AlimentaçãoCoreia do NorteCulturaDesenvolvimentoDiplomaciaEconomiaEducaçãoEsporteExércitoJustiçaPolíticaRelações IntercoreanasReunificaçãoSaúdeTecnologia

Ata da reunião ampliada da Ⅸ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC

Pyongyang, 31 de dezembro (ACNC) — O Partido do Trabalho da Coreia, grande orientador do nosso Estado e povo, preserva a vitalidade eterna do socialismo, que é o ideal e futuro da humanidade, e conduz energicamente seu desenvolvimento constante comprovando com a luta indomável e valiosas vitórias a justeza da sagrada missão e ideal estipulados em seu programa.

Através da luta de 2023, muito importante e chave no trajeto de desenvolvimento integral do socialismo ao estilo coreano, orientou-se evidentemente a tendência de marcha posterior ao cumprimento do Plano Quinquenal e se pôs na órbita de ascensão a vida social do país em seu conjunto, o qual é uma mostra da liderança provada e capacidade de execução resoluta do PTC.

Graças à guia extraordinária do PTC e ao empenho do povo coreano muito fiel à sua direção, prepararam-se a valiosa riqueza ideológico-espiritual, que impulsionará com dinamismo o desenvolvimento do Estado na nova época, e a garantia científica para estabelecer e cumprir com acerto as metas e pontos aspirantes da luta do Ano Novo e se comprovaram o grande poderio e invencibilidade do nosso Estado com os resultados materiais da obra pelo país próspero e o exército poderoso.

2023 foi o ano de mudanças mais alentadoras em que se acumularam os sucessos caros logrados com os esforços tenazes e constantes de cada ano segundo o marco de vitória traçado no Ⅷ Congresso do PTC e começou a se manifestar de forma geral o seu valor.

Este fato eleva notavelmente o fervor patriótico e empenho do povo coreano que aspira a saltar para nova vitória.

Para o nosso povo, que tem à frente de sua fileira a bandeira combativa do glorioso PTC, não há nada temível nem impossível e a vitória será para sempre da Coreia embora múltiplas sejam as provas, o que se torna o balanço mais valioso de 2023 e a firme vontade do povo coreano que empreende a marcha do Ano Novo 2024.

Teve lugar do dia 26 ao 30 de dezembro de 112 da era Juche (2023) na sede do CC do PTC, supremo Estado-Maior da revolução, a histórica reunião ampliada da Ⅸ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC que fez balanço com orgulho da vitória de 2023, lograda com a luta unida do Partido e do povo, e determinou o rumo e estratégia de desenvolvimento dos trabalhos partidários e estatais do Ano Novo.

Participou na ocasião o Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un.

Quando ele saiu à tribuna, todos os participantes deram estrondosas vivas rendendo máxima glória ao líder extraordinário do nosso Partido e Estado que, partindo de sua nobre missão de responsabilizar-se pelo destino da pátria e do povo, deu início à nova época de grandes mudanças no território pátrio e exalta a todo o mundo a dignidade e fama da Coreia poderosa com sua incansável e enérgica orientação.

Participaram os membros do Presidium do Bureau Político do CC do PTC, os integrantes e os suplentes do BP do CC do PTC e do CC do PTC e estiveram presentes em qualidade de observador os funcionários dos departamentos do CC do PTC, os quadros de ministérios, órgãos centrais, instituições diretivas de nível provincial e das cidades, distritos e as fábricas e empresas importantes e os presidentes dos comitês de gestão agrícola das cidades e distritos sobressalientes na produção agrícola.

Foi eleita a presidência com os membros do BP do CC do Partido.

Por encargo do BP do CC do PTC, o estimado camarada Kim Jong Un presidiu a sessão plenária

Na ocasião se propuseram os seguintes temas da agenda.

  1. Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do partido e do Estado de 2023 e o rumo de luta para 2024
  2. Para elevar o sentido de responsabilidade na implementação das políticas sociais
  3. Sobre o estado de trabalho da Comissão Revisora Central do PTC em 2023
  4. Sobre o estado de execução dos orçamentos estatais de 2023 e o projeto dos mesmos para 2024
  5. Sobre algumas medidas para intensificar a função diretiva do Partido na época atual
  6. Problema de organização

A reunião aprovou por unanimidade a agenda proposta e discutiu o primeiro ponto “Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do partido e do Estado de 2023 e o rumo de luta para 2024”.

O Secretário-Geral proferiu o relatório histórico “Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do partido e do Estado de 2023”.

Em seu relatório, ele se referiu à importância e significado real que a luta do ano de 2023, cheio de grandes acontecimentos e resultados satisfatórios, tem em determinar os sucessos de trabalho do Ⅷ Período do CC do PTC.

O presente foi um ano muito importante para o nosso Partido e povo que marcham tenazmente para materializar o programa de luta, apresentado pelo VIII Congresso do PTC.

Na campanha deste ano, que se pode dizer a determinante da implementação ou não da resolução do Congresso partidário, manifestamos mais uma vez o ímpeto indomável, típico do nosso Partido e povo que cumprem com audácia suas tarefas revolucionárias definidas mobilizando ao máximo as forças e potencialidades próprias, e, neste processo, aumentamos em grande medida o poder geral do país.

Em uma palavra, através da luta deste ano, não passamos simplesmente o terceiro ano de cumprimento do Plano Quinquenal, como se previa, mas alcançamos o sucesso transcendental de preparar o firme fundamento e as condições favoráveis para acelerar a velocidade de avanço posterior em todas as esferas da construção socialista e o aumento do poder nacional.

Todos os anos posteriores ao Ⅷ Congresso do Partido foram coroados com os milagres e mudanças sem precedentes, mas não houve um ano como o presente repleto de vitórias e acontecimentos tão surpreendentes.

Não foi nada fácil trazer tal mudança.

Fomos obrigados a começar a marcha deste ano na conjuntura de provas e dificuldades realmente duras.

Mesmo após o fim do estado emergente de saúde pública internacional, que perdurou mais de 3 anos, todos os setores sofreram muitas restrições devido às rigorosas medidas profiláticas aplicadas pelo Estado e tivemos que enfrentar as sanções e pressões brutais das forças hostis e obstrutoras e tomar contramedidas ao grave ambiente de segurança. O mais urgente era superar a séria crise alimentar, causada pela agricultura deficiente do ano passado.

Nessa circunstância, surgiu o dilema de continuar avançando para o alcance das metas do terceiro ano de implementação da resolução do Ⅷ Congresso do Partido ou orientar tudo para resolver as dificuldades iminentes.

O Comitê Central do Partido optou, como todos nós, pelo avanço contínuo e a luta constante.

Com base na análise científica sobre a situação interna e externa desfavorável e as enormes tarefas indispensáveis, o Comitê Central do Partido definiu as metas ambiciosas e estratégia dinâmica na Ⅵ Sessão Plenária de seu Ⅷ Período e as distribuiu a todas as suas filiais.

Ao impulsionar energicamente sua implementação, garantiu o cumprimento bem-sucedido da luta deste ano aspirante ao desenvolvimento.

O relatório enumerou notáveis sucessos alcançados na economia nacional como um todo.

Todas as 12 metas para o desenvolvimento da economia nacional foram cumpridas: a produção de cereais em 103%; eletricidade, carvão e adubo nitrogenado em 100%; materiais de aço laminado em 102%; metais não-ferrosos em 131%; madeira em 109%; cimento e tecido geral em 101%; produtos marítimos em 105%; transporte ferroviário em 106% e a construção de habitações em 109%, incluindo as em construção.

Além disso, houve progresso no estabelecimento da disciplina de planejamento e foi relatado um aumento produtivo evidente na economia nacional em geral, especificamente, a produção de motores elétricos (220%); transformadores (208%); rolamentos (121%); zinco eletrolítico (140%); chumbo (121%); papel (113%); sal (110%); cosméticos (109%); placas de vidro (100%) e clínquer de magnésia (104%).

Em comparação com 2020, tempo anterior à celebração do Ⅷ Congresso do Partido, a dimensão do crescimento geral do setor econômico em 2023 é a seguinte nos principais índices: a produção de trióxido de ferro aumentou 3,5 vezes; ferro fundido – 2,7; materiais de aço laminado – 1,9; máquinas-ferramentas – 5,1; cimento – 1,4 e adubo nitrogenado – 1,3. Além disso, o Produto Interno Bruto cresceu 1,4 vezes.

O relatório avaliou o cumprimento da meta de produção de cereais, a dominante que tem importância decisiva para o desenvolvimento da economia em geral e o sustento da população, como o sucesso mais precioso e caro das atividades econômicas de 2023.

O Secretário-Geral disse que o entusiasmo e a segurança dos funcionários e trabalhadores do setor agrícola aumentaram incomparavelmente e foram realizados sucessivamente em todas as fazendas do país os atos de distribuição de colheitas, fato que marcou um marco importante para produzir uma grande mudança na disposição mental dos agricultores. Ele continuou que isso é a melhor mudança real alcançada no curso da luta para conquistar as metas de produção de cereais de 2023 e o mais valioso para o desenvolvimento sustentável da agricultura no futuro.

Ao apresentar que muitas entidades em todo o país enviaram ao Comitê Central do Partido cartas expressando a vontade de doar ao Estado os grãos preparados com toda sinceridade e patriotismo, ele apontou que nosso Partido aprecia mais o coração patriótico modesta e sincera dos agricultores do que dezenas de milhares de toneladas de cereais, e propôs com cortesia expressar gratidão a essas entidades em nome da Sessão Plenário do Comitê Central do Partido.

A reunião manifestou total apoio à proposta do Secretário-Geral.

A Fazenda Avícola de Kwangchon foi construída como modelo de modernização do setor avícola, foram erguidas nas cidades de Sariwon, Haeju e Nampho modernas fábricas de processamento de trigo e foram concluídas a obra do canal Kindung de Hwangju, a de dessalinização do lago Kangryong e a da rede externa de milhares de hectares do pôlder, além da preparação da base sólida para cumprir a meta de construir 300 mil hectares de pôlderes.

Tudo isso é uma prova clara da justeza do programa da revolução rural da nova era do PTC e sua política agrícola e da capacidade diretiva desta organização que mobilizou todo o país para a luta para alcançar uma mudança radical na produção agrícola sem hesitação diante das provas e dificuldades — apontou o relatório.

Ele avaliou que após o Ⅷ Congresso do Partido, foram obtidos sucessos relevantes na construção de habitações para os habitantes, assunto importante do Estado ao qual o PTC vem prestando maior atenção.

O setor de construção voltou a construir na área de Hwasong as casas para 10.000 famílias, o que permite aos habitantes da capital se mudarem para elas no próximo Dia do Sol, e os jovens construtores criaram um novo monumento da juventude chamado Avenida Jonwi (vanguardista) ao impulsionar com audácia a construção de casas para mais de 4.100 famílias na área de Sopho.

Os soldados do Exército Popular, que consideram como sua vida a fidelidade ao Partido e ao povo e o cumprimento absoluto e incondicional de suas ordens e indicações, completaram a construção de casas da capital e estrearam o panorama espetacular de nova cidade montanhosa ao levantar as moradias para mais de 20.000 famílias na área de Komdok durante os últimos 4 anos, e contribuíram para terminar a construção da Fazenda de Estufas de Kangdong até a festa de fevereiro de 2024.

As casas rurais planejadas para a construção este ano são mais de 58.000, o dobro em relação ao ano de 2022, e mais de 40 cidades e distritos já terminaram esta obra. E outras cidades e distritos geralmente o farão até a primavera do novo ano.

Durante a campanha para conquistar as 12 metas principais do desenvolvimento da economia nacional, as indústrias-chave alcançaram um notável aumento produtivo e inauguraram muitos objetos de reajuste e reforço, entre outros sucessos muito estimulantes.

Os trabalhadores do Complexo de Maquinaria de Ryongsong registraram inovações inauditas de fabricar excelentemente os compressores de grandes tamanhos ao converter a tarefa de produção, que lhes foi atribuída pelo CC do PTC, no processo de criação do segundo espírito de Chollima e de inovação técnica massiva. Desta forma, deram um forte golpe no derrotismo e misticismo técnico, latentes no setor econômico, e evidenciaram com ações a justeza e vitalidade da política partidária.

O Comitê Central do PTC avaliou altamente as proezas heroicas da classe trabalhadora de Ryongsong que, apesar de sua apertada tarefa de produzir muitos equipamentos pedidos, fabricaram os compressores de grandes tamanhos com o espírito de autoconfiança e a luta tenaz e os dedicaram à presente sessão plenária.

O relatório referiu-se a que se completaram a instalação do alto-forno de tipo economizador de energia, baseado no aquecimento pelo oxigênio, e os separadores de oxigênio de 15 mil ㎥/h no Complexo Siderúrgico Kim Chaek, a do forno de indução do Complexo Siderúrgico de Hwanghae, a construção do forno vertical de minério de ferro oxigenado e calcinado na Siderúrgica de Chongjin e o desenvolvimento da filial de Sohaeri da Mina de Unryul. Todos estes equipamentos já entraram em operação — acrescentou e qualificou 2023 de ano que deu grandes passos adiante em assegurar a independência e modernidade da indústria metalúrgica.

O setor de indústria química forneceu com suficiência os fertilizantes nítricos ao priorizar sua produção e inaugurou a Fábrica de Fertilizantes Líquidos Nutritivos do Complexo Químico de Sunchon para as fazendas de estufas da zona costeira do Mar Oeste, e preparou a garantia material para aumentar notavelmente a produção de fertilizantes ao dar bom acabamento ao estabelecimento adicional do processo de síntese de ureia e o de purificação do Complexo Químico Juventude de Namhung e até à extensão de linhas de transmissão elétrica.

No setor de indústria elétrica, foi estabelecida uma sólida base material e técnica para as usinas termelétricas e, aumentando a eficácia operacional das usinas hidrelétricas, os planos mensais de produção foram cumpridos de acordo com as demandas. Outros sucessos muito significativos são a redução da enorme quantidade de derivação através do estabelecimento do sistema otimizado de serviços elétricos nas principais linhas de transmissão e a preparação do processo de elaboração da torre de ferro de alta tensão.

A onda de inovação solidária no domínio da indústria carbonífera, iniciada pelo movimento patriótico socialista da nova era pelo aumento da produção de carvão cujo artífice é a mina carbonífera encarregada de fornecer à província de Jagang, adscrita ao Complexo Carbonífero da Região de Kaechon, tornou-se o acelerador da luta pelo aumento produtivo em todos os setores da economia nacional e significou um grande alento para o PTC.

O relatório avaliou que os setores econômicos como a indústria extrativa, a de materiais de construção, a silvicultura, a indústria leve, a pesqueira, o transporte ferroviário abriram o caminho para aumentar de modo evidente a produção atual e a perspectiva ao dar bom impulso ao cumprimento da estratégia de arranjo e reforço completando sem falta ao mesmo tempo o plano da economia nacional.

Outros domínios também como a indústria de TI, de proteção territorial e ambiental e de urbanismo levaram adiante os projetos imprescindíveis e básicos para aumentar as potencialidades materiais e técnicas.

O Secretário-Geral valorizou este ano como o da multiplicação dos esforços para trazer nova inovação e mudança no setor técnico-científico e precisou que o sucesso mais orgulhoso desta área foi observado nas ciências e tecnologias espaciais.

Aceitando como fé o projeto estratégico e a intenção do PTC e superando os repetidos fracassos, nossos cientistas e técnicos finalmente conseguiram o acontecimento surpreendente, que é o lançamento bem-sucedido do satélite de reconhecimento, com a decisão de conquistar a todo custo o cosmos com a inteligência e tecnologias próprias.

Isto é uma amostra plena do temperamento revolucionário e cérebro perspicaz de nossos cientistas e técnicos que alcançam a todo custo qualquer meta científica se o PTC exige e é necessário para aumentar o poder nacional.

É um sucesso incomparavelmente orgulhoso que tenha ocorrido uma revolução no trabalho docente deste ano para a construção de uma potência da educação e dos talentosos.

O setor docente, que se encarrega do futuro do país e das perspectivas de desenvolvimento e prosperidade do Estado, impulsionou na etapa de execução plena a mudança geral da estrutura educacional, que perdurou várias décadas, no sentido de ministrar uma educação mais avançada e prática aos estudantes. Também ocorreram muitas mudanças inovadoras e qualitativas nos conteúdos, formas e métodos de ensino.

Houve avanços claros na consolidação da base material e técnica do ramo docente neste ano, a saber, a construção do Instituto de Educação como centro de estudo científico do ensino que garantirá o desenvolvimento educacional do país, a remodelação da Biblioteca Científica da Universidade Kim Il Sung e a construção ou remodelação de mais de 160 escolas e jardins de infância em todo o país como modelos.

Segundo o relatório, o setor de saúde pública e o de esportes também fizeram uma contribuição peculiar para a produção de novas mudanças em 2023.

As fábricas farmacêuticas foram erguidas, assim como outras de insumos médicos e instalações especializadas na prevenção de doenças, o que fortaleceu a base material e técnica do setor de saúde e proporcionou um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e à estabilização da vida populacional.

Ao competir em jogos internacionais quase 4 anos após o início da crise sanitária mundial, nossos atletas ganharam muitas medalhas e quebraram sucessivamente os recordes mundiais nos 19º Jogos Asiáticos, no 22º Campeonato Mundial de Taekwondo e no Grand Prix da Federação Internacional de Halterofilismo 2023.

Além disso, fizeram nossa bandeira nacional tremular nos mastros de eventos internacionais, o que deu grande ânimo a todos os habitantes do país.

O relatório listou os avanços alcançados por todas as províncias no desenvolvimento econômico, na vida populacional e na criação de civilização em suas respectivas áreas ao dinamizar a campanha para implementar as decisões do partido.

Em particular, a província de Hwanghae do Sul cumpriu o plano de coleta de grãos ao intensificar a educação e a campanha para eliminar os defeitos surgidos anteriormente nas tarefas agrícolas e melhorar o desempenho do grupo de promoção do cultivo científico — destacou e avaliou que este fato é um resultado dos esforços excepcionais dos comitês partidários de cidades e condados da província, das organizações partidárias, funcionários e trabalhadores do setor agrícola, que são autores da agricultura.

Em todas as províncias, o ambiente de luta intensa e o estilo de trabalho para construir a biblioteca de ciências e técnicas, a fábrica de uniformes escolares, a de calçados e a farmácia padronizada, remodelar e modernizar as fábricas farmacêuticas Coryo e implementar a política sobre a criação de crianças, que são tarefas incluídas na resolução da Sessão Plenária do Comitê Central do Partido, foram mantidos durante todo o ano.

Acrescentou que foram erguidos numerosos estabelecimentos que possibilitam atender às demandas econômicas prospectivas e imediatas e garantir o conforto de vida dos habitantes locais, satisfazendo as exigências da estética arquitetônica da nova era. Assim, 2023 se tornou um ano de mudanças substanciais em que as criações orgulhosas aumentaram visivelmente em todas as localidades.

O Secretário=Geral reconheceu como o maior sucesso da luta do ano de 2023 o crescimento extraordinário de nosso poder político-ideológico.

Acima de tudo, foi observado um progresso transcendental no exercício da soberania nacional e no trabalho para fortalecer o Poder popular.

A Ⅸ reunião da ⅩⅣ Legislatura da Assembleia Popular Suprema, realizada em setembro, estipulou na Constituição da República a política sobre o fortalecimento das forças armadas nucleares do Estado. Este acontecimento político será dignamente registrado nos anais da pátria porque preparou uma base legal para garantir para sempre a segurança de nosso Estado e povo, colocou a dignidade e posição estratégica do país no topo e ao mesmo tempo desferiu um golpe mortal e demolidor nos inimigos.

Como resultado do trabalho legislativo para especificar e detalhar mais as normas e regulamentos legais de acordo com a exigência das políticas partidárias e a realidade e buscar e remediar todos os espaços não regidos pela lei, foram instituídas ou emendadas e suplementadas mais de 110 leis e regras por setores, entre outras, a lei de supervisão financeira, a de irrigação, a de educação dos talentos, a de distribuição da força produtiva, a de funcionários públicos, da RPDC. Assim, foi preparada uma garantia legal para consolidar ainda mais nosso vantajoso regime social do Estado.

O método de eleição dos deputados para as assembleias populares de todos os níveis foi modificado de forma mais democrática, a fim de destacar o caráter popular da RPDC e intensificar ainda mais os trabalhos dos órgãos do Poder. Portanto, a eleição de deputados para as assembleias populares provinciais, de cidade e condado, realizada em novembro passado, tornou-se uma oportunidade para despertar mais a consciência civil e o fervor patriótico de toda a população para se comprometer e participar ativamente nas políticas estatais.

Como trabalho em escala do CC do PTC, foi realizado o primeiro curso para os presidentes dos comitês populares de província, cidade e condado, totalmente encarregados dos trabalhos dos órgãos do Poder popular perante o Partido, o Estado e o povo, o que serviu de importante motivo para elevar o papel das instituições do Poder.

Embora não tenham sido muitos os encontros realizados este ano, iniciamos o ano em curso com os delegados ao Ⅸ Congresso da União de Crianças da Coreia e compartilhamos significativamente o tempo final da agenda do ano junto com as participantes da Ⅴ Conferência Nacional de Mães. Poderíamos dizer que tais eventos foram tão significativos para caracterizar este ano e destacar o objetivo e caráter de nossa luta.

Graças ao fervor extraordinário de todos os habitantes do país em defesa da pátria e da revolução, foram dinamizados os movimentos patrióticos socialistas e outros massivos de caráter revolucionário, entre outros, o de doação de cereais e o de contribuição para a construção de navios — recorda o texto e continua:

Nesse curso, foram doados os lançafoguetes autopropulsados, carros carregadores de projéteis e ônibus denominados Sonyon, Taehaksaengchongnyon, Jikmaeng, Nonggunmaeng, Nyomaeng e Pusasu.

No meio dessas campanhas patrióticas, formou-se um grande contingente de patriotas que pensam primeiro no Partido, na revolução e na pátria e têm o coração sincero de ajudar a aliviar as dificuldades do país. Isso constitui um grande sucesso político que não se pode comparar nem com um monte de ouro.

Manifestaram-se plenamente a todo o mundo a dignidade e o prestígio do Partido, do Estado e do povo e o verdadeiro aspecto da unidade monolítica entre eles através dos grandes festivais políticos e militares como os desfiles militares que se realizaram com maior solenidade em 3 ocasiões em homenagem ao 75º aniversário da fundação do Exército Popular da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia e o 70º da vitória na Guerra de Libertação da Pátria superando os níveis anteriores.

O relatório fez um balanço do novo progresso alcançado em 2023 nos trabalhos para potencializar ainda mais o aspecto revolucionário do PTC e sua combatividade.

No calor da luta para materializar a linha de 5 pontos para a construção do PTC na nova época, foram estudados e executados o importantíssimo e inovador sistema e métodos de trabalho partidário que garantem a eternidade da consolidação ideológico-organizativa do Partido e do aumento de sua combatividade.

Foram traçados e implantados em todo o Partido os trabalhos para organizar e despachar os poderosos batalhões de militantes partidários com a missão de ajudar a construção de habitações rurais na província de Ryanggang e as outras para melhorar a situação das fazendas atrasadas sob a assistência dos departamentos do CC do Partido, dos ministérios e órgãos centrais. Isso é a materialização consequente do tradicional modo de trabalho partidário de os superiores ajudar aos inferiores e desenvolver simultaneamente as unidades atrasadas, e constitui outro progresso precioso nos trabalhos partidários.

O relatório se referiu aos grandes sucessos obtidos na luta contra os inimigos e o fortalecimento da capacidade de defesa nacional para resguardar a soberania do país e a dignidade nacional.

No âmbito da aceleração do desenvolvimento de armas nucleares, que faz parte importante do potencial de defesa nacional e se torna o superpoderoso dissuasivo de guerra, foram realizados com sucesso em várias ocasiões os lançamentos de teste e exercícios de disparo dos ICBM tipos Hwasongpho-17 e Hwasongpho-18, de maneira que fossem comprovadas a sua confiabilidade e superioridade e determinado o rumo da construção perspectiva das forças armadas estratégicas da RPDC.

Foram organizadas e realizadas de modo ofensivo as importantes atividades militares como treinamentos de tiro de mísseis balísticos táticos e de cruzeiros para enfrentar de maneira esmagadora as frenéticas manobras militares dos inimigos e foram desenvolvidos os drones de reconhecimento e outros multipropósitos.

Através da cerimônia de lançamento do novo submarino, foram mostradas patentemente a disposição de guerra e o aspecto de desenvolvimento das forças armadas da RPDC.

Em particular, chegamos a possuir a propriedade de reconhecimento espacial ao colocar com sucesso em órbita o primeiro satélite de exploração Malligyong-1 da RPDC, o que se torna um acontecimento bravo para alcançar avanço decisivo no cumprimento de maior prioridade da modernização das forças armadas da RPDC, apresentada pelo Ⅷ Congresso do PTC, e no desenvolvimento da força estratégica do nosso Estado na nova etapa elevada.

O PTC praticou com iniciativa a estratégia diplomática mantendo a firme posição independente e os princípios nas atividades exteriores. Como resultado, elevaram-se consideravelmente a dignidade e o prestígio do país e defenderam-se firmemente os direitos soberanos do nosso Estado diante das brutais manobras dos EUA e seus satélites.

Estimando que 2023 foi um ano de grandes mudanças e virada que registrou um passo gigantesco no orgulhoso trajeto de desenvolvimento da RPDC tanto na elevação do poderio estatal como no crescimento do prestígio nacional, o Secretário-Geral prestou homenagem à luta heroica dos militantes do PTC, aos trabalhadores sinceros e aos oficiais e soldados do EPC que, em pleno acato à ideia e direção do Partido, vieram forjando com vigor a nova conjuntura de prosperidade e desenvolvimento com o empenho redobrado e esforços audazes.

Estendeu agradecimento cordial a todos os militantes do Partido, habitantes do país e oficiais e soldados do EPC que contribuíram para coroar 2023 com os sucessos de fidelidade e patriotismo superando todo tipo de provas e dificuldades com a confiança na nossa causa e o espírito inesgotável e indomável.

Disse que através da luta tenaz de 3 anos passados, o Partido e o povo ficaram convencidos de que é totalmente possível cumprir o Plano Quinquenal, orientado a consolidar o alicerce de desenvolvimento da economia nacional e alcançar o avanço sustentável — e prosseguiu:

Uma grande mudança positiva, que se produz no estado ideológico-espiritual de nossos habitantes e jovens, leva ao auge o seu fervor revolucionário e ânimo de luta e revitalizam-se todos os domínios, o que se torna uma situação favorável que propiciamos ao cabo da luta tenaz e ofensiva depois do Ⅷ Congresso do PTC.

Isto significa o recurso mais valioso e efetivo para o avanço e desenvolvimento posteriores e já podemos assegurar com segurança que transpusemos o pontos mais duros e extremos na luta por cumprir as tarefas do Congresso partidário.

Em resumo, a revolução coreana conseguiu abrir durante o Ⅷ período do CC do PTC a era de desenvolvimento integral do socialismo, em que todos os setores da economia e cultura são revitalizados, além da defesa nacional, transformam-se simultaneamente a capital e as localidades e ocorrem grandes mudanças tanto nas zonas urbanas, povoados e territórios como no aspecto ideológico-espiritual das pessoas.

A luta dos últimos 3 anos nos ensina a experiência de que podemos vencer as dificuldades e cumprir com sucesso as importantes tarefas de desenvolvimento se trabalharmos de maneira escrupulosa e sincera mantendo a posição de superar com ousadia as dificuldades que enfrentamos, já que são firmes o sistema de direção do PTC e a confiança que todo o povo deposita nesta organização.

Tudo isso comprova que o programa de luta, esclarecido pelo Ⅷ Congresso partidário, é o guia mais acertado e poderoso, que impulsiona energicamente o desenvolvimento da revolução coreana apesar das provas mais severas que nunca, e faz abrigar o otimismo e convicção de que isso se cumprirá sem falta graças à luta seguida de dois anos adiante.

O relatório passou em revista dos trabalhos em geral do ano desde o ponto de vista crítico e progressivo e a partir da posição revolucionária do Partido que atende mais os defeitos e lições que os sucessos e experiências para registrar o avanço e desenvolvimento mais rápidos do futuro, e fez análises e balanços serenos dos deméritos implicados.

O Secretário-Geral instou a todos os participantes na reunião que tenham o orgulho e dignidade da luta do ano 2023 e levem em conta os pontos defeituosos a superar sem falta nos trabalhos do futuro, e lhes encomendou que cumpram com sua responsabilidade e papel nos afazeres do próximo ano para escrever a história de nova vitória da prosperidade integral do Estado.

Houve intervenções sobre o primeiro item da agenda.

O primeiro-ministro Kim Tok Hun, o presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, Choe Ryong Hae, o chefe de departamento do CC do Partido, Ri Chol Man, o Ministro da Defesa Nacional, Kang Sun Nam, e o secretário de organização do CC do Partido, Jo Yong Won, fizeram revisão e balanço do estado de trabalho dos ramos encarregados e propuseram à Sessão Plenária as medidas correspondentes.

E os quadros de vários setores apresentaram as intervenções escritas.

A Sessão Plenária ouviu e analisou as intervenções e deu a avaliação a respeito.

O estimado camarada Kim Jong Un proferiu o discurso programático de conclusão sobre o primeiro item da agenda “Sobre o rumo da luta do ano 2024”.

Os avanços dados no curso de execução das políticas do Partido e do Estado de 2023 constituem outro valioso recurso para nossa marcha e desenvolvimento — destacou ele e indicou o rumo da luta posterior.

Agora nos restam dois anos para completar o período do Plano Quinquenal — apontou e continuou:

Durante este biênio, devemos multiplicar os esforços e empenhos para comprovar que são corretos a orientação de luta, indicada pelo Ⅷ Congresso do Partido, e o trajeto de marcha empreendida até a data, e obter maiores avanços e fazer balanço da luta ante o próximo Congresso.

Nossa direção posterior de luta geral é cumprir com sucesso o programa do Ⅷ Congresso do Partido e preparar o trampolim para o novo avanço do futuro, ao ampliar e aproveitar ao máximo a situação e conjuntura favoráveis, criadas em troca da luta tenaz.

Com base nos logros e experiências adquiridos no último triênio, temos que converter os dois anos restantes no processo eficiente para preparar o novo desenvolvimento da etapa seguinte completando constantemente a execução da resolução do último Congresso partidário.

Em particular, a partir do próximo ano, devemos nos esforçar principalmente para resolver os problemas não cumpridos ou os obstáculos que impedem a materialização da resolução do Congresso do Partido, de modo que os sucessos alcançados até agora sejam ampliados e tenham efeito, e todas as tarefas planejadas sejam perfeitamente cumpridas.

2024 é o ano decisivo que determinará a possibilidade de alcançar o objetivo de luta, determinado pelo Ⅷ Congresso do Partido, ao impulsionar o ímpeto de ataque em todos os domínios da construção socialista.

Ou seja, no final de 2024, todos os domínios e entidades deverão assegurar a garantia evidente e prática de cumprimento do Plano Quinquenal.

É preciso coroar o próximo ano com novos e significativos triunfos a serem alcançados através da luta mais entusiasmada, tendo a segurança em si mesmo que nos inspira por ter superado com ousadia as provas mais difíceis.

O problema que devemos atender primeiro é dar rigor ao sistema e ordem aos trabalhos administrativos e econômicos do Estado — disse o Secretário-Geral e detalhou os problemas de princípios e meios que correspondem ao Conselho de Ministros para revitalizar as artérias da economia nacional e promover o desenvolvimento econômico aspirante, de acordo com sua missão de órgão de administração geral do Estado que lhe foi atribuída pela Constituição.

Todos os setores da economia nacional devem estimular o aumento da produção, concluir antecipadamente o reajuste e reforço e concentrar as forças também no próximo ano no cumprimento das 12 metas importantes — enfatizou e indicou as tarefas-chave a serem cumpridas pelas indústrias-chave como a metalúrgica, a química, a elétrica, a carbonífera, a maquinaria e o transporte ferroviário.

O discurso de conclusão definiu como rumo de desenvolvimento da indústria mecânica do Partido na etapa atual modernizar como padrão e exemplo durante o Ⅷ Período do CC do Partido o Complexo de Maquinaria de Ryongsong, planta matriz desta ramo, e remodelar com base nessa experiência o Complexo de Maquinaria Pesada de Taean e o Combinado de Maquinaria de Rakwon durante o período de cumprimento do novo Plano Quinquenal para o desenvolvimento econômico, e indicou os meios para o respeito.

Fez menção às tarefas gerais que surgem ao dar mais impulso à construção da capital e à construção de habitações rurais, que é um trabalho importante iniciado em virtude da decisão histórica tomada pelo Ⅷ período do CC do Partido, e de outros assuntos práticos para colocar em prática o ambicioso plano perspectivo do CC do Partido sobre a construção.

Exigiu às áreas de proteção territorial e ambiental e de urbanismo que promovam com esmero as tarefas por etapas incluídas no plano quinquenal e a todos os órgãos e empresas que impulsionem energicamente ano após ano a campanha para enfrentar a crise de desastres naturais.

O Secretário-Geral apresentou as tarefas e meios concretos para elevar constantemente a produtividade agrícola, bem como traçar claramente a estratégia de desenvolvimento de máquinas agrícolas e as metas por etapas, após analisar e avaliar a infraestrutura agrícola em geral e a capacidade agrotécnica do país, dar um grande impulso à mecanização da economia rural e dinamizar continuamente o aperfeiçoamento do sistema de irrigação do país e a construção de pôlderes.

Instruiu a aumentar ainda mais em todo o país o ambiente e modo sociais de prestar ajuda ativa ao campo, estabelecer rigorosa disciplina de administração de cereais, construir em diferentes localidades modernas fábricas de processamento de trigo de acordo com o aumento da produção deste cereal e melhorar a qualidade dos produtos através da renovação da técnica de elaboração.

O relatório esclarece as tarefas que incumbem ao ramo da indústria leve, como lançar uma campanha para melhorar a qualidade dos artigos de consumo em massa e os condimentos, apresentando-a como o primeiro objetivo de seus trabalhos no próximo ano, acelerar a modernização das fábricas de indústria leve e locais, alcançar o desenvolvimento da sericultura e melhorar os serviços comerciais, gastronômicos e públicos.

Cabe ao setor pesqueiro ativar a pesca em alto mar, aumentar as variedades e espécies de piscicultura e cultivo e alcançar um aumento produtivo de peixes através da criação marítima em grande escala — e enumera as medidas para oferecer aos cidadãos as condições e ambiente de vida mais civilizados e confortáveis no período do Ⅷ período do CC do PTC.

O Secretário-Geral instou o setor cultural, que ocupa uma posição importante na luta de hoje para o desenvolvimento integral do socialismo e deve alcançar um progresso rápido e constante avançando à frente, a dar os maiores passos em todos os aspectos da construção cultural com base nas experiências e lições valiosas, tiradas de seu trabalho de 3 anos passados, em particular, de 2023.

Indicou os principais objetivos e meios para promover o progresso social e a prosperidade total do país através do aumento constante da capacidade técnico-científica e da vitalidade substancial de apreço às ciências e técnicas, bem como estabelecer o sistema de definir com fins determinados o plano de desenvolvimento de ciências e técnicas sofisticadas de caráter central e atraente e executá-lo concentrando as forças de pesquisa científica e dirigir e administrar de modo unificado o desenvolvimento técnico-científico do país.

Exigiu fazer de 2024 um ano de maiores mudanças em colocar nossa educação no nível dos países avançados ao detalhar e diversificar os conteúdos e métodos de ensino e aumentar seu valor prático através da introdução nas disciplinas especializadas dos métodos de ensino e estudo do tipo investigador, e garantir, assim, no pedagógico a implementação das políticas partidárias.

Foi enfatizado a prática correta das políticas de saúde pública socialista e reforçar mais a base material e técnica do setor de saúde, continuar elevando a moral elevada de todo o Partido, Estado e povo ao abrir, em 2024, uma nova era dourada de seu desenvolvimento no domínio da literatura e arte e o de imprensa e informação, defensores da primeira linha da frente ideológica e cultural, e exigiu ao setor de esportes ampliar continuamente os sucessos alcançados no ano em curso.

Apresentou as tarefas políticas que incumbem aos órgãos do Poder popular e às instituições legais como a procuradoria e segurança pública para consolidar e desenvolver o regime social de nosso Estado, valiosa conquista da revolução e poderosa arma política, e esclareceu os meios práticos voltados para organizar com mais energia os trabalhos das entidades de massas.

O Secretário-Geral analisou e avaliou o crítico ambiente de segurança da região da Península Coreana, que chegou ao limiar da guerra nuclear, e o caráter da campanha de confronto militar das forças hostis. Declarou a importantíssima decisão política de dar mais estímulo ao desenvolvimento vertiginoso do potencial de defesa nacional, e prosseguiu:

Este ano também, continuou sendo brutal a campanha conflitiva anti-RPDC dos EUA e das forças seguidoras e suas ações desesperadas chegam a tal extremo que não pode encontrar paralelo na história em seu caráter aventureiro, provocativo e perigoso.

Os EUA, que causaram a instabilidade da situação da região da Península Coreana e vieram agravando-a continuamente, estão ameaçando de diferentes formas militares a RPDC até estes últimos dias do ano.

Os EUA tentaram ampliar a colaboração bilateral e trilateral com os fantoches sul-coreanos e japoneses, que desempenham o papel de servos e “cães fiéis” na execução da política hostil anti-RPDC, e formar o sistema de cooperação anti-RPDC. Tal tentativa tornou-se mais grave este ano, concordando com os interesses dos sul-coreanos que sofrem incerteza de segurança.

Falando abertamente até do “fim do regime” da RPDC, o presidente americano assinou com os sul-coreanos a chamada “Declaração de Washington”, programa de confronto nuclear anti-RPDC, instalou e colocou em operação o “grupo consultivo nuclear”, cujo objetivo reside no planejamento e execução conjuntas do uso de armas nucleares, e promove abertamente à vista do mundo a trama de guerra nuclear anti-RPDC através do “grupo” mencionado.

Leva a situação da Península Coreana à fase mais perigosa e imprevisível a postura provocativa dos EUA, que estão empenhados em fortalecer o sistema de cooperação trilateral sob o pretexto injusto de enfrentar a suposta “ameaça” da RPDC, reunindo-se frequentemente com a escória do Japão e da Coreia do Sul para prometer a conspiração anti-RPDC de longa duração e realizar anualmente o debate dos projetos de reação e os exercícios militares trilaterais.

O que não se pode ignorar é que voltou a entrar, depois de mais de 40 anos, na parte sul-coreana o submarino estratégico nuclear de tamanho supergrande e pousou pela primeira vez o bombardeiro estratégico nuclear. Além disso, devido à presença frequente da frota de ataque de porta-aviões supergrandes de propulsão nuclear e à introdução sucessiva de outros meios estratégicos nucleares dos EUA de diferentes missões na Península Coreana, o solo sul-coreano tornou-se completamente a base militar avançada e o arsenal nuclear dos EUA. Além disso, foram realizados ininterruptamente ao longo do ano os exercícios militares conjuntos de diferentes dimensões, estabelecendo o recorde da história.

Este ano, duplicou-se o número de treinamentos conjuntos realizados pelos gângsteres do círculo militar americano juntamente com os japoneses e sul-coreanos, em comparação com o ano passado.

Este fato é suficiente para saber que os EUA perseguem obstinadamente o confronto militar com a RPDC e estão cada vez mais empenhados nos preparativos para o mesmo.

Há alguns dias, os americanos convocaram a segunda reunião do “grupo consultivo nuclear” convidando para Washington os fantoches sul-coreanos e publicaram que estabelecerão o “plano de estratégia nuclear e o guia de sua operação” e o “sistema de dissuasão ampliado” até meados do próximo ano e realizarão o exercício de operação nuclear durante o exercício conjunto de grande envergadura, programado para agosto que vem. Ao mesmo tempo, voltaram a enviar o submarino de propulsão nuclear para a Península Coreana, incorrendo na provocação militar até o fim deste ano.

A realidade demonstra que o excesso crônico dos atos hostis anti-RPDC dos EUA não se limita à simples ameaça retórica ou ao objetivo demonstrativo, mas passa à etapa criminosa de ação militar que pode causar um confronto armado entre ambas as partes.

O discurso lembrou que as relações Norte-Sul, que se deterioraram cada vez mais após o surgimento do poder fantoche de Yoon Sok Yeol, exacerbam-se ainda mais diante da desconfiança e da hostilidade causadas pelas histerias conflituosas anti-RPDC deste traidor, que se tornaram mais abomináveis nos últimos tempos, e chegaram ao resultado de quebra do Acordo do Domínio Militar Norte-Sul de 19 de setembro que cumpria, embora superficialmente, a tênue missão de prevenir os confrontos armados.

O que chama a atenção é que a camarilha fantoche de Yoon Sok Yeol tem a tentativa suicida de alcançar o “equilíbrio de força” com a RPDC e enfrentá-la até o fim, ampliando o Comando das Forças da ONU, entidade fantasmagórica de caráter ilegal, como um aparato multinacional para a provocação da segunda guerra coreana.

Nestes tempos, os líderes do círculo militar fantoche são substituídos um após o outro pelos belicistas extremados, enquanto as provocações dos inimigos nas imediações da Linha de Demarcação Militar se tornam mais sinistras e as fileiras do exército fantoche sul-coreano são reorganizadas e aumentadas.

Tais movimentos militares radicais, que se tornam cada dia mais explícitos, são uma mostra contundente do designo insano de provocar a guerra de agressão.

Como mostram os fatos, nada mudou na abominável natureza conflituosa dos EUA e seus lacaios nº 1 e, pelo contrário, ela se altera de maneira mais aberta e atroz.

Se observarmos agudamente os atos militares de caráter conflitivo que as forças hostis cometem, agravando a cada momento o ambiente vulnerável de segurança da Península Coreana, a “guerra” já não é uma concepção abstrata, mas se aproxima de nós como uma realidade.

A grave situação atual exige que a RPDC dê continuidade aos preparativos para adquirir a capacidade de reação esmagadora à guerra e tomar a perfeita disposição militar, capaz de frustrar em um instante os atos provocativos de qualquer tipo dos inimigos que se tornam mais brutais.

O Exército Popular deve completar as medidas militares com o objetivo de defender firmemente a segurança do Estado, observando e controlando com alta vigilância o ambiente de segurança da Península Coreana que se agrava a cada momento, e tomando sempre a posição de represália esmagadora. Ao mesmo tempo, cabe a ele dar resposta rápida, no caso de uma possível crise nuclear, e acelerar sem parar os preparativos do grande acontecimento para pacificar todo o território sul-coreano, mobilizando em tempo de emergência todos os meios físicos e forças possíveis, inclusive as nucleares.

O discurso de conclusão especificou que o ramo da indústria bélica deve garantir fielmente a implementação bem-sucedida da estratégia partidária em matéria de desenvolvimento de defesa nacional, ao ampliar seus sucessos já alcançados no fortalecimento de sua base independente e no desenvolvimento e produção de armamentos.

O setor de armas nucleares deve estabelecer a base firme que favoreça o aumento constante da produção, e desenvolver uma campanha dinâmica para o cumprimento do plano de produção para o ano de 2024.

Em seguida, foram apresentadas as metas-chave e tarefas combativas para o ramo de desenvolvimento e produção de mísseis.

A partir da experiência de ter lançado com sucesso e colocado em operação o primeiro satélite de reconhecimento em 2023, foi apresentada a tarefa de lançar adicionalmente 3 satélites desse tipo em 2024 e foram buscadas as medidas integrais de nível estatal, necessárias para dar bom impulso ao desenvolvimento das ciências e tecnologias espaciais.

Apresentou como tarefa central para o setor da indústria naval melhorar as forças armadas submarinas e de superfície da marinha de guerra ao produzir a segunda revolução na indústria de construção de navios e completar em um curto prazo os pontos não cumpridos para o alcance das 5 metas principais para o desenvolvimento da defesa nacional, e atribuiu à indústria de aviação não-tripulada e ao setor de reconhecimento e guerra eletrônica a tarefa de desenvolver e produzir os armamentos não-tripulados de diferentes tipos e poderosos meios dessa forma de combate de acordo com as características da guerra moderna.

O setor de forças paramilitares, responsável por um flanco da defesa nacional, deve inovar continuamente os conteúdos e métodos de treinamento para enfrentar de forma proativa e ativa quaisquer métodos de ação em combate dos inimigos. Assim, elevará o nível de comando operacional dos comandantes da Guarda Vermelha Operário-Camponesa e a capacidade combativa de seus membros, entre outras tarefas para completar os preparativos de guerra.

O Secretário-Geral analisou profundamente a grande mudança geopolítica ocorrida no panorama político internacional de 2023 e a correlação de forças, as principais características da atual situação internacional e o ambiente externo da região da Península Coreana. Ele apresentou as orientações estratégico-táticas a serem mantidas pelo setor de trabalho externo e instruiu a estabelecer novamente a posição sobre as relações intercoreanas e a política de reunificação e trazer uma mudança resoluta na política no trabalho com os inimigos.

O ramo de trabalho externo escreverá a história diplomática da RPDC de acordo com sua posição de potência no princípio de defender a dignidade do Partido e os interesses do país e elevar o prestígio nacional enfrentando com iniciativa e engenho a situação internacional em constante mudança e desenvolvimento.

Ele apresentou as tarefas de consolidar mais o terreno de apoio e solidariedade com nosso Estado ao ampliar o espaço de trabalho externo do país priorizando o desenvolvimento de relações com os partidos governantes dos países socialistas e desenvolver os vínculos com os países independentes anti-imperialistas, que se opõem à estratégia hegemônica dos EUA e do Ocidente, de acordo com a situação internacional em mudança e desdobrar ousadamente em escala internacional as ações conjuntas anti-imperialistas e a luta conjunta.

É necessário manter invariavelmente o princípio da luta contra os EUA e os inimigos, consistente em responder à intransigência com a mesma e alcançar a vitória com o confronto frontal, e praticar a política super intransigente de caráter mais imponente e ofensivo.

Este ano, reafirmamos novamente a inalterável vontade de responder da mesma maneira às armas nucleares e ao confronto direto diante das desesperadas ameaças de guerra nuclear dos EUA e seus seguidores e fizemos os inimigos sofrerem a irreparável crise de segurança e terror através do exercício esmagador do dissuasivo de guerra.

É nosso inalterável princípio e modo de luta contra o inimigo responder e controlar com as reações super intransigentes qualquer tentativa e opção dos inimigos.

Foi apresentado no discurso de conclusão o delineamento de mudar radicalmente o rumo do setor de trabalho com a Coreia do sul, com base na análise serena da amarga história das relações Norte-Sul que vinham repetindo apenas a desconfiança e a confrontação.

Persiste agora na Península Coreana a situação de crise incontrolável, devido à febre conflitiva anti-RPDC dos EUA e dos sul-coreanos.

É um fato que na zona da Linha de Demarcação Militar, onde se enfrentam as enormes forças armadas de ambas as partes, pode ocorrer um conflito físico por qualquer menor fator eventual e passar isso para a guerra. E ninguém pode negar a existência de dois Estados mais hostis na Península Coreana.

Ao levar em consideração a política dos poderes fantoches anteriores, esse estado anormal não é um fenômeno casual como mutação, mas um resultado inevitável da história das relações intercoreanas.

Durante muito tempo de mais de meio século, a ideia, linha e orientações em matéria de reunificação da pátria, propostas pelo Partido e pelo governo da RPDC, ganharam o apoio absoluto de toda a nação e produziram a simpatia do mundo por seu caráter mais justo, racional e imparcial.

Contudo, nenhuma delas foi frutífera e as relações intercoreanas repetiram o círculo vicioso entre o contato e a suspensão e o diálogo e a confrontação.

Um ponto comum na “política sobre o Norte” e a “de unificação” de que falavam os sucessivos políticos sul-coreanos tem sido o “colapso do poder” da RPDC e a “unificação por absorção”.

Como prova disso, permanece inalterável a base da “unificação sob o sistema democrático e liberal”, embora o poder fantoche tenha sido substituído mais de 10 vezes até agora.

O Secretário-Geral do PTC sublinhou que a sinistra intenção dos fantoches sul-coreanos de derrubar o regime e o poder da RPDC não varia nem um mínimo, apesar de eles preconizarem a “democracia” e praticarem o “conservadorismo”.

A conclusão geral tirada pelo Partido recordando as relações intercoreanas de longo tempo é que não se pode alcançar a reunificação com os canalhas da República da Coreia que determinaram como política de Estado a “unificação por absorção” e “a fusão de regimes” que contrariam diametralmente a linha da RPDC sobre a reunificação da pátria, baseada no princípio de uma nação, um Estado e dois regimes — expôs e prosseguiu:

Neste momento também, os canalhas sul-coreanos falam sem hesitação alguma que a RPDC e seu povo são o território e os habitantes da República da Coreia, que devem ser resgatados, e que na chamada “Constituição” desta está realmente estipulado que “o território da República da Coreia abrange a Península Coreana e suas ilhas anexas”.

A realidade coloca a necessidade urgente de estabelecer novamente a posição sobre as relações entre ambas as partes coreanas e a política de reunificação.

É necessário agora expor em termos mais claros a posição sobre as relações com os canalhas sul-coreanos reconhecendo a realidade.

Considerar como contraparte de reconciliação e reunificação a camarilha que nos definiu como “inimigo principal” e espreita a oportunidade de “derrubar o poder” da RPDC e alcançar a “unificação por absorção” em conluio com as forças estrangeiras é um erro que nunca mais devemos cometer — opinou o Secretário-Geral e acrescentou que não convém ao prestígio e posição do nosso Estado discutir o problema da reintegração territorial da pátria com a banda estranha que não é nada mais que um lacaio colonial dos EUA, por sua expressão retórica de parte connacional.

A Coreia do sul nada mais é do que estado colonial deformado e hemiplégico dos EUA que já perdeu sua política, está contaminado com a cultura ianque e confia inteiramente sua defesa e segurança a sua metrópole.

O Norte e o Sul da Coreia não têm mais relações nacionais e homogêneas, mas fixaram seus vínculos nas de dois Estados hostis em beligerância.

Pode-se dizer que esta é a direção atual que permite compreender as relações entre ambas as partes coreanas.

O Secretário-Geral enfatizou a necessidade de tomar medidas para ordenar e reorganizar o Departamento da Frente Unida do CC do Partido e outras instituições encarregadas do trabalho com a Coreia do sul e modificar fundamentalmente os princípios e rumo de luta julgando e reconhecendo com serenidade a realidade.

Declarou seriamente que nosso dissuasivo de guerra nuclear passará sem hesitação alguma à ação importante se os EUA e os canalhas sul-coreanos tentarem finalmente o confronto militar conosco.

E apresentou ao setor de trabalho com os inimigos e o exterior as tarefas importantes de impulsionar os preparativos com previsão em consonância com a poderosa ação militar de nosso exército, decidido a pacificar toda a extensão territorial sul-coreana, considerando como um fato consumado o estouro da guerra a qualquer momento na Península Coreana devido às imprudentes manobras dos inimigos para a agressão ao Norte.

Todos os participantes manifestaram com vivas e aplausos efusivos o apoio e consentimento absolutos ao discurso programático de conclusão que serve de guia para alcançar inovações contínuas e saltos sucessivos na realização da causa do PTC e do socialismo.

As obras históricas, apresentadas na ocasião pelo Secretário-Geral, esclarecem o rumo do avanço e as orientações de luta do novo ano para materializar seguramente a estratégia de desenvolvimento ao nosso estilo com a prática revolucionária cautelosa e resoluta, razão pela qual constituem uma bandeira combativa perene para levar a constante ascensão a revolução coreana e avançar à nova era de prosperidade estatal.

A sessão plenária acedeu ao debate do segundo item da agenda “Para elevar o senso de responsabilidade na implementação das políticas socialistas para as crianças escolares”.

Ao apresentar o relatório da ocasião, o Secretário-Geral resumiu o fato de que a Ⅳ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC havia aprovado a decisão de fornecer sem exceção alguma os uniformes e mochilas de boa qualidade a todos os alunos do país e impulsionado vigorosamente a cada ano a sua execução, e analisou detalhadamente a produção e fornecimento dos uniformes, mochilas e calçados no ano de 2023.

O fornecimento responsável dos artigos de primeira necessidade para os alunos às expensas do Partido e do Estado é uma política partidária e estatal invariável — reiterou e expôs os princípios a serem mantidos pelas instituições correspondentes como o Ministério da Indústria Leve, os órgãos do Partido e do Poder de todos os níveis e as unidades de confecção de uniformes escolares de diferentes localidades na produção e fornecimento de materiais escolares que serão impulsionados vigorosamente também no novo ano como uma tarefa de todo o Partido e Estado, e os meios para o respeito.

Apontou que os afazeres para as crianças escolares não são um trabalho econômico mas um trabalho político que garante o futuro maravilhoso da pátria, e acrescentou que os risos alegres deles são precisamente o símbolo do regime socialista e imagem do socialismo ao nosso estilo.

Encomendou encarecidamente a todos os funcionários que cumpram com a sua missão e sagrada obrigação como revolucionários autênticos e melhorem o seu sentido de responsabilidade e desempenho no cumprimento da tarefa revolucionária a que concede maior importância o Partido.

A reunião procedeu ao debate do terceiro item da agenda “Sobre o estado de trabalho da Comissão Revisora Central do PTC em 2023”.

Após deliberar o trabalho da Comissão Revisora Central do PTC em 2023, reconheceu que esta entidade cumpriu satisfatoriamente com a sua missão em implementar as diretrizes partidárias em matéria de estabelecimento da disciplina e garantir em termos financeiros e materiais os trabalhos e atividades do Partido.

No debate do quarto item, a reunião acordou compor o grupo de deliberação com o fim de revisar e deliberar o estado de execução dos orçamentos estatais em 2023 e o projeto dos mesmos para 2024.

Como quinto item, discutiu o tema “Sobre algumas medidas para intensificar a função diretiva do Partido na época atual” e aprovou por unanimidade a resolução correspondente.

Como sexto item, a Sessão Plenária discutiu o tema organizacional.

Destituiu e elegeu membros e outros suplentes do CC do PTC.

Membros do CC do Partido eleitos: Sim Hong Bin, Jo Yong Dok, Jong Yong Nam, Ri Chang Gil, Han Myong Su, Myong Song Chol, Pak Jong Chon, Pak Song Chol, Choe Jun Ho, Kim Jong Sik, Jon Il Ho, Kim Myong Hun, Jang Chang Ha, Ko Pyong Hyon, Ryu Sang Hun, Kim Chol Won e Kim Yong Hwan.

Membros suplentes do CC do Partido: Kim Yong Su, Jo Yong Chol, Ri Chung Gil, An Kyong Gun, Ri Sun Chol, Kim Kwang Jin, Paek Min Gwang, Jong Song Gil, Ok Chang Guk, Kuk Myong Ho, Ri Sang Do, Kim Kyong Jun, Jong Mu Rim, Kim Yong Chun, Pak Myong Ho, Kim Chol Nam, Choe Kyong Nam, Kim Jong Su, Ri Kyong Il e Kim Jong Gil.

Membros do Bureau Político do CC do Partido: Jo Chun Ryong, Pak Jong Chon e Jon Hyon Chol.

Membro suplente do Bureau Político do CC do Partido: Kim Chol Sam.

Secretários do CC do Partido: Pak Jong Chon, Jo Chun Ryong e Jon Hyon Chol.

Pak Jong Chon foi eleito como vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido.

Kim Chol Sam se tornou vice-presidente da Comissão Revisora Central do Partido e Choe Jun Ho e Kim Chol Won se tornaram seus membros.

Chefes de departamento do CC do Partido nomeados na Sessão Plenária: Kim Jae Ryong, Jon Hyon Chol, Ju Chang Il, Kim Chol Sam e Ju Chol Gyu.

Kim Yong Hwan e Pak Song Chol foram nomeados como secretários responsáveis dos comitês partidários na província de Hamgyong do Norte e a de Phyong-an do Norte, respectivamente.

Foram substituídos alguns quadros dos órgãos governamentais e em cargos importantes.

Ri Chol Man foi nomeado como vice-premier e presidente do Comitê de Agricultura, Kim Myong Hun como vice-premier, Kim Kyong Jun como Ministro da Proteção Territorial e Ambiental, Kuk Myong Ho como Ministro das Ferrovias, Jong Mu Rim como Ministro da Saúde Pública, Ri Sang Do como Ministro da Indústria Extrativa, Ri Chung Gil como presidente do Comitê Estatal de Ciências e Tecnologias, Kim Chol Won como presidente da Procuradoria Central, Jon Il Ho como reitor-geral da Academia de Defesa Nacional Kim Jong Un, e Ko Pyong Hyon como presidente do Segundo Comitê de Economia.

Tiveram lugar em dois dias as sessões de estudo e consulta por comissões para estabelecer o plano de cumprimento correto e estrito das tarefas de luta do Ano Novo, atendendo à ideia e espírito do discurso programático de conclusão pronunciado pelo Secretário Geral.

Os membros do Bureau Político do CC do Partido lideraram as consultas das comissões em que se debateram de maneira empreendedora os assuntos para consolidar, ampliar e desenvolver os sucessos de luta de 2023 em prol da implementação da resolução do Ⅷ Congresso do Partido e apresentaram neste curso as opiniões inovadoras e construtivas.

Foi convocada no dia 30 a 18ª reunião do Bureau Político do Ⅷ Período do CC do PTC.

O Bureau Político do CC do Partido decidiu submeter à consideração da sessão plenária o projeto de resolução complementado após examinar as opiniões recolhidas nas consultas por comissões.

Igualmente, decidiu revisar o estado de trabalho do grupo de deliberação da execução dos orçamentos estatais de 2023 e o projeto dos mesmos de 2024 e informar seu resultado ao Pleno.

Considerando que o importante para garantir a tendência de crescimento econômico geral mantendo com firmeza os sucessos alcançados em 2023 está em seguir canalizando as forças no ano novo também às 12 metas de importância chave para o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida populacional, o Bureau Político do CC do Partido proporá à Sessão Plenária os objetivos importantes.

Na sessão plenária, o premier Kim Tok Hun informou o resultado da reunião do Bureau Político do CC do Partido.

O evento aprovou por unanimidade a resolução intitulada “Para cumprir cabalmente as tarefas para 2024 do Plano Quinquenal apresentado pelo Ⅷ Congresso do Partido”.

Após deliberar finalmente o estado de execução dos orçamentos estatais de 2023 e o projeto dos mesmos de 2024, autorizou apresentá-lo ante o Ⅹ período de sessões da ⅩⅣ Legislatura da Assembleia Popular Suprema.

O Secretário-Geral assinalou que esta Sessão Plenária histórica de dezembro decidiu o rumo de luta de 2024 assumindo uma atitude mais séria no conveniente às exigências da revolução e a situação objetiva e subjetiva e adotou as resoluções correspondentes. Afirmou que, desta maneira, preparou-se uma poderosa arma de luta para dar o rumo firme ao período de desenvolvimento integral do socialismo ao estilo coreano e obter maiores sucessos com o auge constante da revolução.

Lutar com maior dinamismo pela conquista da meta de luta apresentada pelo Ⅷ Congresso do PTC unindo-se com o patriotismo – esta é a ideia e espírito essenciais desta Sessão Plenária — disse e continuou:

Seguros da força e causa próprias, devemos ampliar em 2024 a honra deste ano em que obtivemos junto com o grande povo as valiosas vitórias e sucessos sem precedentes dando provas da coragem e empenho multiplicados.

Serão vencidas as múltiplas provas e dificuldades e avançará a um ritmo acelerado nossa causa aspirante às metas e ideais ambiciosos quando todas as organizações partidárias e funcionários cumprirem bem com sua sagrada missão e dever assumidos perante o Estado e o povo mantendo a unidade compacta em torno ao CC do PTC.

Em representação do CC do PTC, o Secretário-Geral jurou solenemente ser sempre fiel à ideia e causa revolucionárias do Presidente Kim Il Sung e o Dirigente Kim Jong Il e manifestou a segurança de que se porá em prática e dará frutos orgulhosos o elevado entusiasmo de todos os participantes a ponto de empreender a nova luta de 2024.

A Sessão Plenária de dezembro de 2023 do CC do PTC terminou exitosamente seu debate histórico e responsável em um ambiente marcado pela elevada consciência política e entusiasmo de todos os participantes por manifestar a todo o mundo o caráter invencível da revolução coreana, que avança com grandes aspirações e ideais, e conduzir vigorosamente a execução exitosa do programa de luta do Partido.

Os membros do órgão de direção central do Partido, que iniciarão a importante luta para preparar a garantia definitiva de cumprimento do Plano Quinquenal, tomaram a firme decisão de cumprir sua missão responsável, atribuída pelo Partido e pelo povo, ao procurar sem falta durante o Ⅷ Período a base e o ambiente mais favoráveis para consolidar e promover a conjuntura de desenvolvimento integral da construção socialista, em fiel acato à orientação do Secretário-Geral.

A Ⅸ Sessão Plenária do Ⅷ Período do CC do PTC, que brilhará junto com 2023, ano de grandes vitórias, ficará registrado para sempre na história de nosso Partido como um evento político de grande significado que centuplicou a convicção e o otimismo sobre a veracidade de nossa ideia e causa, verificada através dos testes e milagres, e seu futuro promissor manifestando plenamente o aspecto impetuoso de nosso Estado.

Em vídeo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *