𝐊𝐢𝐦 𝐉𝐨𝐧𝐠 𝐔𝐧 tem conversas com Putin
Pyongyang, 20 de junho (ACNC) — O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente dos Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, reuniu-se, no dia 19, com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Vladimirovich Putin.
Antes de dialogar, os dois dignitários posaram para uma foto na Casa de Hóspedes do Estado Kumsusan com as bandeiras dos dois países como pano de fundo.
Acompanharam-nos pela parte coreana o primeiro-ministro da RPDC, Kim Tok Hun; a Ministra das Relações Exteriores Choe Son Hui; o vice-presidente da Comissão Militar Central do PTC e secretário do CC do Partido, Pak Jong Chon; o chefe do Departamento Internacional do CC do PTC, Kim Song Nam; o Ministro das Relações Econômicas com o strangeiro e presidente da parte coreana da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Comercial, Econômica e Técnico-Científica entre a Coreia e a Rússia, Yun Jong Ho, e o vice-Ministro das Relações Exteriores Im Chon Il.
Pela parte russa, estavam presentes o Ministro das Relações Exteriores Serguei Lavrov; o primeiro vice-premier do governo, Denis Mantrov; o vice-premier do governo, Alexandr Nobak; o assessor do presidente para política externa, Yuri Ushakov; o Ministro da Defesa, Andrei Beloussov; o Ministro dos Recursos Naturais e Ecologia e presidente do lado russo da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Comercial, Econômica e Técnico-Científica entre a Rússia e a Coreia, Alexandr Kozlov e outros acompanhantes, bem como o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa na RPDC, Alexandr Matsegora.
Representando o governo e povo coreanos, Kim Jong Un deu as cordiais boas-vindas a Putin por sua visita à RPDC como mensageiro de amizade e fraternidade.
As ondas humanas de boas-vindas que encheram hoje as ruas de Pyongyang refletem a atual situação das relações de ambos os países que acolhem um novo esplendor — disse e expressou a segurança de que a visita de Putin será um passo significativo e estratégico para desenvolver os vínculos de boa vizinhança, consolidar a amizade e a base da opinião pública de ambos povos e preservar a paz e estabilidade do mundo.
Ao avaliar a importante missão e papel que a Federação Russa assume em frustrar a política hegemônica do imperialismo, manter a estabilidade estratégica e o equilíbrio no mundo e construir um mundo pacífico e multipolar, reafirmou que frente à complicada situação política internacional em constante mudança, o governo da RPDC fomentará o entendimento estratégico com a direção da Rússia e consolidará o alicerce da inabalável amizade e unidade Coreia-Rússia.
Putin se mostrou muito feliz por visitar a RPDC aceitando o convite do Presidente dos Assuntos Estatais Kim Jong Un e mencionou que após o histórico encontro de ambos no Cosmódromo de Vostochny, as relações bilaterais se desenvolvem vigorosamente em todos os campos, incluindo a política, a economia e a cultura.
Pyongyang se metamorfoseou e embelezou de modo irreconhecível graças à acertada direção do camarada Kim Jong Un e os esforços abnegados do diligente povo coreano — disse e acrescentou que isto lhe produziu uma profunda impressão, assim como a recepção sincera de hoje dos moradores.
Unindo os dois países a sólida amizade baseada no princípio da igualdade e respeito mútuo e os estreitos vínculos de boa vizinhança, destacou e expressou a convicção de que as conversas desta visita serão muito efetivas.
Ambos discutiram francamente os planos prospectivos para continuar reforçando as medidas práticas destinadas a implementar globalmente os acordos da Cúpula de setembro de 2023 e promover a confiança mútua, ativando o intercâmbio e a cooperação multilaterais.
Um consenso foi alcançado após o amplo e profundo intercâmbio de opiniões sobre as mudanças importantes que ocorrem ultimamente no cenário da política mundial e sobre os assuntos globais e regionais de interesse mútuo.
Foram abordados os assuntos importantes referentes a fomentar a cooperação estratégica e tática para fomentar o bem-estar de ambos os povos e defender seus interesses fundamentais.
Foi expressa a séria preocupação do governo russo pelos efeitos negativos que as irresponsáveis e injustas provocações dos EUA e seus aliados, grave ameaça à segurança da região da Península Coreana, têm sobre os direitos soberanos, a segurança e os interesses da RPDC, assim como sobre a paz e estabilidade da região e do mundo.
Reafirmou-se o pleno apoio e solidariedade do governo e povo coreanos com os russos quanto às suas operações militares especiais na Ucrânia.
Após a reunião plenária, ocorreu um encontro face a face entre Kim Jong Un e Putin, no qual eles discutiram assuntos importantes por 2 horas.
Chegaram à perfeita identidade de critérios depois de debater o tema de converter as relações bilaterais nas integrais de parceiros estratégicos e ampliá-las em todos os aspectos.
Também alcançaram acordos satisfatórios nos artigos de cooperação imediata e questões importantes para a paz da região e do resto do mundo e a justiça internacional.
As conversas foram realizadas em uma atmosfera amigável e camaradesa.
Terminadas as conversas, Kim Jong Un entregou presentes a Putin como lembrança de sua visita à Coreia.
Expressando seu profundo agradecimento, o presidente russo também deu presentes a seu par coreano.
As históricas conversações de Pyongyang entre Kim Jong Un e Putin constituem todo um acontecimento que revigora a causa da construção da potência dos dois povos que avançam a passos firmes pelo caminho da justiça e verdade tomando como ideal básico a independência anti-imperialista e que abre uma nova era de pleno desenvolvimento dos vínculos de amizade e cooperação estratégica entre os dois países.