Coreia do NorteRelações Intercoreanas

Kim Yo Jong adverte Seul em sua declaração

Pyongyang, 10 de junho (ACNC) — A subchefe de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Yo Jong, fez pública no dia 9 a declaração que segue:

Apesar de nossas reiteradas advertências de resposta à excessiva e intemperante guerra psicológica anti-RPDC da escória de desertores, nos dias 6 e 7 a República da Coreia voltou a tolerar o lançamento pelos desertores de conteúdo de agitação política para além das nossas fronteiras, fato que faz levar de mal a pior a situação.

Entre os dias 6 e 8, esses lixos foram descobertos nas áreas adjacentes às fronteiras, incluindo os condado de Singye e Thosan da província de Hwanghae do Norte, do condado de Jangphung e do distrito de Phanmun da cidade de Kaesong e dos condados de Kosan, Phyonggang e Cholwon da província de Kangwon.

Como já advertimos, na noite do dia 8 e na madrugada do dia seguinte, lançamos 7,5 toneladas de resíduos de papel a bordo de mais de 1.400 balões de ar quente.

É muito diferente da agitação política provocativa espalhada pela escória da República da Coreia contra a RPDC.

A nossa reação mínima é apenas a justa e refletora de um nível muito baixo.

Ela estava prevista para terminar no 9 de junho, mas a situação mudou.

A razão é explicada pelo ato da República da Coreia.

A provocação da radiodifusão dos alto-falantes começou, ao fim, na zona fronteiriça.

Este é um prelúdio para uma situação muito perigosa.

Os politiqueiros de Seul estão fazendo esforços desesperados para justificar sua posição com a lógica absurda de mundo que determina e julga a “liberdade de expressão” e a “provocação” de acordo com a direção do vento e oficializaram o seu procedimento ilógico de retomar a transmissão de rádio com alto-falantes como resposta à nossa reação à sua provocação, criando continuamente um novo ambiente de crise.

Condeno categoricamente a conduta suja e infantil da RC e declaro a nossa posição em resposta.

Sem dúvida, a RC será testemunha ocular da nossa nova reação, se simultaneamente lançar folhetos além-fronteiras e transmitir através de alto-falantes.

A cansativa coleta de resíduos de papel será o trabalho diário da RC.

Exijo que Seul se controle, pondo fim agora ao seu perigoso ato que agrava a crise do confronto.