Coreia do NorteEconomiaPolítica

Ata da 19ª reunião ampliada do Bureau Político do Ⅷ CC do Partido

Pyongyang, 25 de janeiro (ACNC) — A “política de 20×10 para o desenvolvimento local”, declarada em prol do bem-estar do povo pelo Partido do Trabalho da Coreia, verdadeiro partido do povo que considera como seu estilo partidário revolucionário e inalterável modo de existência o ideal de Iminwichon (considerar o povo como o céu) e a dedicação ao povo, produz grandes repercussões anunciando aos habitantes de todo o país o panorama encorajador da pátria, onde se criarão nova civilização e vida do socialismo, e as grandes mudanças sem precedentes.

A estratégia de desenvolvimento da indústria local tornará realidade a maravilhosa transformação que é o desenvolvimento simultâneo, equilibrado e vertiginoso de todo o país, que se imaginava geração após geração com convicção e otimismo no longo e árduo caminho de luta.

Constitui a bandeira combativa e o programa revolucionário imperecível da prosperidade integral do Estado que sintetiza o sagrado ideal político, concepção de desenvolvimento e firme espírito de serviço do PTC que considera o riso e a felicidade do povo coreano como símbolo do sistema socialista e critério de avaliação do poderio nacional.

O Comitê Central do PTC convocou uma importante reunião que declara solenemente o programa de execução e a orientação, após buscar seriamente até o presente desde a celebração da 10ª reunião da ⅩⅣ legislatura da Assembleia Popular Suprema, os meios que garantirão o cumprimento incondicional dessa deseja obra secular que o povo aguarda de braços abertos.

Teve lugar nos dias 23 e 24 de janeiro a 19ª reunião ampliada do Bureau Político do Ⅷ Período do Comitê Central do PTC com o objetivo de determinar e indicar o marco transcendental do desenvolvimento da indústria local.

Participou na ocasião o Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un.

Quando ele chegou na tribuna, todos os participantes deram efusivas vivas rendendo máxima homenagem ao Secretário-Geral, grande precursor e criador da civilização socialista que, com suas profundas atividades teórico-ideológicas e trabalho abnegado diuturno, adianta com segurança o futuro da potência próspera onde se realizam geralmente o sonho e ideal do povo.

Na ocasião estiveram presentes os membros do Presidium do BP do CC do PTC e os outros e suplentes do BP do CC do PTC e, na qualidade de observador, os funcionários dos departamentos correspondentes do CC do PTC, os secretários responsáveis dos comitês do PTC nas províncias, cidades e condados e os presidentes de seus comitês populares, os chefes do departamento de organização dos comitês partidários provinciais, os funcionários do ramo de design das províncias e dos ministérios e órgãos centrais vinculados à construção de fábricas de indústria local como o Conselho de Ministros e o Comitê Estatal de Planejamento e os altos comandantes do Exército Popular da Coreia.

Por encargo do BP do CC do PTC, o Secretário-Geral presidiu a reunião.

Na 10ª reunião da ⅩⅣ Legislatura da Assembleia Popular Suprema, o PTC e o governo da RPDC definiram como importante política estatal o assunto de remodelar as fábricas de indústria local de todas as cidades e condados do país e expuseram o projeto de impulsioná-la com energia denominando-o como “política de 20×10 para o desenvolvimento local” do Partido — recordou o Secretário-Geral e continuou:

No primeiro cursilho de secretários responsáveis dos comitês partidários nas cidades e condados, realizado há agora 3 anos, ou seja, em março de 2021, instruí a criação de experiências modernizando primeiro como modelo as fábricas de indústria local do condado de Kimhwa, após definir o tamanho deste trabalho de acordo com as condições reais de cada condado e normalizando sua operação de acordo com as condições próprias do condado local e examinar sua eficiência, rentabilidade e possibilidades para construir novamente modernas fábricas de indústria local em todas as cidades e condados do país. Esta orientação consiste em promover, assim, a melhoria da vida material e cultural básica dos habitantes locais, garantir seus direitos e interesses e dar início a um novo tempo de desenvolvimento local.

Como apresentei brevemente também no discurso de orientação política na reunião da Assembleia Popular Suprema, realizada em 15 de janeiro, o condado de Kimhwa se beneficia muito realmente das fábricas de indústria local, fato que nos deu uma clara concepção sobre a possibilidade de desenvolvimento da vida material e cultural de todas as cidades, condados e localidades do país.

Diante da situação econômica do país e dessa enorme tarefa, alguns departamentos de direção política do Partido e órgãos econômicos saíam com palavras, incapaz de buscar a possibilidade real e revolucionária, e até na recente Sessão Plenária partidária assumiram uma atitude passiva planejando edificar as plantas de indústria local apenas em algumas cidades e condados com condições favoráveis e, no caso dos demais, limitar-se ao impulso dos preparativos necessários.

Para enfatizar novamente, devemos reconhecer sem objeção nem subterfúgio que não se pode nunca cumprir corretamente a política do Partido sobre o desenvolvimento econômico, consistente em diminuir as diferenças entre a cidade e o campo e desenvolver a economia local, nem alcançar uma mudança evidente na vida populacional, se ficarmos inativos, apenas com palavras, sem tomar uma decisão revolucionária nem ter a coragem, cativados pelas desfavoráveis condições subjetivas e objetivas.

No momento atual, é preciso estabelecer uma estratégia revolucionária, tomar as medidas em todos os domínios para desenvolver a indústria local de maneira geral e equilibrada preparando e aproveitando com máxima eficiência os recursos econômicos e as fontes de matérias-primas das cidades e condados e impulsionar o crescimento multilateral ao fomentar o desenvolvimento típico da economia de cada localidade, ampliar a dimensão de investimentos para o respeito e criar a corrente de emulação. Eis aqui a tarefa atual muito premente para levar a um patamar mais alto o nível de vida material e cultural da população local e a opção e decisão muito importantes, responsáveis e oportunas também em vista das perspectivas da política de desenvolvimento local socialista do PTC.

O fornecimento deficiente aos habitantes locais até dos artigos de primeira necessidade como condimentos, alimentos e produtos de consumo se apresenta hoje para o nosso Partido e governo como um sério problema político que não se pode desatender em nenhum caso.

A “política de 20×10 para o desenvolvimento local” de nosso Partido, declarada como orientação política na recente sessão da Assembleia Popular Suprema com base no reconhecimento de tal realidade, não se trata de um ideal verbal de antes nem de uma propaganda, mas a linha de grande mudança que se decidiu resolutamente a partir da garantia de cumprimento planejado, e outra revolução gigantesca para trazer uma mudança radical na concepção de nossos habitantes, bem como a obra ansiada do século.

Com o desejo ou esforço passageiros, não se pode realizá-la corretamente. Para cumpri-la, é necessário estabelecer com minúcia e ousadia uma orientação científica de luta, métodos corretos e medidas concretas e colocá-los em prática com ações revolucionárias.

Atualmente, a economia local em geral se encontra no estado deplorável de não dispor nem das condições básicas e existem sérios desequilíbrios e muitas diferenças no ambiente geográfico, potencialidades econômicas e ambiente de vida de cada localidade.

Por isso, é preciso traçar planos e projetos concretos com possibilidades de cumprimento e colocá-los corretamente em prática um após o outro com uma conta científica, o que trará uma mudança real que permitirá levar a uma etapa superior em escala nacional o nível de vida material e cultural básica da população de cada região.

A partir das demandas da conjuntura de virada para propiciar o tempo de desenvolvimento geral do socialismo, tivemos uma compreensão profunda da importância e perentoriedade da construção do novo campo ideal do socialismo e estamos conseguindo com uma luta de grandes proporções a grande mudança pela prosperidade rural que já foi disposta.

Nestas condições, não é nada fácil, como falar da boca pra fora, impulsionar estritamente ao mesmo tempo essa obra de outra frente e nova etapa da revolução gigantesca, que é o desenvolvimento integral da indústria local.

Entretanto, estou decidido a fazê-lo.

A passividade não faz parte do nosso gênio.

Será possível fazê-lo? Sim, podemos fazê-lo sem falta e iremos fazer. Temos que fazer.

Responderei, mesmo que um pouco, à esperança do povo ao produzir a todo custo a mudança substancial para o desenvolvimento da indústria local.

Acelerar a construção de uma sociedade civilizada onde tudo se desenvolve ao mesmo tempo ao reduzir em todas as esferas as diferenças entre a cidade e o campo e entre o centro e as localidades e, em particular, prestar a atenção primordial a fomentar o bem-estar dos habitantes locais, proteger seus direitos e interesses e melhorar o ambiente de vida das localidades e zonas rurais – este é o princípio importante a ser mantido na época atual pelo nosso Partido e sua tarefa de luta política a ser cumprida sem falta para propiciar a era de desenvolvimento integral do socialismo.

Como apontei no discurso de orientação política proferido recentemente, não devemos esperar de braços cruzados a melhoria da situação e condições, mas buscar muitos mais trabalhos para cumprir nossa missão natural pelo bem de nosso povo, elaborar novas políticas assumindo voluntariamente a alta responsabilidade e esforçar-nos com plena confiança por sua implementação.

Por isso, convocamos a reunião ampliada do Bureau Político do CC do PTC a fim de discutir e determinar os problemas referentes ao cumprimento da “política de 20×10 para o desenvolvimento local” — disse o estimado camarada Kim Jong Un e apresentou os itens a debater nesta ocasião.

Na reunião, foi abordado como item principal o tema de impulsionar energicamente a “política de 20×10 para o desenvolvimento local” do PTC e foram apresentadas as medidas a serem tomadas para a conclusão rápida da construção de estabelecimentos importantes, que se promove em virtude da política, e o desenvolvimento independente das províncias, cidades e condados.

O secretário do CC do PTC, Kim Jae Ryong, apresentou o relatório sobre a item principal.

A “política de 20×10 para o desenvolvimento local”, que abrirá a fase de mudança transcendental na trajetória de luta pela prosperidade e desenvolvimento do nosso Estado e o fomento do bem-estar do povo, é o grande programa estratégico sobre o desenvolvimento da indústria local do caráter mais revolucionário, declarado com solenidade como política estatal pelo Secretário-Geral, após definir o rumo político com muito esforço e meditação para a melhoria da vida dos habitantes locais e determinar em todos os aspectos até a possibilidade de sua implementação após passar a etapa de acumulação de experiências — recordou.

Referiu-se ao curso de declaração a todo o mundo dessa política pelo Secretário-Geral.

Foi possível forjar com maior segurança a era de desenvolvimento integral em prol da prosperidade estatal graças ao estabelecimento de nova política de desenvolvimento da indústria local que é a tarefa premente para o PTC e o governo da RPDC, a ser cumprida com muito trabalho concedendo maior prioridade, e a revolução gigantesca para tornar realidade o anseio dos habitantes locais — disse.

Embora olhemos retrospectivamente para a história do PTC de quase 80 anos e a da RPDC de 75 anos, não podemos encontrar uma política tão revolucionária, popular e original em seu caráter, dimensão e profundidade como a nova de desenvolvimento de indústria local — acrescentou.

Enfatizou a justeza desta política e sua importância chave para alcançar a prosperidade geral do Estado, precisando que ela reflete a firme decisão e vontade do Secretário-Geral que deseja melhorar rapidamente a vida material e cultural da população local, incluindo os moradores do campo que viverão em modernas moradias rurais graças ao cumprimento do programa de revolução rural da nova época, ao remodelar completamente nos próximos 10 anos todas as fábricas de indústria local do país.

A execução perfeita de cada ano das obras para a implementação da “política de 20×10 para o desenvolvimento local” significa a bandeira revolucionária que permite manter de modo correto a rota de desenvolvimento estatal em qualquer situação e a arma de triunfo que fará possível alcançar sem falta a meta proposta ao focar em um ponto de foco o fervor patriótico de todo o povo — assinalou.

Assim escreverá a crônica orgulhosa de virada revolucionária na história da RPDC como a força motriz capaz de impulsionar mais rápido e dinâmico a prosperidade e desenvolvimento do nosso Estado e o fomento de bem-estar do povo — afirmou.

Em seguida, intervieram o secretário responsável do Comitê do PTC na província de Hwanghae do Norte, Pak Chang Ho, o presidente do Comitê Popular do Condado de Unsan, Jang Myong Un, o secretário responsável do comitê partidário no condado de Kimhwa, Kim Myong Chol, o vice-premier e presidente do Comitê Estatal de Planejamento, Pak Jong Gun, o primeiro subchefe de departamento do CC do PTC, Ri Hi Yong, e os secretários do CC do PTC, Pak Jong Chon e Ri Il Hwan.

Manifestando o apoio e consentimento plenos à aprovação como uma resolução do BP do CC do PTC o plano de implementação da “política de 20×10 para o desenvolvimento local” de caráter mais revolucionário, popular e original que sintetiza o forte espírito de serviço ao povo do Secretário-Geral, grande revolucionário, e sua vontade resoluta, tomaram a decisão de cumprir suas responsabilidades à frente da causa sagrada para converter a linha revolucionária do CC do PTC em uma realidade maravilhosa.

O BP do CC do PTC organizou as reuniões de estudo e consulta por comissões a fim de remediar os problemas de trabalho econômico surgidos no cumprimento da política referida.

O estimado camarada Kim Jong Un deu valiosas instruções sobre o rumo de celebração dessas reuniões.

Disse que todos os participantes devem examinar em detalhes tais problemas surgidos no cumprimento da política em questão para orientá-los a que esta obra importante dê um resultado substancial.

Instruiu aprofundar o estudo e consulta dando enfoque a tomar as medidas detalhadas e minuciosas sobre estes assuntos; definir corretamente a ordem dos condados no princípio de garantir o caráter planejado, concentrado e perspectivo, dado que se construirão ao ano as fábricas de indústria local em dois condados por cada província; guardar-se da uniformidade e fixar corretos índices produtivos segundo as potencialidades econômicas e especialidade das cidades e condados correspondentes e sua extensão geográfica e população; formar com previsão os técnicos e operários qualificados necessários à administração das plantas; organizar a equipe de construção e estabelecer um ordenado sistema de trabalho.

Segundo o rumo de debate indicado pelo Secretário-Geral, a reunião ampliada do BP realizou em dois dias as sessões de estudo e consulta por comissões.

Os membros do BP do CC do Partido dirigiram estas reuniões.

Foram refletidas suficientemente no projeto de resolução as propostas racionais e realizáveis e as opiniões inovadoras e aspirantes ao desenvolvimento propostas nessas sessões.

O secretário de organização do Comitê Central do PTC, Jo Yong Won, apresentou ao BP o projeto de resolução completado.

Por proposta do Secretário-Geral, concedeu-se o direito a voto também aos membros suplentes do BP do CC do Partido e todos os observadores.

Ficou aprovada por unanimidade a resolução que exige impulsionar com energia a política do Partido sobre o desenvolvimento da indústria local.

O secretário do CC do Partido, Pak Jong Chon, deu leitura à ordem do Presidente da Comissão Militar Central do PTC “Para mobilizar as unidades do Exército Popular na luta por cumprir a resolução da 19ª reunião ampliada do Bureau Político do Ⅷ período do Comitê Central do Partido que exige produzir revolução na indústria local”.

O Secretário-Geral assinou a ordem e a entregou pessoalmente ao chefe do Estado-Maior-Geral do Exército Popular da Coreia.

Na ocasião se discutiram e se resolveram como próximos itens da agenda as importantes medidas partidárias para culminar as obras principais, que se promovem como política para fomentar o bem-estar do povo, e se tomaram as medidas de trabalho para garantir de maneira sustentável o desenvolvimento independente e flexível das províncias, cidades e condados.

O Secretário-Geral proferiu o programático discurso de conclusão “Para dar forte impulso à ‘política de 20×10 para o desenvolvimento local’ do Partido”.

Nesta alocução, avaliou a importância estratégica da reunião ampliada do BP do monte Myohyang expressando grande satisfação de que ela tenha discutido e decidido com seriedade as medidas de execução da dita política, que permitirá lograr no futuro um progresso evidente e vertiginoso da economia local e dar grande alento à prosperidade integral do Estado, e os problemas para terminar rápido as obras importantes que se impulsionam como política.

Devemos converter sem falhas e de maneira impecável em uma grande mudança as resoluções significativas de hoje com ações ousadas ao fomentar a tradição e temperamento de luta, próprios da revolução coreana, que estão impregnados de inovação e avanço contínuos — disse o Secretário-Geral e ressaltou os assuntos importantes surgidos na execução dos pontos discutidos e decididos na reunião.

Instou os quadros diretivos do Partido e do governo a fazer ressoar os risos de felicidade do povo em todas as partes do território nacional ao cumprir de maneira mais consistente e perfeita a resolução desta reunião, conservando como linha de vida a grande confiança de dezenas de milhões de habitantes.

Exortou-os fervorosamente a lutar vigorosamente com a convicção e coragem centuplicadas pelo novo resultado transformador da grande causa, o desenvolvimento integral do socialismo e o bem-estar do grande povo coreano.

Comoveu muito os participantes o discurso de conclusão que ensina como o PTC deve ser fiel ao grande povo, que vem escrevendo a história mais longa no poder sob o apoio e confiança absolutos das massas populares, e com que sinceridade e capacidade executiva deve trabalhar pelo destino e futuro delas.

Todos os participantes expressaram com aclamações e aplausos estrondosos o apoio e consentimento totais ao discurso de conclusão que expõe o projeto de operações mais científico e a metodologia acertada para cumprir de maneira detalhada e bem-sucedida a enorme tarefa de trazer a mudança secular que converterá todo o país em um paraíso ideal do povo, de acordo com sua qualidade e prestígio de potência.

Quando coroar 2024 como outro ano de grandes mudanças e dar firme continuidade aos próximos 10 anos com sucessos sucessivos de acordo com o espírito principal da reunião ampliada do BP de acelerar ainda mais o desenvolvimento integral do socialismo ao melhorar substancialmente em um estágio mais alto a vida de todo o povo por meio de um forte impulso à revolução da indústria local, o povo coreano poderá demonstrar claramente perante a história e o mundo como são a autoconfiança, a grande tradição da revolução coreana, e o socialismo ao estilo coreano, centrado nas massas populares.

A reunião, realizada sob a grande esperança e atenção dos militantes de todo o Partido e todos os habitantes e oficiais e soldados do Exército Popular, será registrada nos anais como evento político especial que tornou mais evidentes a natureza revolucionária e o caráter popular do PTC, que adota a doutrina de conceder primazia às massas populares como seu programa máximo e princípio de luta, e deixou aberta a via histórica de prosperidade local para cumprir o anseio secular do povo.

A reunião se encerrou ao som d’A Internacional.

Em vídeo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *