Coreia do norte vista do espaço (Verdade ou Mentira?)
Você já viu na Internet ou na televisão a famosa imagem de satélite da Península Coreana durante a noite, contrastando a Coreia do sul (exibindo como capitalismo é bom e traz desenvolvimento!) com a Coreia do norte (mostrando como o comunismo é atrasado e improdutivo!).
Vamos abordar 8 pontos neste artigo para refutar um argumento e convidá-lo, independente de qual espectro político pertença, a ler o mesmo por completo. Quero mostrar que você pode ser contra o socialismo e a Coreia do norte sem cair ou usar as mentiras e manipulações midiáticas.
1. Qual é a verdadeira imagem?
Existe fotos de satélites de anos antes dos EUA começarem uma caça as bruxas contra a Coreia do norte:
Na verdade, essa foto acima foi publicada de forma propagandística primeiramente com o intuito de mostrar a diferença de desenvolvimento da Coreia Popular com a República da Coreia.
Quem diria, hein? Uma foto produzida para ser usada em propaganda anti-comunista hoje em dia é escondida por eles, afinal mentir é mais rápido e fácil.
Abaixo algumas edições falsas porém bem comuns de se achar na internet e nos grandes jornais que propagam, sem nenhuma responsabilidade com a desinformação que geram.
Uma dica é: para identificar as fotos falsas com facilidade, basta analisar a iluminação perto da fronteira com a Coreia do sul, qye é uma região bem mais iluminada do que a própria Pyongyang, é uma linha de holofotes grande que tem dois lados separando a Zona Desmilitarizada, e se você não achar então significa que é uma edição completamente amadora que nem se ateve a detalhes tão importantes.
Todos afirmam estar seguindo as imagens tiradas nos últimos anos, mas nelas vemos nitidamente que as luzes não coincidem. Nas primeiras vemos que há luz em todas as cidades, mesmo que de maneira sutil e havendo uma concentração na região da capital Pyongyang.
Curiosamente nas últimas imagens vemos que não há luz nem na capital, estando o país inteiro no escuro.
Algumas fotos tem mais luz em alguns lugares, mas em outros como a fronteira, estão escuros… será que esqueceram de ligar as luzes da zona desmilitarizada da RPDC?
2. Geografia da Península Coreana
Uma questão de suma importância e que não pode ser ignorada nessa discussão é a geografia da Península Coreana. Vamos observar o mapa físico de ambas Coreias:
Como podemos observar, existe uma cordilheira que atravessa a península, afetando principalmente a Coreia do norte. Se voltarmos à imagem do satélite, vemos que na parte por onde passa a cordilheira na parte Sul há pouca luz.
Agora se observamos a parte Norte, veremos que a cordilheira ocupa cerca de 80% da superfície norte-coreana e, além disso, vemos que as montanhas são bem mais elevadas. Então não é que não há luz nessas áreas, a questão é que as pessoas não vivem nelas.
3. Imagens de cidade por cidade
· Pyongyang:
· Hamhung:
· Hoeryong:
· Nampho:
· Wonsan:
· Chongjin:
· Rason:
· Kaesong:
· Samjiyon:
4. Quem fornece a imagem de satélite?
A imagem de satélite é fornecida pela NASA, uma agência do governo norte-americano, país que segue em guerra com a Coreia do norte.
Como se isso não fosse o suficiente, os dois países possuem ideologias concorrentes: o socialismo da RPDC contra o capitalismo dos EUA.
Essa imagem não poderia ser uma guerra de propaganda? Se a Coreia do norte mostrasse uma imagem por um de seus satélites de um território norte-americano escuro, você acreditaria nela? Bom, aqui o oposto é verdadeiro.
5. Manipulação e censura prévia
Em ocasiões anteriores, para preservar seus interesses, vários lugares do mundo tiveram suas imagens via satélite adulteradas/censuradas. Vamos exemplificar alguns desses casos:
Palácio Real de Amsterdam
Base militar de Vlissingen
Aeroporto Minamitorishima
Base Aérea de Volkel
Regimento Estratégico de Transmissões Número 22 (RETES22), em Madrid. Imagem que não está em concordância com seu entorno e que, se a aproximarmos, veremos que há imagens sobrepostas:
E no Bing, podemos observar que a mesma imagem está censurada:
Reservas Militares de Xinshe (Taiwan), outra imagem com sobreposição
Norte do HAARP dos EUA
6. Exportação de Energia
A Coreia do norte, apesar da mídia dizer que não tem eletricidade e que vive no escuro, exporta 5% de sua sua energia segundo o Banco Mundial:
7. O livro “A Country of Cities”
Se considerarmos o livro “A Country of Cities” (Um país de cidades), podemos observar uma imagem de satélite totalmente diferente das que estamos acostumados a ver, com ambas as Coreias brilhantes.
Esqueceram de escurecer a Coreia do norte?
8. O futuro da eletricidade na Coreia
Atualmente, a Coreia do norte está realizando um projeto para um aumento em grande escala na produção de eletricidade e, para isso, já construiu nada menos que 9 usinas hidrelétricas, e colocou painéis solares por todo o pais.
A Coreia do norte vive na escuridão?
Com os dados e imagens apresentados, creio que a partir de agora cada pessoa tem a sua própria opinião.
A eletricidade para todo o povo coreano foi introduzida graças ao governo do Norte e é motivo de orgulho ao país.
Aqui podemos ver um filme, onde se recria os primeiros momentos da revolução no país e a chegada da energia elétrica nas zonas rurais e mais remotas: https://www.youtube.com/watch?v=I_4OLcwJMzk&ab_channel=CoreaPopular
Hoje em dia, a eletricidade é totalmente gratuita na Coreia do norte.
Vamos mostrar mais algumas imagens da escuridão da Coreia do norte:
Nossa abordagem aqui hoje não foi para explicar do começo ao fim sobre o problema de energia elétrica da Coreia do norte e sim desmistificar o que é dito superficialmente e de forma resumida erroneamente sobre o país.
Parte consideravel do material desse artigo veio do blog (de pyongyang à la habana).
Rafael Pardan, KPR – Kpop pela Reunificação