Coreia do sul faz novos disparos perto da fronteira; Coreia do norte responde com disparos de artilharia massivos
Publicada declaração do porta-voz do Estado-Maior-Geral da EPC
Pyongyang, 5 de dezembro (ACNC) — O porta-voz do Estado-Maior-Geral do Exército Popular da Coreia publicou hoje a seguinte declaração:
Entre as 8h30 e as 15h50 do dia 5 de dezembro, observou-se que o lado inimigo disparou em direção ao sudeste a partir da comuna de Iphyong, do condado de Cholwon, da província de Kangwon do Sul dezenas de projéteis que supõem-se ser de lançadores de foguetes reativos.
O Estado-Maior-Geral do Exército Popular da Coreia emitiu às unidades da frente do EPC a ordem urgente de manter a perfeita prontidão de vigilância e contra-ataque rápido e, ao mesmo tempo, que as unidades das frentes oriental e ocidental que realizassem disparos de artilharia de combate com mais de 130 obuses em direção às águas marítimas entre 15h e 16h com o propósito de advertência de resposta.
O EMG do EPC volta a expor claramente a sua posição de acertar as contas, caso por caso, com todos os atos provocativos do inimigo e responder com ações militares sempre resolutas e avassaladoras.
A parte inimiga deve interromper imediatamente suas ações militares que agravam a tensão nas proximidades da frente que pode ser observada a olho nu.
Advertimos seriamente o lado inimigo a se controlar, em vez de acender desnecessariamente a chama da escalada de tensão nas áreas de frente.