Kim Yo Jong se refere à posição sobre relação de alto nível entre RPDC e Belarus
Pyongyang, 20 de janeiro (ACNC) — A subchefe de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Yo Jong, tornou pública, no dia 20, através da Agência Central de Notícias da Coreia, a posição sobre a questão das relações de alto nível entre a República Popular Democrática da Coreia e Belarus, que segue:
Segundo informado pela TASS no dia 17, o presidente belarusso disse que a RPDC e outros países asiáticos propuseram a Minsk organizar uma reunião de cúpula para discutir a questão da colaboração.
Sei bem que a parte belarussa aspira ansiosamente há pelo menos dois anos o contato de cúpula com a RPDC.
Se compreendi bem o conteúdo do relatório da TASS do dia 17, penso que não se refletiu adequadamente a aspiração da parte de Belarus.
E se comento a notícia da TASS quanto às palavras do presidente belarusso de que nós propusemos a Minsk uma reunião de cúpula para discussão do assunto de cooperação, não ocorreu, no mínimo, tal fato segundo meu entendimento.
É importante para Belarus expor claramente seu critério se aspira ao desenvolvimento de relações cooperativas conosco.
Penso que a verdade e a franqueza devem ser o ponto inicial nas relações bilaterais interestatais.
Não temos razão para negá-lo, mas aceitaremos com alegria se a parte belarussa aspirar ao desenvolvimento dos vínculos amistosos e cooperativos conosco partindo de tal posição.