Realizada reunião ampliada plenária do Conselho de Ministros
Pyongyang, 21 de janeiro (ACNC) — Teve lugar no dia 20 por videoconferência a reunião ampliada da sessão plenária do Conselho de Ministros com o tema de cumprir cabalmente as tarefas programáticas apresentadas na Ⅵ Sessão Plenária do Ⅷ Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.
A reunião foi presidida por Kim Tok Hun, membro do Presidium do Bureau Político do CC do PTC, vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e primeiro-ministro da RPDC.
Estiveram presentes na ocasião os vice-primeiros-ministros Pak Jong Gun e Yang Sung Ho e outros membros do gabinete.
Participaram como observadores os funcionários das instituições diretamente subordinadas ao CM e dos ministérios, os presidentes dos Comitês Populares das províncias, cidades e condados e dos órgãos de direção agrícola e das fábricas e empresas importantes.
Foram discutidas as medidas para implementar as tarefas indicadas na última sessão plenária partidária.
O informe da ocasião esteve a cargo do primeiro-ministro.
O orador disse que todos os dirigentes do ramo econômico devem participar ativamente na marcha geral do novo ano para pôr em prática a resolução partidária com nova decisão, tendo em conta as experiências e lições adquiridas na luta do ano passado.
Exigiu aos domínios das indústrias-chave e entidades cumprir incondicionalmente o plano mensal e trimestral da economia nacional ao alcançar as 12 metas principais de desenvolvimento econômico apresentadas pelo Partido, dinamizando a produção e a construção.
Exortou todos os funcionários a contribuírem para preparar a garantia de cumprimento do Plano Quinquenal e para fazer deste um ano de grandes mudanças, munindo-se com a ideia da sessão plenária partidário e cumprindo o plano da economia nacional para os ramos e entidades correspondentes com o renovado modo de trabalho.
Em seguida houve intervenções.
Na sequência, foi publicado um projeto de medidas sobre os problemas levantados pelos participantes em relação ao trabalho do CM e da administração econômica do Estado e adotada por unanimidade a resolução correspondente detalhando os meios de execução.