Coreia do NorteMilitarRelações Intercoreanas

Esclarecida a verdade sobre a intrusão de drones sul-coreanos na RPDC

Pyongyang, 19 de outubro (ACNC) — Em comunicado de 18 de outubro, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) afirmou que a verdade sobre o grave atentado dos gângsteres militares da República da Coreia (RC) contra a soberania da RPDC foi esclarecida por meio da obtenção de provas evidentes e análise objetiva e científica.

Segundo ele, a direção de segurança de Pyongyang encontrou, no dia 13, os restos de um drone nos arredores da unidade de vizinhos № 76, bairro Sopho № 1, distrito de Hyongjesan, enquanto realizava uma busca intensiva. A análise técnica do drone foi conduzida por um grupo de pesquisa conjunto, incluindo o Ministério da Defesa Nacional, o Ministério da Segurança Estatal e outros órgãos especializados.

A investigação confirmou cientificamente que o drone pertence à RC. Os especialistas concluíram que a aeronave é um “mini-drone para reconhecimento de longa distância” do “comando de operação com drones” dos militares da RC, semelhante ao exibido em atos pelo “Dia das Forças Armadas”.

Pelos dados, o drone foi usado há 5-7 dias. Considerando a forma e a caixa de lançamento de panfletos ainda presente, julgam que o drone foi usado para lançar panfletos em Pyongyang.

Caso o drone não tenha sido usado para o incidente polêmico, é evidência de outra intrusão ilegal da RC no espaço aéreo da RPDC, um exemplo das provocações contínuas dos gângsteres militares do país hostil.

Apesar das desculpas da RC, as provas e análises científicas confirmam o atentado contra a soberania da RPDC. O MINDEN e o Estado-Maior-Geral do Exército Popular da Coreia ordenaram instalar mais postos de vigilância antiaérea e manter mobilização combativa completa. O porta-voz do MINDEN advertiu que novas intrusões serão consideradas provocações militares sérias e declarações de guerra.