Ministra coreana participa de fóruns de mulheres
Pyongyang, 22 de setembro (ACNC) – A Ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui, participou do Ⅳ Fórum de Mulheres Euroasiáticas e do Ⅰ Fórum de Mulheres do BRICS, que ocorreram de 18 a 20 de setembro em São Petersburgo, Rússia.
Participaram dos eventos as altas políticas de mais de 120 países, incluindo a RPDC, Rússia, Vietnã, Laos, Belarus, Uzbequistão, Sérvia, Uganda e Catar, bem como representantes do setor empresarial e dos círculos acadêmico e social.
A Ministra coreana fez um discurso no encontro de diálogo das mulheres com o tema “Diplomacia e Geopolítica do Século 21: Ponto de vista das mulheres sobre a solução de tarefas globais”, realizado no Ⅳ Fórum de Mulheres Euroasiáticas.
Ela afirmou que hoje em dia, o confronto geopolítico e os conflitos não param no mundo todo, e a paz e a estabilidade global estão gravemente ameaçadas devido à coerção e arbitrariedades dos EUA e seus satélites, que buscam a hegemonia e interesses egoístas, contrariando o desejo da sociedade internacional.
Afirmou que a RPDC não tolerará nenhum ato hostil que ameace a soberania e dignidade do Estado e a tranquilidade do povo e defenderá a paz e a segurança da região da Península Coreana com luta justa e força poderosa.
O incidente na Ucrânia, uma das crises geopolíticas que o mundo enfrenta hoje, é um produto direto da política conflituosa dos EUA e do Ocidente com a Rússia, que durante várias décadas infringiram sistematicamente os legítimos e razoáveis interesses de segurança da Rússia — disse e expressou apoio inabalável à guerra sagrada do exército e povo russos para defender firmemente sua soberania e segurança contra a política hegemônica das forças hostis.
Enfatizou que, no futuro, a RPDC desenvolverá relações de amizade e boa vizinhança com todos os países que aspiram à justiça e independência, sob a bandeira da independência, paz e amizade, e cumprirá bem sua missão responsável de construir um mundo multipolar e igualitário e preservar a paz e a segurança mundial.
Além disso, durante a reunião estratégica com o tema “BRICS no Futuro: Perspectivas de Cooperação” no Ⅰ Fórum de Mulheres do BRICS, Choe destacou que este evento é um encontro político de grande significado para elevar ainda mais o papel das mulheres progressistas na promoção da amizade e colaboração entre as nações e Estados que aspiram à independência, paz e justiça.
Expressou a convicção de que o fórum, que atrai grande atenção e expectativas da sociedade internacional que rejeita o unilateralismo e aspira ao multilateralismo, alcançará um resultado magnífico com o apoio e simpatia de todas as participantes.