Sobre as eleições presidenciais – declaração da KFA-Brasil

A Associação de Amizade com a Coreia no Brasil vem, por meio desta, se posicionar em relação às eleições gerais de 2022.

Compreendemos que nosso papel abranja múltiplos posicionamentos políticos e partidários, seja em nossas fileiras, seja entre aqueles que nos seguem. Na realização do primeiro turno, tivemos diversos candidatos de viés progressista se apresentando e, por esta questão, optamos por não realizar nenhuma espécie de endosso. No entanto, a situação do segundo turno é absolutamente diferente, não só por conta dos candidatos no pleito, mas também pela quantidade elevada de votos no concorrente do PL e mais, pela retórica adotada por este ante as urnas e ante tudo que possa ser considerado progressista.

Isso tudo sem contar os 4 anos de obscurantismo e negacionismo que se incrustaram em nosso país e fizeram o período pandêmico e de dificuldades econômicas se tornarem ainda mais graves em nossa nação.

O anticomunismo visceral, com ataques à própria RPDC em diversos momentos também nos obriga a realizar um balanço pragmático acerca das opções em questão. De um lado, um presidente que considerou mesmo fechar a embaixada em Pyongyang, sendo dissuadido por mera questão política de um de seus aliados mais próximos – que não ocupará mais o cargo que possuía em Brasília. Do outro, um ex-presidente que reforçou (mesmo que por pragmatismo e busca por influência mais abrangente, conforme é a noção de alguns) as relações com a RPDC de maneira a gerar abertura da Embaixada em Brasília e a seção diplomática brasileira em Pyongyang, abrindo espaço também para maiores trocas entre os países (inclui-se aí o comércio, mas também acordos científicos, como o da EMBRAPA com a agência norte-coreana para agricultura).

Sabemos que, em termos econômicos, há pouco espaço para uma mudança que sirva àquilo que muitos de nós propomos, mas não podemos nos isentar e indicamos/declaramos voto crítico à Lula (13) no segundo turno!

Emanuel Tejerina
Delegado Oficial
KFA Brasil

Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2022

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *