêntica e a amizade combativa entre ambas as partes, exaltou e agradeceu a solidariedade e o apoio absoluto do povo coreano.

Destacou que este grande evento constitui para os amigos uma alegria e, para os inimigos, a inquietação e pavor.

Seguiu-se a chefe de diplomacia da RPDC.

No momento em que as relações bilaterais estão em um ponto de virada importante no trajeto de seu desenvolvimento, definiu-se a via estratégica a seguir pelos dois países e rubricou-se novo tratado interestatal que faz convencer mais de sua vitória — iniciou a oradora e acrescentou que isto se deve inteiramente à clarividência extraordinária e à vontade e decisão políticas dos chefes de Estado de dois países.

Apontou que o tratado serve como força motriz que possibilita levar à prática, além do anseio de ambos os povos, o projeto ambicioso das Direções Estatais dos dois países de situar as relações bilaterais em uma nova altura estratégica, defender com firmeza o ambiente de segurança da região e do resto do mundo de acordo com o interesse comum e construir Estados poderosos.

Expôs a posição invariável do governo da RPDC de aprofundar e diversificar as cooperações com a Rússia e desenvolver sem cessar o vínculo de amizade Coreia-Rússia, em consonância com o nobre propósito dos chefes de Estado de ambos os países e com o espírito do Tratado.

Expressou sua convicção de que o exército e povo russos valentes alcançarão a vitória na justa causa de defender os direitos soberanos e segurança do país e construir um mundo multipolar independizado, dando prova da unidade compacta em torno do respeitado Presidente Putin.

Os participantes na recepção brindaram pela saúde dos estimados camarada Kim Jong Un e Vladimir Vladimirovich Putin e pelo fortalecimento e desenvolvimento incessantes das tradicionais relações de amizade e cooperação entre os dois povos.