Empresa de tecnologia estatal busca arquitetura de carbono zero

O vidro plano cobre todo o edifício da Empresa de tecnologia Mokran Kwangmyong, localizada em Kallimgil-dong, no distrito de Mangyongdae, Pyongyang.

“Não é um vidro colorido, mas um painel solar transparente. O grupo de construção quadrada de vários andares é totalmente coberto com os painéis”, disse Kim Chung Song, chefe da oficina de produtos de energia renovável da empresa.

Segundo ele, o painel é feito com o revestimento de uma fina camada de semicondutor de silício sobre o vidro e é amplamente utilizado no mundo, pois produz eletricidade mesmo em dias nublados e pode ser empregado como decoração de paredes e material de telhados. Ele acrescentou que seu custo é a metade do vidro colorido, comumente usados como material de acabamento com efeitos estéticos.

Esses painéis solares são fabricados nesta oficina.

Os painéis solares de película fina e policristal são fabricados em seu processo produtivo equipado com equipamentos modernos como instalações de produção de água ultrapura, máquina de polimento e lavagem de vidro, cortador a laser, limpador ultrasônico, máquina de junção automática, máquina de laminação e detector de módulos. Os produtos são muito procurados, pois têm índices de alta qualidade, incluindo altos níveis de saída máxima e tensão e corrente ideais e chips suaves.

“Estabelecemos um sistema de geração fotovoltaica em paralelo em diferentes partes do país com esses produtos desde que os aplicamos no sanatório da empresa pela primeira vez no país há vários anos. Atualmente, milhares de metros quadrados de paredes externas e telhados da empresa se transformaram em uma fazenda solar”, disse o vice-diretor Paek Il Myong.

Disse que as paredes exteriores são recobertas por milhares de painéis solares transparentes e os tectos por mais de mil painéis solares policristais, com uma capacidade de geração superior a 1 000 kW, para gerar centenas de kW de eletricidade em média. A eletricidade gerada é consumida de forma eficiente através do sistema de controle de energia da empresa e grande parte do excedente é entregue à rede nacional todos os dias, acrescentou.

A oficina instalou painéis solares na Fábrica de Conservas de Peixe Kumsanpho e outras unidades e fornece o seu gerenciamento.

Além disso, são produzidos diferentes tipos de dispositivos relevantes, incluindo um inversor de sistema paralelo, inversor de carga, unidade de fonte de alimentação fotovoltaica móvel, unidade de carga de célula solar, controlador de descarga de carga, célula solar portátil e bateria de vanádio. A Empresa de tecnologia Mokran Kwangmyong é a única unidade de certificação de qualidade de inversor no país.

“Em meio ao interesse nacional pela energia renovável, cada vez mais as pessoas prestam atenção ao seu desenvolvimento. É uma tendência global construir edifícios com zero carbono e energia zero atualmente e tais estruturas são impensáveis sem o desenvolvimento de recursos de energia renovável. Em linha com essa tendência, direcionaremos grandes esforços para a produção de bens usando materiais e tecnologia nacionais”, disse Kim Chung Song.

Thiago Souza, KPR – Kpop pela Reunificação

Leave a Reply

Your email address will not be published.