Desenvolvimento de satélites contribuirá para a proteção territorial, agricultura e comunicações
Pyongyang, 27 de abril (ACNC) — Durante sua visita de orientação à Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial, o Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, definiu como meta primordial de desenvolvimento espacial do Estado a posse do satélite de observação meteorológica, o de observação da terra e o de comunicações.
A medida tomada pelo Comitê Central do PTC implica a nobre intenção de fazer frente aos fenômenos naturais desastrosos, proteger e usar com eficiência os recursos nacionais e impulsionar fortemente o desenvolvimento científico da economia nacional.
O grande projeto do PTC sobre a conquista do cosmos inspira a confiança e coragem a todos os habitantes mobilizados na marcha geral pelo desenvolvimento integral da construção socialista.
Os funcionários do Ministério da Proteção Territorial e Ambiental, do Ministério da Indústria Informática e da Direção Meteorológica e Hidrológica se reuniram no dia 26 com a Agência Central de Notícias da Coreia.
Eles felicitaram cordialmente os cientistas e técnicos do ramo que alcançaram um desenvolvimento vertiginoso no estudo das ciências e tecnologias cósmicas medulares, destinado a alcançar as metas imediatas e perspectivas da política do Partido sobre a conquista do cosmos, e obtêm êxitos notáveis no desenvolvimento do satélite de uso prático. E enfatizaram que a construção da indústria espacial constitui o trabalho indispensável para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da vida populacional.
O vice-ministro da Proteção Territorial e Ambiental, Jon Chol Su, disse o seguinte:
Fico emocionado quando me lembro dos abnegados esforços do Secretário-Geral do PTC, que dedica tudo de si para transformar nosso país na potência espacial de classe mundial.
A construção da indústria espacial é um elemento-chave na exploração do atalho para situar o nosso país na posição de potência que dispõe da capacidade econômica e científica e técnica de nível mundial.
Quanto ao uso do satélite artificial, produto das ciências e tecnologias sofisticadas, isto se apresenta como demanda vital em nosso setor de proteção territorial e ambiental.
No âmbito mundial, são amplamente utilizadas as tecnologias de uso de imagens obtidas via satélite na sondagem dos recursos de terra e floresta, na vigilância de desastres naturais como incêndio florestal, na detecção automática de região danificada e na confirmação quantitativa da situação de danos.
Em nosso país também foi preparado o alicerce para realizar de maneira científica e unificada a formação da floresta e sua proteção e cuidado, a administração do ambiente de solo e a proteção do meio ambiente ecológico, através dos dados enviados pelo satélite.
Pode-se citar como exemplo o programa de análise da pesquisa de recursos florestais, o de tomada de decisão sobre a criação de Hwanggumsan (monte de grande valor econômico), o de vigilância de incêndios florestais e o de informação da mudança de ecossistema nos recursos fluviais mediante o uso da tecnologia de pesquisa por controle remoto.
Uma vez lançados ao espaço muito mais satélites de uso prático, serão transmitidos em tempo real os dados que ajudarão a conseguir nova virada na administração territorial, na proteção do ambiente ecológico e na prevenção de desastres.
O vice-ministro da Indústria Informática, Jang Yong Gil, continuou assim:
Abre-se uma nova perspectiva de desenvolvimento ao ramo de comunicações de TI em virtude do projeto do Comitê Central do Partido de construir uma indústria espacial capaz de conduzir o desenvolvimento econômico ao estimular a exploração independente do cosmos.
A indústria de TI do nosso país fez grandes progressos nas últimas décadas sob a sábia direção do grande PTC.
Hoje em dia, quando se impulsiona a campanha para modernizar o sistema de comunicação do país de acordo com o exigido pela construção da potência socialista, serão o motor potente de mudança e progresso para o ramo de TI os êxitos de desenvolvimento do cosmos e satélites que prenunciam o desenvolvimento rápido das comunicações via satélite.
Conscientes da importante missão de nos responsabilizarmos pelas comunicações, vasos sanguíneos do país, e toda a indústria de TI, contribuiremos muito para assegurar o desenvolvimento econômico do país e oferecer ao povo a vida civilizada, elevando constantemente o nível de modernização das comunicações.
Na sequência falou Ri Song Min, vice-diretor da Direção Meteorológica e Hidrológica e chefe do Centro Nacional de Previsão do Tempo.
Dão vitalidade ao trabalho meteorológico e hidrológico as medidas do Partido e do Estado para acelerar o desenvolvimento de satélites de diferentes usos práticos — disse Ri em tom emocionado e prosseguiu:
A histórica Ⅶ Sessão Plenária do Ⅷ Período do Comitê Central do Partido apontou que o ramo meteorológico e hidrológico deve produzir nova melhoria na previsão do tempo de acordo com sua missão de reconhecimento, encarregada do destino da agricultura de um ano, a que se canalizam todas as forças do Estado.
Não se pode pensar sobre o desenvolvimento da agricultura moderna sem o progresso da previsão do tempo.
É muito importante desenvolver a observação e previsão do tempo com as informações obtidas via satélite para assegurar o caráter científico, preciso e rápido desse trabalho.
Os dados obtidos a partir do aparato de observação instalado em um satélite artificial de uso prático são imprescindíveis para todos os domínios da economia nacional, inclusive o nosso de meteorologia e hidrologia que estuda e prevê o processo de mudanças do ar, mar e terra de todo o globo.
O uso deles permitirá facilitar a observação de fenômenos naturais e assegurar em alto nível sua exatidão e rapidez.
Fico muito feliz em pensar que não está longe o dia em que poderemos usar na previsão os dados meteorológicos recebidos em tempo real de nossos satélites artificiais de uso prático.
Com o empenho redobrado, daremos mais incentivo ao projeto de melhorar decisivamente a precisão da previsão a curto, médio e longo prazos, elevar o caráter científico da previsão de crescimento de plantações agrícolas e a informação meteorológica para a agricultura e desenvolver e aplicar o sistema de alarme precoce de chuvas torrenciais e inundações em cada região.