Comemora-se com solenidade o 74º aniversário da fundação da RPDC

Pyongyang, 9 de setembro (ACNC) — Quando todo o país acolhe o 74º aniversário da fundação da gloriosa República Popular Democrática da Coreia, sente-se mais orgulhoso o povo coreano que glorifica à vista de todo o mundo a sua pátria socialista, dignificada pela soberania e poderosa com a independência e autoconfiança.

Com a convicção e vontade inabaláveis de dar continuidade com vitória eterna à história brilhante da RPDC que deu início à construção de um Estado socialista centrado nas massas populares e criou o modelo da época de país próspero e exército poderoso admirado pelo mundo inteiro, todos os coreanos celebram com maior significado e solenidade o dia de cumprimento da causa de fundação do Estado do Juche.

A celebração da festa nacional teve lugar solenemente no dia 8 à noite no sopé da colina Mansu na capital, onde estão erguidas as estátuas de bronze dos grandes Líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il, pioneiro e líderes da tarefa de construção do Estado socialista.

Participou da ocasião o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente dos Assuntos Estatais da RPDC.

A sede do ato, acondicionada originalmente na esplanada entre o Palácio dos Congressos Mansudae e o Teatro do Povo, estava repleta dos cidadãos da capital de diferentes estratos e dos jovens e estudantes, que se reuniram para celebrar o dia de nascimento do grande Estado.

Deram início ao ato a descida de um jovem paraquedista e o voo hábil da aviação de combate.

Os participantes deram aplausos efusivos ao paraquedista que caiu do céu noturno de setembro com a bandeira nacional simbolizando a dignidade e invencibilidade do Estado justo e poderoso e significando orgulho e felicidade e o futuro maravilhoso do povo coreano.

Os aviadores do Exército Popular da Coreia realizaram voos habilidosos prestando homenagem ao grande Comitê Central do Partido que, com a ideia destacada e direção enérgica, forja o futuro promissor pela pátria e o povo e os orienta pelo caminho vitorioso.

A multidão aclamava e aplaudia cada vez que eles realizavam diferentes movimentos de aviação muito difíceis disparando fogos de artifício e deixando rastros de fumaça em forma de leque.

Ao som da música de boas vindas, o estimado camarada Kim Jong Un, junto com sua esposa Ri Sol Ju, chegou à sede do festejo.

Nesse instante, todos os participantes aclamaram a toda voz prestando homenagem ao estimado camarada Kim Jong Un, destacado dirigente da revolução jucheana, símbolo do poderio de nosso Estado e bandeira de todas as vitórias e glórias que deixou aberta a nova época da potência com sua longa previsão, férrea convicção e destacada liderança.

Os integrantes da União de Crianças da Coreia presentearam os buquês de flores ao Secretário-Geral e sua esposa.

Respondendo às aclamações entusiásticas, o Secretário-Geral estendeu uma cordial saudação a todos os participantes que acolhem o dia de fundação da RPDC.

Foram convidados para a ocasião os quadros veteranos, que trabalharam por longo tempo nas instituições do Partido, do governo e do círculo militar, como Kim Yong Nam, Choe Yong Rim, Pak Pong Ju, Ri Myong Su, Choe Thae Bok, Kim Kyong Ok, Pak Jae Gyong, Hwang Pyong So e Kim Jong Gak.

Participaram também os quadros do Partido, do governo e do círculo militar, os deputados da Assembleia Popular Suprema, os espectadores do ato, os funcionários de ministérios e órgãos centrais, os matriculados das escolas revolucionárias e os cidadãos da capital.

Realizou-se com solenidade a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional no mastro do Palácio dos Congressos do Estado.

Ao som da canção “Nossa bandeira nacional”, os guardas de honra do EPC entraram carregando a sagrada e gloriosa bandeira nacional da RPDC.

Em meio à interpretação do hino nacional da RPDC e a iluminação deslumbrante, subiu ao mastro a bandeira da potência, que o Presidente Kim Il Sung hasteou no momento da fundação do Estado, que foi defendida com o fuzil do Songun pelo Dirigente Kim Jong Il e que flameja alto sobre todo o mundo e no céu do novo século pelo estimado camarada Kim Jong Un.

Os guardas de honra do EPC ergueram lentamente a bandeira nacional, que reflete a história de mais de 70 anos da Pátria e promete seu futuro próspero, no céu onde saltavam à vista as palavras “9 de setembro” e “celebração”.

Todos os participantes prestaram homenagem à bandeira nacional com o crescente orgulho, paixão patriótica e convicção do futuro.

Fogos de artifício foram lançados no céu de setembro, onde foi flamejada a bandeira nacional da potência.

Teve início a grande função tendo como pano de fundo o Palácio dos Congressos Mansudae, erguido na parte central desta capital como grande monumento da época do Partido do Trabalho mostrando a majestade do Poder da RPDC que se fundou pela vontade geral de todo o povo coreano e manifesta seu poderio invencível com o apoio e confiança absolutos dele.

Os artistas levaram à cena as canções do povo dedicadas à pátria-mãe, as odes ao socialismo e ao Partido do Trabalho, descritas de modo novo, que repercutiram no curso de construção da RPDC e no trajeto de seu desenvolvimento.

Ressoaram solenemente a “Canção da proclamação da República Popular” e o “Hino ao Marechal Kim Il Sung”, que estremeceram todo o território pátrio refletindo o grande orgulho e júbilo do povo como dono do Estado soberano e independente, fundado pela primeira vez na história nacional.

Os artistas elogiaram as indeléveis façanhas do Presidente Kim Il Sung, que deu início à causa de construção do Estado centrado nas massas populares e converteu a pátria em um Estado socialista independente, autoconfiante e autodefensivo.

A poesia em narração “Pátria radiante” louvou a fonte de força inesgotável da vitoriosa e gloriosa RPDC que surgiu como fruto da revolução do Juche sobre a base do ideário Iminwichon (considerar o povo como céu).

Comoveu muito os espectadores a poesia que expressou o sentimento ideológico de todo o povo, segundo o qual o socialismo ao estilo coreano, herança da nobre vida dos líderes populares sem iguais, é a grande pátria que devem apoiar e amar eternamente compartilhando o mesmo destino e dedicando tudo de si

Fizeram lembrar a história de mais de 70 anos da RPDC as canções de luta e criação, nascidas no trajeto de defender e glorificar o país do povo, unido monoliticamente em torno do Partido compartilhando a mesma ideologia, propósito e afeto.

Impressionaram muito os espectadores as peças que fazem recordar o trajeto heroico do povo indomável que, sob a orientação dos Líderes, lançaram nesta terra o alicerce de prosperidade do Estado superando as dificuldades inauditas de geração em geração e século após século.

As odes ao PTC e as canções patrióticas famosas sublimaram a atmosfera da função marcada pelo orgulho da tradição de grande unidade, avanço e vitória e elogiaram a grandeza do PTC que conduziu sabiamente as grandes vitórias e mudanças seculares da RPDC a registrar-se na história nacional.

Arrancou efusiva ovação do público a função em que se constatavam a fidelidade de acolher todas as glórias no caminho de seguir o grande Comitê Central do Partido e a unidade monolítica marcada pelo patriotismo.

A apresentação artística terminou com as canções “Iremos sempre pelo único caminho” e “Nossa bandeira nacional”, marchas da grande época de Kim Jong Un.

Fogos de artifício foram lançados novamente.

A sede do festejo foi aquecida pela convicção e vontade dos habitantes e dos oficiais e soldados do Exército Popular de antecipar o futuro radiante da potência próspera e pelo fervoroso amor à grande pátria.

O Secretário-Geral respondeu cordialmente às aclamações dos participantes e estendeu-lhes uma saudação de encorajamento.

Mostrando-se muito satisfeito com a performance de sucesso, subiu ao palco, onde parabenizou os artistas e se fotografou com eles.

O festejo pelo 74º aniversário de fundação da RPDC será registrado como festival político significativo em que se manifestou a férrea vontade de todos os habitantes do país e dos oficiais e soldados do Exército Popular de forjar a nova era da potência próspera sob a orientação do grande CC do Partido, guardando no fundo de coração a infalível verdade ensinada pela história da pátria sagrada.

Notícia do evento
Vídeo completo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *