Existe liberdade de imprensa na Coreia do Norte?

Hoje vamos contar um pouco mais sobre a Coreia do Norte, vamos começar desmentindo algo que é propagado na grande mídia sobre a Coreia do Norte, mas além de falso, nos próprios artigos não existe qualquer evidencia sobre isso.

É verdade que só existe um canal de TV na coreia do norte?

Não! isso é mentira, quem costuma falar isso tem uma ideia bem distorica sobre a realidade do país, e se alguém te falar isso, desconfie…


Mas se não tem apenas um canal, quantos tem?

Atualmente tem 5 canais abertos de TV e outros 2 sinais que já estão prontos para outros canais no futuro.


Vamos conhecer esses canais?

조선중앙텔레비죤 — Korean Central Television

만수대텔레비죤 — Mansudae Television

룡남산텔레비죤 — Ryongnamsan Television

체육텔레비죤 — Sports Television

중앙방송 — (National radio)


Ok… mas o que a constituição norte-coreana diz sobre a liberdade de imprensa?

Image for post

O que o código penal diz sobre? Alguma lei que poderia ser interpretada para reprimir ou ser usada arbitrariamente para prender algum jornalista exercendo a liberdade de imprensa?

 Não, não existe nenhuma passagem no codigo penal com nada semelhante a uma restrição do trabalho jornalistico.


Todos os jornais são do governo?

A resposta é não, alguns podem interpretar o estado coreano como administração direta do povo norte-coreano, afinal é um estado socialista então a própria pergunta já é capciosa, afinal o governo e o povo são um só, porem mesmo assim muitos jornais principalmente impressos não têm qualquer ligação com o governo.

tan tan tan… essa é nova em @KPR_Brasil , do que vocês estão falando?

Estamos falando dos inúmeros jornais de escolas, de universidades, de fabricas, de grupos sociais e políticos que não tem ligação direta nem indiretamente com o governo no que diz respeito a uma suposta fiscalização com o intuito de censurar algo que o partido não goste.


mas então eu posso ir pra coreia do norte como jornalista a hora que eu quiser e conversar com quem eu quiser?

não é tão simples assim, a gente explica aqui, bora lá.

Antigamente isso era bem mais fácil, e durante a árdua marcha (anos 90), o período de desastres naturais e do fim da URSS e aliados, a Coreia do Norte passou por muita dificuldade, não tinha pra quem pedir ajuda, o país estava sozinho… E em vez de afrouxarem as sanções, fizeram foi piorar.


O que o imperialismo dos EUA fez?

Image for post

Aproveitaram que a Coreia do Norte abriu a fronteira para deixar o povo ir pra china sem visto para não morrer de fome, foi ai que agentes da CIA usaram isso para coagir alguns norte coreanos a roubarem fios elétricos e arrancarem rabos de vaca em troca de comida e levar até a fronteira.

Nesse documentário produzido e dirigido por um coreano-americano, ele chega a entrevistar uma norte-coreana que foi sequestrada e forçada a “desertar” para o sul, ela tambem conta como foi a árdua marcha.


Se humilhar um povo passando necessidade não foi o suficiente para o imperialismo americano, eles ainda trouxeram “doações” com o único intuito de levar jornalistas infiltrados como agentes de ONGs para o país, e com eles criar uma forte narrativa do nível (guerra fria de propaganda).

E com isso levou a imagem do povo passando fome e morrendo para o mundo, e não, não foi para pedir o fim das sanções em nome do povo Coreano, e sim para aumentar as sanções com o propósito de provocar um colapso político social daquele sistema.

Mas eles fracassaram!

Todo mundo deve assistir esse video sobre como foi a Marcha Ardua e como o país conseguiu superar esta crise.

Por causa dessa guerra hibrida lançada contra a Coreia do Norte, cada dia que se passava mais e mais jornalistas do mundo todo pediam para fazerem matérias dentro da Coreia do Norte.

Porem nenhum deles queria de fato de compreender e transmitir o porquê aquelas coisas estavam acontecendo, a maioria só queria surfar na onda do sensacionalismo e tirar uma fatia do bolo que era transmitir ao ocidente mais um país socialista entrando em colapso.

Mas sabemos que isso não aconteceu.


Eu, como Jornalista, Como faço para ir até a Coreia do Norte a trabalho?

Basta solicitar ao governo no país ou com pessoas que mantem uma boa relação com a RPDC.

o que não é difícil.

A primeira ida vai ser experimental, com ela vão saber se você é uma pessoa boa ou não, se tem interesse genuíno em respeitar os norte-coreanos e transmitir o que realmente viu ou se você vai colocar coisas que não existe lá, teorias conspiratórias e um material sensacionalista.

Basta literalmente isso, mostrar que você tem respeito pelo povo daquele país e que você não deseja mal a eles.

Os norte-coreanos tem todas desculpas para se isolarem, ameaças de guerra todos os dias, sanções das mais cruéis que qualquer país já viu e um aparato midiático internacional todo dia criando mentiras das mais absurdas sobre o país.

Mas eles não se isolam, pelo contrário, cada dia que passa mais e mais material está sendo disponibilizado em inúmeros idiomas.

como The Pyongyang Times, Naenara, KCNA e outros!!


Vamos fazer um paralelo com nossa realidade?

Consideramos nossa mídia livre?

Podemos achar tudo que existe pra ser encontrado no google, afinal vivemos na terra da liberdade e não em uma ditadura que censura o outro lado, né?

Vamos mostrar que isso não esta perto de ser verdade.


Vocês conhecem o caso da estudante Norte coreana ganhou a competição internacional de mandarim?

https://twitter.com/KFA_Brasil/status/1299107949600821249?s=20


Ou dos inúmeros estudantes norte coreanos fazendo intercambio em outros países?

Image for post
Image for post

Ou do grande campeonato de memória internacional teve uma surpreendente e historica vitoria?

Os norte-coreanos que estavam estreando no campeonato, em uma das suas primeiras partidas na historia do campeonato, chegaram para liderar o ranking!

Esse mesmo que acontece todos os anos e que a china sempre saia campeã com todos os top rankings sendo Chineses, porem no primeiro ano de participação da Coreia do Norte, ela desbancou a china e colocou 4 pessoas dentro dos primeiros 5 lugares.

Image for post
Image for post

Ou do campeonato internacional online de programação de computadores:

Que alunos de universidades da RPDC ganharam varias vezes seguidas e hoje estão no top ranking, que até fez professores universitários de vários países e empresas buscarem entrar em contato com os Estudantes.

Image for post

Ou que existem estudantes estrangeiros vivendo na Coreia do Norte

Image for post

Porque ao pesquisarmos no google nós não encontramos fotos da coreia do norte?

o algoritimo ($$$$) faz de tudo pra esconder o outro lado sobre a Coreia do Norte, enquanto os grandes jornais contam semanalmente teorias conspiratórias ou meias verdades com o unico proposito de difundir na cabeça do povo sentimentos negativos sobre a Coreia do Norte.

Para eventualmente provocar dificuldades para o país com o único proposito de derrubar um dos poucos governos socialistas no mundo.

Outra Coisa é a gente cogitar que a RPDC que transmite notícias do mundo diariamente é um país ignorante, enquanto nós do ocidente livre com a mídia e o jornalismo a todo vapor, não temos nenhuma notícia da Coreia do Norte…

Image for post
(Queimadas no brasil)

Ou a Coreia do Norte libera espaço para jornalistas do ocidente manipularem informações com sensacionalismo e noticias falsas ou a Coreia do Norte é um país inóspito que ninguém consegue tirar nenhuma informação pois é “fechado”…

Um jornal privado como o “Estadão” por exemplo, não precisa se responsabilizar se confundir os leitores, mentir e manipular informações em suas matérias,

Um jornal privado como o “Estadão” por exemplo, não precisa se responsabilizar se confundir os leitores, mentir e manipular informações em suas matérias, mesmo que isso possa ter trágicas consequências politicas e sociais, pois é um jornal privado que publica o que quiser, evidentemente o que quiser dentro da lei, mas ainda assim não precisa ter um respaldo e responsabilidade publica, o povo não pode atualmente (dentro da democracia burguesa) exigir que os jornais privados se responsabilizem com o que publicam, ja na Coreia do Norte, se um jornal publicar alguma noticia falsa o povo vai exigir do jornal e do governo que isso não volte a acontecer e que quem o fez assuma as responsabilidades do feito, isso é um jornal publico que tenha um respaldo com os interesses e necessidades publicas, para o senso comum ocidental, isso é ter falta de liberdade de imprensa, mas para os norte-coreanos, isso seria ter a genuína liberdade de imprensa.

Esperamos que com esse breve texto, possa ter lhe dado alguma luz sobre as reflexões que rondam esse tema.

Rafael Pardan, KPR – Kpop pela Reunificação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *